Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sábado, 6 de novembro de 2010

Diretores afastados criam problemas para a Cutia

Cleiton Monteiro que ocupava o cargo de diretor-financeiro e Jadiel de Jesus vice-diretor administrativo da Coomic, alem de Elson Lisboa, todos afastados pelo Conselho de Administração por praticas danosas contra os mais de seis mil sócios da Cooperativa da Cutia, estão sendo denunciados na policia por estarem recebendo dinheiro referente a taxas dos incautos associados da região de Belém.
Pela gravidade da ação dos ex-diretores o presidente Raimundo Lopes tomou a iniciativa em fazer a denuncia que irá se transformar num processo judicial para obrigar os mesmo a devolver o dinheiro a quem pagou de forma incorreta e ao mesmo tempo resguardar a cooperativa de futuras cobranças neste sentido. De acordo com Raimundo Lopes o trio vinha lhe pressionado e exigindo o pagamento de altos salários incompatíveis com a receita arrecadada pela cooperativa. “Não cedi as pressões.Por isso eles começaram a fazer um movimento para rachar a diretoria e jogar a Cutia no buraco como estava antes”, afirma Raimundo.


CARTA ABERTA
Raimundo em carta enviada ontem a Agasp Brasil, conta que como presidente preferiu abrir mãos de seus pró-labores para que todo o dinheiro arrecadado fosse empregado na viabilização dos projetos para que a Coomic tivesse a sua PLG – Permissão de Lavra Garimpeira - conseguida em maio passado. Na carta, Raimundinho explica ainda:
“O que adiantava a gente ter uma PLG não mãos que só nos dar o direito a explorar o ouro secundário ( aquele que está em cima da terra) e de forma artesanal e sem a possibilidade de garimpar por falta de recursos? Porque então a gente não lutaria para conseguir um alvará de pesquisa e em seguida uma Portaria de Lavra da mesma forma como conseguiu a Coomigasp e explorar o nosso ouro primário de forma mecanizada?
Foram esses questionamentos feito pelo conjunto da sociedade que me fizeram cair em campo e iniciar uma nova luta a qual teve um resultado positivo. Temos agora um alvará de pesquisa, é fato. Com esse documento nos dar a certeza de que não iremos ficar da mesma forma que estão as outras cooperativas co-irmãs (Coompro, Coomispe, Coompag que tem PLGs) que se quiserem ter um futuro garantido para a sua sociedade terão que fazer o mesmo caminho que fez a Coomigasp e o que está fazendo a Coomic.
Para chegar a isso é necessário muita força de vontade e ter dinheiro para contratar geólogos e engenheiros ambientais e se habilitar com os projetos exigidos pelo DNPM. Arrecadar dinheiro para bancar esses projetos foi a nossa prioridade. A sociedade sabe como está sendo gasto cada centavo que chega as contas da cooperativa.
Recebemos o nosso alvará de pesquisas junto ao DNPM na semana passada. Com esse Alvará em nossas mãos vários grupos estão se apresentando para fazer parceria com a Cutia. A Colossus é um desses grupos que quer fazer a pesquisa geológica em nossa rica área. Estamos trabalhando com responsabilidade para que isso ocorra, mas quem vai mesmo decidir é a sociedade. No mês passado tivemos que reconstruir a sede administrativa da Coomic dando-lhe uma nova aparência equipando-a com um novo imobiliário uma ação aprovadíssima pela sociedade que participou da inauguração.
Quando tudo está caminhando para coroar de êxito e transformar a Coomic numa grande e lucrativa mineradora, elementos gananciosos se articulam para acabar com a Coomic e o sonho dos seus associados. Isso não irei deixar. Por tanto, tomei a iniciativa de primeiro procurar a policia e registrar uma queixa do recebimento criminoso das taxas dos associados que vem sendo realizado por essa turma. Eles terão que devolver na justiça tudo àquilo que vem sendo praticado contra a sociedade. E por fim, quero orientar a cada um dos nossos sócios que não paguem as suas taxas a quem não tem poderes para recebê-las.
Peço ao amigo Toni Duarte que sempre esteve ao lado do povo garimpeiro que publique o meu desabafo através desta “Carta Aberta” e ajude a sociedade da Cutia a vencer esses obstáculos que para mim é apenas um caso de Policia.
Obrigado,
Raimundo Lopes/ Presidente da Coomic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário