Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

GARIMPEIROS DA CUTIA PODEM FAZER CONTRATO DE PARCERIA COM A COLOSSUS AINDA ESTE ANO

A Cooperativa Mista dos Garimpeiros da Cutia – COOMIC e a Colossus Geologia e Participações LTDA. Devem realizar um contrato de parceria ainda este ano ou no inicio de janeiro de 2011. A informação foi dada por um executivo da própria Colossus durante o ato do lançamento da pedra fundamental do futuro Centro Administrativo da Coomigasp ocorrido na ultima quarta-feira. Para que isso ocorra o presidente da Cutia, Raimundo Lopes, está apenas esperando receber o alvará de pesquisa requerido junto ao DNPM, cujo pedido já se encontra em analise final. Em maio passado a cooperativa recebeu diretamente das mãos do ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmerman e do diretor geral do Departamento Nacional de Produção Mineral, Miguiel Cedraz, a Permissão de Lavra Garimpeira – PLG, no mesmo dia em que a Coomigasp recebeu a sua Portaria de Lavra na cidade de Curionópolis.
Como a PLG só dar direito a explorar o ouro secundário (aquele que está em cima da terra) e de forma artesanal, Raimundo Lopes com o total apoio da sociedade garimpeira da Cutia resolveu transformar a PLG num Alvará de Pesquisas para que possa lá na frente ter a sua Portaria de Lavra igual a da Coomigasp.
Nos últimos três meses Raimundo Lopes tem se empenhado e tem conseguido em ritmo acelerado grandes avanços no processo de mudança da PLG para alvará de pesquisa. O parecer técnico já foi concluído por uma equipe de geólogos e um engenheiro ambiental contratada pela cooperativa. Toda a documentação já se encontra no DNPM/PA.
O alvará de pesquisa que deve sair neste mês de novembro ou dezembro, permitirá que a Cutia possa realizar os trabalhos de exploração mineral e avaliar a viabilidade técnico-econômica da área. Para que isso ocorra Raimundo Lopes avaliou que a sociedade do garimpo da Cutia terá que buscar uma parceria que possa bancar as sondagens geológicas.
A Colossus que já tem uma parceria com a Coomigasp desde 2007 e que ora está implantando a mina de Serra Pelada, anunciou que topa fazer a parceria com a Coomic para a exploração do ouro primário na área de 633,33 hectares que pertence a Cutia. Uma área rica em minério com muitos furos já sondados pela Vale e que está fora do alcance de ser explorada pelos garimpeiros da Cutia se não for através de uma parceria. A proposta de parceria entre Cutia e Colossus esta cada vez mais próxima de acontecer. Quem irá mesmo decidir, se é isso que todos querem é a sociedade. Mais uma vez, Raimundo está de parabéns
Fonte: Agasp Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário