Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

As poderosas mulheres que ocupam cargos de destaques no projeto Serra Pelada

Em Serra Pelada, o projeto de mineração tocado pela parceria Coomigasp/Colossus, sai na frente valorizando a mão-de-obra feminina que já soma quase 20% das contratações. Chefiadas por Luis Carlos Celaro, engenheirto responsável pela implantaçao da mina, elas representam o poder femenino que cada vez mais ocupa um cenário, que, em decadas passadas, era ocupado por mais de 100 mil homens e onde era proibido a entrada de mulheres.

Em frentes de trabalhos tipicamente masculinas, as mulheres contratadas pela parceria Coomigasp e Colossus atuam em diversas funções; técnicas de segurança no trabalho, meio ambiente, mineração, auxiliares, apontadoras, assistentes sociais, promotoras de eventos, arquitetas entre outras tão importantes neste contexto. Só na comunidade garimpeira quase 40 mulheres foram recrutadas , dentre outras da sede do município e região.

Meirelucia, apontadora, moradora de Serra Pelada, disse estar muito feliz com a implantação do projeto. “A oportunidade veio em boa hora, pois aqui na vila não tínhamos trabalho, quando terminávamos os estudos ficávamos ociosas e agora contamos com inúmeras vagas, para as quais podemos nos candidatar com grande chance de conseguir um bom emprego. Hoje, graças ao projeto garimpeiro, posso mostrar minhas habilidades e ser remunerada pelo meu trabalho,” relata Meire.

Para a gestora ambiental, Amanda Áurea Nascimento, com a execução do projeto surgiu a oportunidade que muitas pessoas estavam esperando, não só da vila como também das regiões circunvizinhas. “Aqui nós temos chance de crescimento profissional”, destaca.

No projeto Serra Pelada, é notório a presença de mulheres inclusive exercendo cargos de chefias, a exemplo de Monalisa Araujo e Tatiane Arouche, ambas técnicas em segurança do trabalho, responsáveis pela fiscalização do uso de equipamentos de segurança de todos os trabalhadores e sinalização de estradas e da área do projeto. São quase 500 funcionários sob a vigilância de Monaliza e Tatiane.
“Meu trabalho está contribuindo para o desenvolvimento do meio ambiente em Serra Pelada e da qualidade de vida das pessoas, isso me deixa satisfeita”, comenta Euzenir Porto. Ela é supervisora de meio ambiente, responsável pelo controle e monitoramento ambiental da área do projeto e entorno.

Na área da saúde, a enfermeira Deurys Crys Rocha coordena o programa de saúde ocupacional na empresa. “Nesse cargo me vejo com uma grande responsabilidade junto ao povo da Serra, pois vemos a cada ação o quanto a comunidade precisa dessas assistências,” afirmou Deurys Crys.

Para Marly Ferreira, coordenadora de projetos sociais e responsável por tudo o que está relacionado a comunidade na área social, trabalhar com uma comunidade carente exige habilidades e renúncias ao mesmo tempo. “É algo muito gratificante. As vezes é cansativo e delicado, mas a recompensa é grande”, explica a coordenadora.

O que antes era algo difícil de imaginar está ficando cada vez mais comum. Izabel Parreira, por exemplo, exerce uma função desafiadora como gerente de mecânica no projeto. Uma mulher como engenheira elétrica, coordenando toda a montagem elétrica de uma usina e das linhas de transmissão, era algo raro, mas é a função de Cristiane Silva. Ela é a gerente de elétrica. “É um desafio muito grande implantar e desenvolver coisas novas, mas isso é o que me motiva”, sustenta.
.
Ciciliane Mendes é a coordenadora de recursos humanos, responsável por todas as contratações enquanto Lívia Damé é a arquiteta que desenvolve todos os projetos de edificação. Já Ana Suzy Rego é a responsável pela assessoria de comunicação do Projeto Serra Pelada.

Para Luiz Carlos Celaro, engenheiro responsável pela implantação da mina, a inclusão da mão-de-obra feminina é algo fundamental em um projeto desta grandeza. “Acredito na capacidade de trabalho das mulheres. As características naturais das mulheres as tornam muito competentes pois conseguem fazer muitas atividades ao mesmo tempo. Exemplo disso, são mulheres bem sucedidas que conseguem alem do trabalho cumprir outras atividades da vida pessoal. Mais do que homens, mulheres conseguem trabalhar sob pressão e um projeto como este, exige alto desempenho”, apontou Celaro.
Fonte: agencia bateia

Nenhum comentário:

Postar um comentário