Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Jornalistas do Pará visitam Serra Pelada

Jornalistas dos mais variados meios de comunicação do Estado do Pará ; jornal impresso, TV, agencias e Blogs, visitaram Serra Pelada. Chegando ao canteiro de obras, os profissionais receberam equipamentos de segurança e foram acompanhados por um assessor da diretoria que detalhou o projeto e respondeu perguntas feitas pelos jornalistas.
Desde o cuidado com a segurança dos trabalhadores na mina, a sustentabilidade do projeto até ao direito do garimpeiro, foram pautas levadas pelos visitantes que foram minunciosamente esclarecidas. Um dos pontos autos do acompanhamento no canteiro de obras foi o momento em que foram apresentados as gigantescas máquinas, conhecidas como “Tatus de Túnel”.
Uma delas já está totalmente montada e pronta para operar, a outra estava sendo descarregada por um gindast e já nesta semana ambas estarão prontas para escavar com agilidade o túnel que alcançará as galerias de ouro a partir de 250 metros de profundidade. Será um avanço de 20 metros por dia chão a dentro e mais três turnos de 50 homens em cada um deles.
Sobre o quesito segurança, quis saber o grupo de visitantes lembrando o recente acidente ocorrido em uma mina no Chile e qual seria os procedimentos adotados em Serra Pelada. Bem diferente do que aconteceu no Chile, a Mina Serra Pelada terá duas saídas de 2 metros de diâmetro cada uma, oferecendo assim segurança tranquila aos que estiverem trabalhando no túnel.
Para oferecer segurança e garantia de que a implantação seja um sucesso as paredes do túnel estão sendo revestidas de bases e pontos de ferro e concreto enquanto o solo exigir, o que será dispensado quando a escavação alcançar o solo rochoso. Os jornalistas saíram satisfeitos com o que viram.
Fonte: Agencia Bateia

Nenhum comentário:

Postar um comentário