Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lobão e Lula em Serra Pelada

O encontro de Brasília foi mais que produtivo do ponto de vista administrativo que deverá nortear daqui por diante a nova Coomigasp. O senador Edison Lobão recebeu o presidente da Coomigasp Gessé Simão, presidente da Agasp Brasil Toni Duarte e Jairo Leite do setor jurídico da Cooperativa em audiência no final da tarde de ontem (15), para anunciar que irá a Serra Pelada no mês de março como Ministro de Estado de Minas e Energia, cargo que assumirá a partir do dia 1 de janeiro a convite da presidente Dilma Rousseff. “Vou convidar o presidente Lula para irmos juntos a Serra Pelada por ser esse um velho desejo seu”, disse o futuro ministro.

Lobão e Lula irão ao mesmo dia da realização da assembléia geral que será convocada por Gessé Simão para provavelmente o ultimo sábado do mês de março. O senador disse que quer fazer como ministro de Minas e Energia a primeira inspeção oficial na execução dos trabalhos de implantação da mina de Serra Pelada acompanhado do presidente Lula e de todo o corpo técnico do MME,DNPM, CPRM, alem de técnicos ligados ao Ministério do Meio Ambiente.

“A presença do governo federal em Serra Pelada sem duvida será de grande importância para o projeto de desenvolvimento mineral da mina tocada pela parceria Coomigasp e Colossus”, comenta o presidente da Coomigasp, dizendo ainda que a conclusão dos trabalhos de implantação esta prevista para o mês de novembro, conforme estimativa do engenheiro Luis Carlos Celaro. “Lula e Lobão além de visitar os milhares de garimpeiros que estarão em Serra Pelada neste dia terão também a oportunidade de olhar com seus próprios olhos um grande e promissor cenário que esta mudando a realidade econômica e social de um povo”. Explica.

Ate março já deverão estar concluídos de 150 a 200 metros de túnel em plano inclinado. Lobão e Lula ficarão impressionados com o trabalho desenvolvido. O mais importante mesmo é a total aprovação que certamente o projeto de desenvolvimento da mina de Serra Pelada deverá receber do governo federal. E não só do ponto de vista da construção da mina desenvolvida com a mais alta tecnologia e da boa harmonia da sociedade garimpeira com a sua parceira Colossus.

Ainda segundo Gessé, os 26 projetos ambientais exigidos pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado do Pará estão todos em franco desenvolvimento. Segundo ele o projeto tem o compromisso prioritário de diminuir o passivo ambiental provocado pelo maior garimpo a céu aberto do mundo fechado em 1992. O que será uma simples inspeção oficial feita pelo MME a mina de Serra Pelada certamente poderá se transformar numa grande festa pela presença de dois ilustres visitantes (Lula e Lobão) que sempre estiveram ao lado do povo”.
Fonte: Agasp Brasil/ASCOM Coomigasp

Nenhum comentário:

Postar um comentário