Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sábado, 30 de outubro de 2010

Implantação do projeto promove alta no comercio local

O comercio de Curionópolis, que já viveu dias de baixar as portas por falta de movimento, hoje alarga suas atividades e conta com saldo positivo, depois do início da implantação do Projeto Serra Pelada, da parceria Coomigasp/Colossus que além de gerar inúmeros empregos, utilizando a mão-de-obra local, vem estimulando comerciantes e autônomos a incrementar seus estabelecimentos para atender as demandas e evitar que empresas de outras localidades tirem a vez de quem já esperou longos anos por esta temporada.

A fonte das informações com saldo positivo parte da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Curionópolis e se confirma a partir de depoimentos dos próprios comerciantes que felizes fazem questão de falar sobre o crescimento econômico no município e em suas empresas.

Os números da entidade refletem o processo de reação do comércio. Adalto Santos, presidente da Associação Comercial, recorre ao seu banco de dados e diz que em 2008 a ACIC tinha apenas 37 empresas associadas. Já em 2010 esse número subiu para 90, uma alta de 145%, total comemorado pelo presidente da entidade. Adalto Santos lembra ainda que o índice de inadimplência dos sócios que chegou a 50%, hoje não passa dos 10%. “Neste período de 2008 a 2010, o índice de crescimento tem sido bastante satisfatório. A cada dia novos comerciantes procuram se cadastrar. Nos últimos 90 dias, 10 novas empresas se associaram na ACIC”, comemora o presidente afirmando que os novos sócios apresentam características de quem se prepara para atender a demanda nesta etapa da implantação do projeto de mineração.

A ACIC destaca algumas atividades com maior índice de crescimento como; autopeças, hotelaria, restaurantes e postos de combustíveis e acrescenta: “Esperamos um movimento bem maior por volta dos meses de novembro de dezembro, período em que as lojas de roupas, calçados e utensílios domésticos já terão feito reposição de seus estoques para atender sua clientela no natal”, disse.

A direção da ACIC acredita que só nesse primeiro momento já houve 30% de aumento nas vendas, ressaltando que esse percentual é justificado pelo fluxo nos estabelecimentos voltados para as primeiras atividades descritas acima. Os comerciantes apostam em um natal bem diferente neste final de ano e fazem referencias aos abonos e décimo terceiros que os funcionários receberão. “Posso inclusive afirmar que a parceria Coomigasp/Colossus, já vem dispensando apoio à entidade, apoiando inclusive a Campanha Natalina, que esse ano chega a sua 10ª edição” finalizou Adalto.

Algumas empresas e profissionais liberais comentam a injeção de ânimo que a mineradora está gerando no município. Djair Araújo, empresário do ramo de material de construção comemora o aumento nas vendas com otimismo de quem acredita ter ultrapassado os 35%. “Com a implantação do Projeto de Mineração, a comunidade tem construído mais e com isso minhas vendas cresceram e o mais importante é que as vendas não se restringem a um determinado material de construção, como por exemplo, cimento ou tijolo. Estamos vendendo de tudo, com isso há um crescimento considerável no nosso faturamento” disse o empresário.

Outro setor que confirma as informações do presidente da ACIC é o de hotelaria. Reinaldo Ferreira da Silva, gerente de um hotel na cidade garante que pelo menos três vezes na semana o hotel em que trabalha fica completamente lotado. “Tem faltado apartamentos e quartos para atender nossos clientes. Pessoas de diversas regiões e atividades procuram hospedagem e nem sempre conseguimos atender por conta da superlotação”, disse o gerente.

Hidelbrando da Silva, gerente de loja de autopeças, afirma que a direção da empresa na qual trabalha, percebeu a demanda na linha de suprimentos e parafusos, com isso decidiu montar uma filial em Curionópolis: “Temos um percentual de venda interessante desde que chegamos, mas nos últimos três meses percebemos que o movimento melhorou e já estamos estudando uma forma de aumentar os suprimentos em nosso depósito para não faltar produtos aos nosso clientes”, afirmou Hildebrando.


Outro depoimento importante é o de Helena Maria, proprietária de uma banca que vende refeições. Helena viveu os dois momentos marcantes na história da cidade, o auge do ouro e a decadência da economia local: “Por meados de 80 eu vendia café da manhã às margens da PA-275, e não dava conta de atender, posteriormente, com o fim do garimpo já trabalhando com refeição houve tempos de não ter condições de manter a casa, pois quase não vendia nada” lamentou. Com a retomada da mineração em Serra Pelada Helena vê a esperança renovada e agora com os pés no chão, espera que as melhorias continuem e finaliza dizendo que em vésperas e realizações de assembléias suas vendas têm um crescimento considerável.
Fonte: Agência Bateia

Nenhum comentário:

Postar um comentário