Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 30 de março de 2009

Em clima de paz, Assembleia Geral aprova as contas de 2008 e o novo Estatuto Social



Foi realizada no último domingo 29, em clima de muita paz e tranqüilidade a primeira Assembleia Geral da era Gesse Simão, onde garimpeiros oriundos de várias partes do país, compareceram em grande número ao evento que mais uma vês foi realizado nas dependências da Escola Estadual Governador Almir Gabriel, no centro da cidade de Curionópolis. Tudo transcorreu dentro da mais perfeita normalidade, onde segundo o Corpo de Bombeiros e o comando da Policia Militar do Estado do Pará, que garantiram a ordem e a segurança dos garimpeiros, nenhum incidente foi registrado. “A sociedade garimpeira se comportou de forma ordeira, por isso tudo fluiu, sem alterações”, comenta o Cap. Miranda, comandante do destacamento de Curionópolis, acompanhado do comandante da Policia Militar de Parauapebas tenente-coronel Eder e do comandante da região coronel Marcos. A pós a leitura dos Editais de Convocação das Assembleias Gerais, feitas pelo Diretor Secretário Carlos Jovino, o presidente eleito Gessé Simão, saudou a todos os presentes, e deu inicio aos trabalhos oficialmente às 09:00h da manhã, passando a tratar do 1º item da AGO, que se tratava da prestação de Contas do Conselho Administrativo correspondente ao exercício findo 2008, ressaltou a importância da aprovação das contas e esclareceu que aquelas contas não tinha nada haver com seu mandato, haja visto que 2008 foi marcado por inúmeras transições de administrações na Coomigasp, que iniciou com Valdér Falcão, passou pela mão do José Maria e finalizou com o Coronel Guilherme Ventura. Dando prosseguimento a prestação de contas, com o ginásio poliesportivo da escola estadual completamente lotado, o administrador da COOMIGASP Dr. Divino Carneiro, expôs aos associados de forma detalhada e esclarecedora o balancete referente ao ano de 2008. Porém ele fez questão de explicar porque o exercício financeiro e contábil que se encerrou no dia 31 de dezembro, foi apresentado a desembargadora Maria Rita Xavier, pelo então interventor cel. Ventura, “o coronel Ventura ao encerrar o processo de intervenção junto a desembargadora, teve que apresentar ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará o balanço de 2008”. Explicou Dr. Carneiro, que convidou um dos garimpeiros da platéia para que confirmasse o documento referente ao balanço patrimonial de 2008, devidamente constituído e assinado pelo contador da COMIGASP o Sr. Valdeir Menezes, também assinado pelo coronel Ventura e Chancelado pelo Tribunal de Contas. Após os esclarecimentos prestados à sociedade garimpeira, a prestação de contas foi aprovada por aclamação pela Assembleia Ordinária.
Finalizando a Assembleia Geral Ordinária , deu-se inicio a Extraordinária, essa por sua vez, tinha como pauta a reforma do Estatuto Social da COOMIGASP, como também a apresentação do Regimento Interno da Cooperativa. “Faço questão de ressaltar que o estatuto está em consonância com a Lei do Cooperativismo, assim como de acordo com as alterações do novo Código Civil e por fim de conformidade com a Constituição Federal de 1988”. Afirma Adebral Favacho, advogado da COOMIGASP.

Uma das reformas, mas comemorada pela nação garimpeira foi a criação das Delegacias Regionais, mecanismo este que irá otimizar e dar mais legitimidade aos representantes da Coomigasp espalhados por vários estados além de proporcionar aos associados uma maior aproximação. “Esse foi um dos muitos compromissos que firmei durante minha campanha e fui eleito pelos garimpeiros pra governa para os garimpeiros, por tanto quero governar com a participação direta dos meus irmãos garimpeiros. Esses delegados são legítimos representantes da classe garimpeira e conseqüentemente são fundamentais para a implantação definitiva do projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada”, comentou o presidente Gessé Simão. As lideranças e todos os garimpeiros de forma coletiva e unânime apoiaram a iniciativa que agora faz parte do Estatuto Social da COOMIGASP, e estará à disposição de todos no Site da Cooperativa www.coomigasp.com.br .“A maior revolta dos garimpeiros tem sido o tempo perdido ao longo desses anos; mas hoje nós demos um importante passo, com aprovação da reforma no Estatuto Social da COOMIGASP e posteriormente também com aprovação do Regimento Interno da cooperativa, com isso estamos avançando a passos largos, rumo à resolução dos nossos maiores desafios que é, por exemplo, a conta paládio, o direito de aposentadoria do garimpeiro e o tão sonhado alvará de lavra, entre outros”. Assim se pronunciou o líder maior dos garimpeiros Gessé Simão, que no meio da massa garimpeira e em tom de desabafo encerrou os trabalhos das Assembleias Gerais, na tarde desse domingo, agradecendo a todos os presentes, ao prefeito Municipal de Curionópolis, presidente da Câmara (Joãozinho), além do Deputado Federal Cleber Verde que tem se dedicado para regulamentação do Estatuto do Garimpeiro e do Ministro Edison Lobão, que dando total apoio a causa garimpeira.

Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário