
O problema enfrentado pela maioria dos estados brasileiros é que falta trabalhadores capacitados com formação técnica para serem utilizados na frente de trabalho. O problema é nacional. Os governos no Brasil culturalmente não priorizam o ensino técnico e a baixa qualidade de ensino básico dificulta a aprendizagem profissional, sobretudo no Norte e Nordeste do país. A gigantesca Vale que se encontra ha mais tempo na região sudeste paraense conhece essas deficiências. A maioria de seus profissionais migrou para o Pará.
Pelo menos caminho esta seguindo o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada tocado pela Coomigasp/Colossus e os projetos Cristalino e Serra Leste tocados pela Vale. Por hora, no que diz respeito às obras de construção da mina de Serra Pelada, ainda é possível recrutar trabalhadores da própria comunidade. E quando a mina entrar em operação? As pessoas que moram no município podem ficar para traz e fora das mais de 10 mil vagas de empregos que podem ser gerados por esses grandes projetos.
É com essa visão de futuro que a Agasp Brasil tem se empenhado em parceria com os governos estaduais para que os jovens cidadãos dessas comunidades, em especial os filhos dos garimpeiros tenham oportunidades de empregos e a expectativa de viverem uma vida melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário