Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Serra Pelada agora conta com coleta de lixo domiciliar

Uma empresa socialmente responsável tem o respeito e a preocupação com a qualidade de vida e com o meio ambiente dos locais onde se instalam. A comunidade local de Serra Pelada, onde está sendo implantado o projeto de exploração de minério pela empresa Colossus em parceria com a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada – COOMIGASP, vem observando e aprovando as melhorias ambientais realizadas com o objetivo de diminuir os possíveis impactos de suas atividades naquela comunidade.
Para controlar os problemas da poluição causada pelo lixo nas ruas da vila e nas que dão acesso ao escritório da Colossus, foi doada pela Prefeitura Municipal de Curionópolis, uma área para a construção de um aterro sanitário para o depósito seguro desse lixo. A coleta domiciliar nas ruas de Serra Pelada foi iniciada e cada bairro agora terá coleta de lixo uma vez por semana, conforme um roteiro de coleta distribuído a todos os moradores.
Além da coleta domiciliar, diversas placas de conscientização ambiental foram distribuídas dentro da área do projeto e nas ruas da vila, além de coletores seletivos que estão sendo apoiados em campanhas para correta utilização dos mesmos que se estenderá a escolas de Serra Pelada levando educação ambiental na formação dos alunos.
Máquinas trabalham na limpeza das ruas, retirando o lixo e levando para o aterro construído, trazendo melhor qualidade de vida aos moradores das proximidades que apóiam a iniciativa e ajudam a manter o local limpo. Uma área para descartar terra retirada de estradas e morros foi demarcada e a vegetação é cautelosamente poupada, a fim de evitar a retirada sem necessidade de árvores de médio e grande porte. Para diminuir o nível de poeira e preservar a saúde e o bem estar dos moradores, caminhões pipa estão atendendo as vias de acesso à Curionópolis, vias internas da vila e o canteiro de obras.
Segundo a Técnica de Meio Ambiente da Colossus, Euzenir Porto, todas as ações para desenvolver melhorias ambientais em Serra Pelada visam minimizar os impactos ao meio ambiente e a comunidade local. “ Queremos ser agentes de uma nova cultura e de mudança social, ajudando a construir um lugar onde as pessoas e o meio ambiente sejam respeitados, uma nova Serra Pelada.

Fonte: ASCOM Colossus

Nenhum comentário:

Postar um comentário