Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 9 de março de 2009

Dia da Mulher é comemorado com beleza e palestras pela escola São Benedito







Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Escola Municipal São Benedito, localizada no centro da cidade, fez uma grande festa na manhã desta sexta-feira 06, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesse domingo 08. O pátio da escola ficou lotado de pessoas que compareceram para prestigiar o evento. Alunos, pais, professores, funcionários, além das mulheres, as convidadas especiais.
A Secretária Municipal de Educação Gerlane Pereira Lima, representou o prefeito Wenderson Azevedo Chamon. Também marcaram presença o Conselho Tutelar e a enfermeira Flávia Araújo representando a Secretaria de Saúde.
A festa foi aberta pelo atual diretor da EM, Carlos Cesa Pinheiro o professor Carlão, como é popularmente conhecido, Carlão, após suas palavras de boas vindas, comentou da importância de se mostrar aos alunos e às mães que estavam presentes no evento, o verdadeiro papel que a mulher vem assumindo na sociedade, "pelo trabalho que desenvolve, procurando sempre construir em todos, o espírito de conquista e de solidariedade, lutando por uma sociedade ética e humanizada, assim são vocês mulheres". O diretor acrescentou ainda que o objetivo maior do evento foi de levar as mulheres mães da escola, professoras e convidadas a uma reflexão do quanto elas são importantes no meio em que estão inseridas. Carlão fez questão de ressaltar que a escola fez um grande esforço para a realização do evento; Mas que tudo valeu apena. “Mas uma vez nossa escola sai na frente, no carnaval fomos à única escola a realizarmos o carnaval, diga se passagem com muito sucesso, e agora abraçamos esse desafio de criarmos mesmo sem recursos próprios, uma programação para homenagear aquela, a quem Deus deu o dom de gerar vidas. A maior dádiva divina é o poder de ser mãe, e para todas as mulheres nossos parabéns. Comenta o diretor bastante emocionado.
A prevenção do câncer de mama foi o tema da palestra que a enfermeira Flávia Araújo ministrou como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. A enfermeira falou sobre os cuidados que as mulheres devem tomar para que o diagnóstico da doença seja feito precocemente. Durante a palestra, Flávia alertou sobre os fatores de risco da doença, como termais de 40 anos e apresentar histórico de câncer na família, já que este tipo de câncer é o segundo mais comum no mundo, sendo o que mais causa mortes no sexo feminino. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos mais de um milhão de mulheres no mundo descobrem que têm câncer de mama.
A conselheira tutelar Telvaneide Barros, ao fazer uso da palavra destacou a importância que as mulheres devem ter da com auto-estima, para aproveitar bem a comemoração, Telvaneide sugeriu a todas, um dia de boas ações. “O primeiro passo é se amar e se achar linda ao se olhar no espelho. Mas não basta isso, a mulher deve encerrar o dia com uma ação de caridade com o próximo, como forma de agradecer a tudo que já conseguiu”, diz a conselheira.
A secretária de educação, após cumprimentar o diretor pela louvável iniciativa, enfatizou que o dia Internacional da Mulher, é uma data muito especial, para ela a mulher não tem nada de frágil, e que esse momento representa uma verdadeira conquista a todas. “Hoje é um dia muito especial para as mulheres de todo o mundo, pois é uma data especialmente dedicada a esse ser batalhador e que não tem nada de frágil. No dia 8 de março, as mulheres de todo o mundo celebram o dia instituído para homenagear suas conquistas. E o que começou como movimento de reivindicação, hoje se transforma em dia de comemoração e muito trabalho”. Diz ela.
Na programação do evento, dezenas de mulheres e crianças, foram atendidas pelos cabeleleiros voluntários, outras preferiram os serviços de manicure que também estavam à disposição das homenageadas. Houve também declamações de poesia, entrega de lembranças a mãe mais jovem, mais idosa, e com maior quantidade de filhos, no final foi servido uma deliciosa sopa a todos os presentes.
Para a funcionária pública Alciene Ramalho, a data deve ser comemorada todos os dias. “O dia da mulher é todo dia, mas este momento é especial e importante. É um momento para celebrar. Estamos relembrando a luta das mulheres que morreram para que nós tivéssemos a liberdade que temos hoje. A mulher faz a diferença em todos os setores da sociedade”, declarou Alciene.
O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1975, durante uma Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para reverenciar o episódio trágico ocorrido nos Estados Unidos, em 1857, quando cerca de 130 operárias de uma fábrica têxtil morreram carbonizadas num incêndio no momento em que faziam greve por melhores condições de trabalho.

Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário