Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Nota de esclarecimento

Em decorrência da matéria caluniosa e injuriosa, publicada no jornal O Liberal de Belém, em sua edição do dia 20/02, posteriormente reproduzido no jornal Correio do Tocantins de Marabá, na edição 22/02, ao afirmar que a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), estaria expulsando cerca de 40 mil garimpeiros de seu quadro social e que, por causa disso, haveria um “banho de sangue” na Serra Pelada. A Coomigasp através do seu Departamento de Comunicação esclarece o que se segue:

1. Não é verdade que a Coomigasp irá expulsar 40 mil associados conforme aludiu tendenciosamente o jornal O Liberal, sequenciado por alguns veículos de comunicação que maliciosamente desprezaram a prática do bom jornalismo que é o de ouvir os dois lados.

2. Esclarecemos que por um equivoco de digitação do Edital de Convocação para a Assembleia Geral Ordinária, marcada para o próximo dia 27 de março, ao repetir o numero de 5.925 sócios quites que constavam nas últimas assembleia, a Coomigasp fez publicar, ato contínuo, a correção através de uma “Errata” do edital de convocação, destacando o número exato de sócios que é de: 21.365 – VINTE UM MIL TREZENTOS E SESSENTA E CINCO quites com as suas obrigações estatutárias, até a data da publicação do edital.

3. Esclarecemos ainda que tal medida para o fechamento do quadro social da Coomigasp, além de ser uma exigência do Estatuto da Cooperativa, foi também, fruto da decisão do conjunto de sua sociedade reunida em assembleia ocorrida em dezembro do ano passado devidamente convocada para este fim, ritos que devem ser respeitados e postos em práticas por esta Diretoria.

4. Informamos que durante a revisão do quadro social, trabalho que vem sendo feito por uma empresa especializada e independente contratada pela Coomigasp, foi possível detectar mais de oito mil “carteiras fantasmas”, fruto da prática criminosa realizadas por antigas diretorias, compostas por elementos que hoje nos ataca.



5. A decisão dos legítimos garimpeiros de Serra Pelada que exigiram a Revisão do Quadro Social, prontamente atendido por esta Diretoria, feriu os interesses de meia dúzia de elementos que, em tempos passados, emprenharam o quadro social e fizeram farta distribuição de carteiras, cujos donos nunca foram garimpeiros e nunca passaram pelo garimpo de Serra Pelada.

6. É esse grupo de criminosos, que sempre praticaram crimes e badernas em Serra Pelada, que está servindo de porta-voz da mentira utilizando alguns veículos de comunicação que pecam ao não apurar a verdade dos fatos.

7. Por fim, a Coomigasp não hesitará em se contrapor para corrigir versões errôneas, deturpadas ou ofensivas a sua honra, relativamente a fatos ou conceitos que envolvam seu nome, veiculados na atividade jornalística. Em nome da comunidade garimpeira de Serra Pelada esperamos sermos atendidos em nosso direito de resposta.


Curionópolis, 25 de fevereiro de 2011



Gessé Simão de Melo
Presidente





Nenhum comentário:

Postar um comentário