Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Delegados e diretores da Coomigasp visitam a nova Serra Pelada

A comitiva chefiada por Gessé Simão e formada por delegados regionais, representantes e diretores da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, aconteceu nesta terça-feira, 07, na Nova Mina Serra Pelada.
Na chegada ao escritório da parceria Coomigasp/Colossus, o engenheiro de mina responsável pelo projeto Luis Carlos Celaro recepcionou pessoalmente os visitantes, orientou sobre os procedimentos de segurança e entregou à cada um os EPI’s – Equipamento de Proteção Individual para garantir uma visita segura ao túnel.
A caminho do túnel o grupo de garimpeiros viu de perto a máquina gigante que garante agilidade na escavação da mina e um posto de saúde e segurança no trabalho, ambos instalados em contêineres na entrada da mina. “Aqui nenhum operário passa sem antes ter uma supervisão geral em seu EPI e condições de trabalho,” explicou Celaro.
Dentro do túnel os membros da Coomigasp ficaram impressionados com a dimensão da obra que já avançou 100 metros dos quase 4.000 que terá quando for concluído. O nível de rebaixamento chegou a 30 metros em uma inclinação permanente variando entre 10% e 15% para proporcionar condições de trafego de caminhões.
Além de conhecer a engenharia da mina, composta por concreto projetado e estrutura metálica os visitantes ainda apreciaram uma das Rod Herders dentro do túnel.
Celaro explicou que para contenção de rejeito um grande lago será construído, o que possibilitará um aproveitamento próximo dos 100% e ao mesmo tempo em que conduzia o grupo o diretor fazia questão de dizer que estava feliz em receber os garimpeiros e os tratou como donos da mina. “É importante deixar bem claro a nossa satisfação em receber os membros da Coomigasp e repassar não apenas em palavras, mas mostrando o avanço de nossas atividades”.
O grupo de delegados e diretores conheceram a área onde já está em construção um grande refeitório, com capacidade para servir de 600 a 800 refeições por dia, cuja mão-de-obra ficará por conta da Associação de Mulheres de Serra Pelada – Amasp. No mesmo complexo serão construídos; alojamentos, centro esportivo e um mine-hospital, cujos acessos e atendimentos serão disponibilizados também para a comunidade garimpeira. A principio, tínhamos idealizado um pequeno ambulatório, vimos a necessidade de tornar um grande ambulatório e hoje o projeto culmina em um mine hospital” relatou o diretor.
O fechamento da visita aconteceu no Centro de Treinamento recém construído na vila. Na área os visitantes ainda puderam ver como a parceria está cuidando da preservação ambiental em um grande viveiro de mudas, onde já somam 72.000 das mais diversas espécies que serão usadas em reflorestamento. Para finalizar um almoço foi servido aos visitantes que logo depois seguiram para a sede do município, onde participariam de reunião com o presidente da Coomigasp.
“Estou muito satisfeito com tudo que vi e ouvi, fiquei impressionado com os avanços no processo de implantação da nova mina de Serra Pelada. Estarei nesses próximos dias visitando as nossas delegacias regionais e levando a toda sociedade garimpeira o relato de desenvolvimento dessa mina. Estamos de parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido pelo Dr. Celaro”, Comenta Gessé Simão.
ASCOM Coomigasp

Um comentário:

  1. Olá Daniel, meu nome é Honório Bonfante sou de Aracaju-Se. Procurando informação para contato com Luiz Carlos Celaro cheguei até voce. Trabalhei com ele na Vale, mas perdi contato, por incrivel que pareça os telefones da colossus não completam a ligação. Gostaria de pedir então a voce que me conseguisse um e-mail ou um telefone para que eu possa fazer contato com ele. Meu e-mail h.bonfante@hotmail.com. Desde já agradeço a atenção.
    Honório

    ResponderExcluir