Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SPCDM comemora dia da criança na comunidade garimpeira

Aproximadamente dois mil baixinhos participaram ativamente da festa da criança em Serra Pelada nesta segunda feira,11. As comemorações iniciaram por volta das 16:00hs e tiveram seu encerramento às 20:00hs. O tempo foi suficiente para que todos os filhos e netos de garimpeiros, com faixa etária entre 0 a 12 anos recebesse presentes e atenção especial da coordenação da Parceria Colossus/Coomigasp. Houve participação ativa da Prefeitura Municipal através de seus servidores, que não mediram esforços para fazer cada criança ali muito feliz
Uma turminha convidada pela Colossus agradou muito a garotada; A Turma da Mônica, acompanhada de outras personalidades, tais como; personagens da Disney, do Sítio do Pica-Pau amarelo, o Zorro, Pica-pau, Chiquinha (da turma do chaves), a família Flinston’s e outros nomes da literatura infantil.
As comemorações foram recheadas de brincadeiras que agradaram a criançada, além de interagir com a comunidade local,que compareceu em grande número.
O motivo da festa, foi além de comemorar o Dia da Criança. O evento realizado na comunidade, segue o roteiro de projetos sociais importantes a serem desenvolvidos na Vila Garimpeira pela Colossus e sua parceira Coomigasp. Dentro do Projeto Social da parceria já foram realizados vários outros de relevante importância, que vem mudando a qualidade de vida das famílias ali residentes e trazendo uma mentalidade nova, formando assim uma cultura de valores entre os diversos públicos a serem alcançados pelo projeto.
Para a coordenadora Marly Ferreira, o importante não é apenas fazer movimento na comunidade, mas agregar valores que levem as famílias garimpeiras a ver e valorizar a vida com os elementos que os cercam no dia-a-dia, para isto a coordenação de eventos dentro do Projeto tem elaborado ações voltadas para todas as faixas etárias.
Só este ano além de projetos sociais que levaram saúde, educação e lazer à comunidade, a parceria já realizou vários outros eventos, que tem contado com participação maciça da comunidade que já gosta de exercer o voluntariado juntamente com a coordenação de eventos.
Um dos projetos sociais que deve envolver de forma construtiva as crianças daquela localidade, é uma fábrica de brinquedos voltada para ensinar as crianças a fabricarem seus próprios brinquedos com metodologia educativa e divertida.
O que antes preocupava as famílias e autoridades de um modo geral, eram os finais de semana, vasios de cultura e recheados de bailes e atividades ilícitas, que envolviam desde a juventude até as crianças, levando-as ao uso de drogas e prática da prostituição infantil.
Para evitar envolvimento de jovens e crianças com atividades ilícitas, o projeto vem realizando para este público todos os sábados; campeonatos de futebol com jogos interescolares; bailes temáticos para jovens e adultos respectivamente e doações de equipamentos para escolas.
A coordenação tem um plano de trabalho que vem sendo seguido e o ponto alto são as oficinas que acontecem todos os finais de semana, inserindo esportes, teatro, cinema e outras atividades culturais, importantes para a formação da cultura local.
Fonte: Agência Bateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário