Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 16 de março de 2009

Ministro Lobão declara apoio aos garimpeiros de Serra Pelada



O ministro de Minas e Energia Edson Lobão, recebeu em audiência em Brasília o presidente eleito da COOMIGASP, Gesé Simão; o presidente do Conselho Fiscal, Pedro Gomes, dois membros da nova diretoria, dirigentes da AGASP BRASIL, FREDDGASP E ABASP, além do ex-presidente da cooperativa, Valder Falcão.
Entre as muitas reivindicações feitas ao ministro Lobão o presidente da COOMIGASP, pediu ajuda ao MME, para a viabilização de exploração do ouro da montoeira. Gessé apresentou ao ministro dados parciais sobre as recentes pesquisas desenvolvidas até o momento, demonstrando com isso que a cooperativa está pronta para cumprir com a entrega do relatório final até o mês de novembro.
Gessé pediu ainda que o ministro assegure aos garimpeiros a entrega do alvará da lavra e o envio da medida provisória para que o dinheiro da Caixa Econômica Federal seja depositado nas contas dos garimpeiros.
“Penso que os garimpeiros não podem mais ficar reféns de uma situação que não foi criada pela categoria e muito menos tem o aval dos mais de 40 mil garimpeiros sócios da cooperativa. O envio de uma medida provisória ao Congresso Nacional, estabelecendo que a Caixa Econômica possa pagar o que deve aos garimpeiros , é no mínimo uma questão de justiça”, comenta o presidente da COOMIGASP.
Segundo ministro de Minas e Energia, daqui pra frente o entendimento com a COOMIGASP, será o melhor possível, e se colocou a disposição da cooperativa e de seus associados. “Eu estou agora na esperança que todas aquelas dificuldades que tivemos que enfrentar no passado, terão desaparecidas com a eleição do Gessé e de seus companheiros pra direção da Cooperativa de Serra Pelada. O que depender do Ministério de Minas e Energia, nós faremos tudo o que for necessário para que as legítimas reivindicações dos garimpeiros sejam todas atendidas,” garantiu o ministro.
Para o presidente Gessé Simão, o encontro foi extremamente proveitoso e que, segundo ele, as esperanças estão renovadas, baseado nas garantias obtidas do ministro. “Para mim foi uma grande vitória. Me sinto extremamente satisfeito por tudo que ouvi do ministro Lobão, porque recebemos dele a garantia que as coisas agora realmente se resolverão”, comentou Gessé.

Cleber Verde elogia nova diretoria

O deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) disse que a nova diretoria comandada por Gesse Simão tem todas as chances para lutar e equacionar todos os problemas que afligem os milhares de garimpeiros de Serra Pelada. O deputado parabenizou o novo presidente da Coomigasp durante visita feita pelos lideres garimpeiros em seu gabinete na Câmara dos Deputados.
O deputado afirmou após cumprimentar Gessé por sua brilhante vitória na ultima eleição, que por todo esse mês é possível que o projeto de sua autoria que dar direito a aposentadoria especial ao garimpeiro entre na pauta de votação.
“O projeto estar tramitando, e há um compromisso do presidente da Câmara, Michel Temer, com a Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados, no sentido de apreciar projetos a exemplos do que beneficia o garimpeiro como prioridades. Portanto entendemos que no curto espaço de tempo o nosso projeto que vai garantir ao garimpeiro o seu beneficio estará em pauta de votação”, garantiu o parlamentar maranhense.
O presidente da Coomigasp e os dirigentes das entidades convidaram o deputado para uma grande reunião a ser realizada no próximo dia 21 sábado, na cidade de Presidente Dutra. Cleber Verde já garantiu a sua presença quando fará um completo detalhamento do projeto de aposentadoria dos garimpeiros de todo o país.



Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário