Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 2 de março de 2009

1º Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Curionópolis












A Prefeitura Municipal de Curionópolis através da Secretaria Municipal de Educação realizou no último sábado 28, o I Encontro Pedagógico do município, sobre o tema; “Qualidade na educação, compromisso de todos”. O encontro reuniu educadores de todas as escolas municipais, e pôde contar com a presença da presidente da ESAEM, Ângela Chamom.
A solenidade de abertura aconteceu no Teatro Municipal, onde centenas de professores, diretores, coordenadores, vigilantes, merendeiras, serventes, convidados de outras redes, participaram das discussões do Encontro. Em sua fala, a professora Gerlane Pereira Lima, secretária municipal de educação, se dirigiu aos presentes com as seguintes palavras; “Educadores do município de Curionópolis estamos vivendo uma nova administração, os desafios são visíveis. Nesse dia vamos discutir e refletir sobre a qualidade na educação, compromisso de todos. Este evento servirá como ponto de partida para elaboração de uma proposta coletiva de trabalho que contemple uma Política de Educação voltada para a construção de uma Escola de Qualidade que atenda ao acesso e permanência do aluno na escola, e propicie a aquisição do conhecimento e o domínio de competências necessárias a sua inserção social”. Finalizou a secretária dizendo que o encontro vai servir para planejar as ações pedagógicas, definir o calendário letivo e divulgar as datas de cursos de capacitações. Ela informou que para assegurar a qualidade de ensino a equipe gestora da Secretaria de Educação exigiu que o quadro de professores fosse composto por profissionais graduados.
Ainda de acordo com a Secretária de Educação, o Encontro Pedagógico têm como ponto de partida o conhecimento e a reflexão do desempenho a ser alcançado pela unidade escolar a partir dos indicadores educacionais. “O encontro pedagógico serve como precursor na elaboração de uma proposta coletiva de trabalho que contemple a política de educação voltada para construção de um ensino de qualidade atendendo ao acesso e permanência do aluno na escola e o domínio de competências necessárias a sua inserção social, além de avaliar o verdadeiro papel social da educação escolar nas unidades de ensino rurais e urbanas do nosso município”, explica a Secretária de Educação Gerlane Pereira.
A diretora da Escola Municipal Criança Viva, Maria do Espírito, disse que em virtude do volume de mudanças, os professores estão ansiosos para praticar didáticas de ensino motivadoras e que reflitam de forma positiva no processo de aprendizagem dos alunos.
O Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação do município, José Zuqueta Marques, afirma que algumas modificações estão sendo feitas para otimizar a rede de serviços pedagógicos como a apresentação do Plano de Desenvolvimento das Escolas (PDE), abastecimento da merenda escolar através do Programa Compra Direta e implantação de mais ferramentas tecnológicas e didáticas em salas de aulas. “Hoje a grande maioria dos professores nomeados em 2009 do município, tem graduação. Eles irão dar aulas a aproximadamente 3.300 alunos”. A firma o coordenador.





Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário