Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Morre o grande líder garimpeiro Carlos Jovino


Faleceu o líder garimpeiro e secretario da Coomigasp, Carlos Jovino, depois de nove dias internado no Hospital das Clinicas em Imperatriz, Maranhão a onde tentava se recuperar do grave Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame cerebral. O falecimento de Jovino se deu por voltas das 23:30. O enterro ocorrerá às 16 horas desta quinta-feira. A professora Elsa Bandeira, esposa de Carlos Jovino, informou que ha quatro dias ele havia saído do coma e de forma lúcida chegou a falar.
Mas diante de uma nova crise Carlos Jovino não resistiu. O presidente da Coomigasp, Gesse Simão que se encontra em Fortaleza empenhado na criação da Delegacia Regional do Ceará determinou que a família de Jovino fosse totalmente assistida. O presidente da Freddigasp, Jafir Salvador e o delegado da Coomigasp na cidade de Imperatriz, Francisco Furtado, estão convidando todos os garimpeiros da região para dar o ultimo adeus aos grande líder Jovino.
TRIBUTO A UM GRANDE GUERREIRO
Aos 61 anos de idade o nosso respeitado e aguerrido companheiro de tantas lutas não conseguiu vencer a ultima batalha pela vida que travou neste últimos nove dias que se encontrava no Hospital das Clinicas em Imperatriz. Desligou-se ás 23:horas e 30 minutos. Mas soube resistir com bravura, a cada hora , cada minuto e a cada segundos deste dia 21 de julho, data maior que o seu povo celebra o Dia Nacional do Garimpeiro. Só assim Carlos Jovino partiu em paz e sob o manto da sabedoria e do dever cumprido.
Apesar dessa sua façanha ou teimosia o nosso guerreiro se foi sem alcançar seu último objetivo: ver a Serra Pelada pela qual tanto lutou voltar a produzir. Mas, ainda assim, partiu satisfeito sabendo que contribuiu em muito para colocar nas mãos do povo garimpeiro uma Portaria de Lavra e a certeza de um futuro melhor para todos.
Desde quando chegou no maior garimpo a céu aberto do mundo na década de 80 Jovino era apenas um no meio dos milhares de seus iguais. Entrou como furão, trabalhou escravamente para tentar a sorte e gastou o que não tinha. Depois do fechamento de Serra Pelada,injustiçado e sem qualquer direito, o nosso velho guerreiro incorporou o sentimento de que era preciso continuar lutando para recuperar o que foi perdido.
Surgiu como surge os grandes guerreiros que desembainham suas espadas prontos para as eternas batalhas. Em 2007 criou a Frente de Defesa e dos Direitos dos Garimpeiros de Serra Pelada (FREDDIGASP). Ao lado de Gesse Simão marchou com seu exercito e estrangulou a Belém/Brasília. A ação serviu como moeda de troca para exigir do Ministério de Minas e Energia mais respeito ao povo garimpeiro e a rápida liberação do alvará de pesquisa.
Jovino ajudou a unir os desunidos. A dimensão de sua luta e do seu trabalho só agora podem ser constatadas e enaltecidas. Merece todas as nossas honras.O reconhecimento chega com sua partida. Do amigo e companheiro de tantas batalhas, nós, temos uma definição: “Jovino não passou despercebido pela nossa historia, porque que foi e soube ser a nossa própria historia”. O movimento garimpeiro de Serra Pelada e do Brasil perde um grande e brilhante homem. Expresso aqui os meus mais profundos sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário