Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Garimpeiros aprovaram por unanimidade o 4º aditivo exigido pelo MME

Cerca de 10 mil garimpeiros aprovaram ontem pela manhã em assembléia geral extraordinária o Termo de Compromisso, feito entre Coomigasp, Colossus que se comprometem que não haverá qualquer possibilidade de diluição da participação dos garimpeiros na Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral – SPCDM, assegurada em 25% livre até a completa implantação da mina e o encerramento de suas operações. Essa foi uma das exigências feitas pelo Ministério de Minas e Energia para a validação da Portaria de Lavra emitida em maio passado em favor da Coomigasp pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. Com a aprovação do Termo de Compromisso através do 4º Aditivo a cooperativa cumpre totalmente as exigências do governo federal cujo ato torna valida em caráter definitivo a sua Portaria de Lavra.

Nunca ninguém viu tanta gente em Curionópolis em um dia de quarta-feira. Os garimpeiros começaram a chegar na cidade no dia anterior a AGE, oriundos de vários parte do País. Às 9 horas o pátio da Escola Almir Gabriel e a área externa do colégio já estavam totalmente ocupados por mais de 10 mil pessoas que atenderam a convocação feita pela Coomigasp para sacramentar o ultimo e mais importante ato da cooperativa.

Antes, às 8 horas, o presidente Gessé Simão fez o lançamento da pedra fundamental em uma área de 11.615 metros quadrados onde será construída as futuras instalações do grande Centro Administrativo da Coomigasp. Cercado por milhares de garimpeiros e acompanhado por presidentes de entidades e autoridades do município de Curionópolis, alem de dirigentes da Colossus. Gessé fez o hasteamento das bandeiras e falou sobre a importância do grande momento que passa a Coomigasp. “Agora é o momento de prepararmos a nossa cooperativa para o grande momento que se aproxima com a produção do ouro da mina de Serra Pelada”, disse.

O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte ressaltou que a construção do Centro Administrativo da Coomigasp é o marco de um novo tempo que já começa a ser vivido pelo povo garimpeiro. Na assembléia o clima era de festa e aprovação da pauta encaminha em discussão. Os garimpeiros compreenderam da importância da aprovação do termo de compromisso firmado por diversos órgãos do governo federal, assinado pelo ministro de Minas e Energia, Macio Zimermmann no dia 4 maio do corrente ano.

Um dia antes da realização da assembléia um pequeno grupo de insatisfeito de Serra Pelada que são contrários a implantação do projeto, tentou impedir a reunião induzindo mais uma vez ao erro o Ministério Publico Federal. Eles alegaram a justiça que o edital de convocação da assembléia estava fora do prazo estabelecido por seu Estatuto. A Coomigasp provou que o edital foi publicado dentro do prazo legal o que fez com que a realização da assembléia fosse mantida.

Ao final os milhares de garimpeiros com suas carteiras nas mãos votaram de forma unida pela aprovação do 4º Aditivo. “Foi uma das melhores assembléias realizadas pela Coomigasp até hoje”. Afirma o presidente Gessé.

Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário