Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

domingo, 31 de outubro de 2010

Parceria realiza festa de Halloween em Serra Pelada

O Departamento de Ação Social da Colossus em parceria com a Coomigasp realizaram na noite de sábado (30), a tradicional Festa de Halloween em Serra Pelada. O evento que marca a última edição do “Baile da saudade”, que já se tornou tradição, aconteceu na “Casa do professor”, e foi marcado pela participação das famílias do distrito que dançaram e se divertiram muito ao som de musicas relacionado ao tema. “Já fazia muito tempo que eu não me divertia tanto assim”, comenta Rosilene presidente a AMASP.


Muitos vieram fantasiados de Bruxas e outros personagens relacionados ao tema para participar da bonita festa temática que contou com a presença de diretores da Coomigasp, Colossus, representantes da prefeitura entre outros, e teve início por volta das 19hs, com diversas atividades programadas, como decoração relacionada ao Dia das Bruxas, e uma deliciosa sopa que foi servida a todos os presentes. De acordo com a Coordenadora de Ação Social da Colossus Marli

Ferreira, este evento marca a última edição do ano do já tradicional “Baile da saudade”, ainda segundo ela o tema Halloween, além de divertido desperta na criançada o interesse pela história e trabalhar o imaginário delas.
Confira curiosidades sobre Halloween
A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de Novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de Outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Halloween.
Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário