Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sábado, 6 de novembro de 2010

Maquinas a caminho de serra pelada

As maquinas mineradoras contínuas tipo “Road header” que partiram esta manhã de Araguaína/Tocantins, estão sendo esperadas com grande ansiedade pela eufórica população de Serra Pelada.
As carretas carregando os dois gigantescos “tatus de túneis” que irão fazer a cava de 400 metros de profundidade da mina de Serra Pelada, está percorrendo os últimos quilômetros em direção a Serra Pelada, há uma velocidade média de 40 km/h. As carretas que saíram na última segunda-feira do Porto de Vitoria no Espírito Santo só podem trafegar durante o dia em decorrência do grande volume de suas cargas. Dois batedores acompanham o trajeto.
A Coomigasp, parceria da Colossus, mandou comprar muitas caixas de fogos de artifício para anunciar a chegada do progresso e os bons tempos que serão vividos pelos seus moradores daqui para frente. E tem razão para tanta comemoração. Serra Pelada, depois do fechamento do garimpo em 1992, mergulhou em uma realidade de descaso e sofrimento. Foram dias difíceis.
Os políticos só lembravam-se da pequena e maltratada Vila em épocas de eleição. Fora isso, as mais de 6 mil famílias da Serra eram esquecidas. Mesmo para uma parte da elite Curionoplense, Serra Pelada era sinônimo de terra sem lei e reduto de bandoleiros. Mas a luta e o sonho de um povo calaram os que falavam contra os guardiões da mina. O povo garimpeiro deu a volta por cima. O fruto dessa insistência agora gera renda e emprego em um município que a curto prazo estará no mesmo patamar da vizinha Parauapebas e a médio prazo melhor que Marabá. Cerca de 220 empregos já estão ocupados por moradores da Vila e por moradores de Curionópolis.
Até junho, o numero de vagas crescerá para 500 e quando começar a produção do ouro em novembro do próximo ano, a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral irá gerar cerca de 3 mil empregos diretos. Isso é mais do que emprega hoje juntos a Prefeitura de Curionópolis com todo o comercio da cidade.
ASCOM Coomigasp/Agasp Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário