Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Chamonzinho participa da 1ª sessão Ordinária da Câmara Municipal


O prefeito Wenderson Azevedo Chamom (PMDB), participou na última sexta-feira 20, da primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Curionópolis, que deu início aos trabalhos legislativos de 2009. O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita Maria Iraídes Carvalho; do promotor de justiça Dr. Luiz Gustavo Quadros; do ex prefeito Cassiano Bezerra; o presidente da ACIC Adalto Santos; Pr. Renato Tavares chefe de gabinete; Gerlane Vieira secretária de educação, Heitor secretário de finanças e administração, Jucelino Alencar secretário de obras; autoridades eclesiásticas, empresários, e a comunidade que lotou o plenário da casa de lei.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente do Legislativo, João do Patrocínio Filho (PMDB). Todos os vereadores compareceram na sessão; os legisladores teceram agradecimentos e palavras de apoio ao chefe do executivo. Já o vereador Paulo Higino (PR), questionou o fato da Coomigasp, ter sido submetida a uma interventoria, pois segundo o parlamentar os reais motivos que levaram a justiça tomar essa decisão, não está claro. “A justiça precisa dar esclarecimento a população, desse ato de inconstitucionalidade. E eu como sócio ativo, e um dos fundadores da cooperativa com minhas obrigações estatutárias em dia, e agora como parlamentar do município, vou exigir a quem de direito, que explique o porquê de fato, dessa interventoria na Coomigasp. Usar esse argumento de insegurança para justificar tal ato, não mim convenci”, declara o vereador.
Na ocasião, o prefeito Chamonzinho, foi convidado a fazer o uso da palavra, em seu discurso Chamonzinho, vês questão de ressaltar a importância da câmara como fiscalizadora das ações realizadas pelo poder executivo, falou da alegria de estar participando da primeira sessão do ano, e finalizou desejando sorte a todos os legisladores. "A Câmara é uma importante instituição dentro de uma sociedade, ao passo que funciona como órgão fiscalizador de todas as ações do poder executivo. É uma honra participar da primeira sessão solene da Câmara dos Vereadores neste ano de 2009. Desejo a todos os vereadores total êxito nas suas atividades". O prefeito garantiu aos vereadores que a partir de agora legislativo e executivo irão trabalhar juntos, em benefício da população de Curionópolis. “Conto com o apoio e a boa vontade do legislativo. Precisamos conviver e trabalhar em prol da comunidade, atendendo os anseios da população. A partir de agora estaremos juntos para a realização deste trabalho, que será feito em parceria, onde o principal beneficiado será o nosso cidadão”, falou Chamonzinho.
O presidente da Câmara, João do Patrocínio, afirmou que a Casa de Leis estará atendendo os interesses legítimos da sociedade juntamente com a equipe do prefeito. “Iremos trabalhar em prol da defesa da sociedade, conduzindo os trabalhos com altruísmo, sabedoria e humildade. Quem tem que ganhar é a população”, concluiu Joãozinho.
Durante o evento, Chamonzinho destacou os problemas encontrados e deixados pela gestão anterior, como dividas que somam R$ 2,5 milhões só com o INSS e se estendem ao comércio, ao qual o município deve mais de 1 milhão. Há ainda dividas junto a Celpa, que chegam a quase 1 milhão, entre outras. “Há nove pendências junto ao CALC, deixando o município, em total inadimplência, impedindo nossa cidade de receber qualquer repasse”, revelou o prefeito, pedindo a população compreensão nesse primeiro momento.
O prefeito contou que, após as eleições de outubro, esteve em Brasília, onde foi buscar parcerias pra o desenvolvimento da cidade. De acordo com Chamonzinho deputados e um senador do Pará colocaram emendas no Orçamento-Geral da União para 2009, que juntas somam 4 milhões. Dinheiro que será exclusivamente aplicado no município. Wenderson Chamom, também visitou com recurso próprio, diretores da Vale no Rio de Janeiro, a quem solicitou apoio para enfrentar os graves problemas sociais de Curionópolis. “Nossa visita ao Rio de Janeiro, a exemplo de Brasília, nos rendeu bons frutos. Conseguimos oficializar a implantação do projeto Estação do Conhecimento, que aconteceu no dia 15 de janeiro, esse projeto irá contribuir para o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade; Na ocasião, o presidente da Fundação Vale Silvio Vaz, que esteve em nosso município, se mostrou sensibilizado com o estado da escola municipal José Rodrigues e se comprometeu em construí-la. Garantiu nos ajudar na doação do projeto de um novo hospital para a nossa cidade, alem de 16 KM, de asfalto para o centro urbano, como também na criação do Distrito Industrial de Curionópolis”, relata o gestor publico, dizendo que aguarda ainda, com esperança a implantação dos projetos Serra Leste e Cristalino.
Em seu discurso, o prefeito fez um balanço dos primeiros meses de administração, quando destacou as prioridades voltadas às áreas de saúde, educação e segurança.
Saúde
Dentre as obras na área de saúde, está à construção de um novo hospital, que será realizada em longo prazo; E em curto prazo a reforma completa do já existente hospital, entre outras ações. “Mesmo sabendo das dificuldades que iremos encontrar, vamos lutar pela construção de um novo hospital para nossa cidade. Mas de imediato já estamos tomando algumas providencias, reformamos por completo o centro cirúrgico, onde existia um grande risco de infecção hospitalar, para os pacientes que eram operados, dedetizamos todo hospital, e estamos em busca incessante por médicos, coisa que não têm sido fácil. Os que encontramos, só aceitam virem por salários que estão alem de nossas condições. A minha gestão é voltada especialmente para o cidadão; Penso na qualidade de vida e na saúde da família Curionópolense”, afirma o prefeito.
Educação
Na área de educação, o prefeito está primeiramente organizando, e regularizando o município junto aos programas de educação, do Governo Federal, pois segundo Chamonzinho a situação, era de completo descaso com os programas de educação. “Pra se ter uma idéia a quantidade de alunos da zona rural, que era informada ao censo escolar, era de apenas 11 alunos, quando na verdade são 450. Nossa prioridade é organizar essa situação, e torna o município apto a receber os incentivos educacionais do governo”. Ainda segundo o prefeito, ele tem consciência que os salários dos educadores estão defasados. Porem ele pede compreensão e paciência à classe. “Sou conhecedor e sensível, as reedificações da classe, mas nesse primeiro momento, peso só mais um pouco de paciência e compreensão”, conclui afirmando que q o dinheiro da educação será aplicado 100% na educação.
Segurança
Já na segurança, o prefeito comentou que a segurança é um dever do Estado. Mas ele fará o possível no combate à violência, e que não entende como Curionópolis mesmo estando em área de risco, não dispõe de efetivo suficiente para atender essa demanda. “Convivemos com uma situação imediata de risco, por conta das reuniões e assembléias realizadas pelos garimpeiros vindos de todas as partes. Mesmo diante dessa situação contamos apenas com uma guarnição diária de apenas 4 homens da policia militar. Estou buscando juto a governadora Ana Julia uma nova viatura, e de contra-partida, estaremos doando duas motocicletas, para facilitar a ronda nos bairros”, anuncia.
Chamonzinho ainda anunciou um pacote de obras, que serão realizadas em parceria com a Caixa Econômica Federal, onde será as faltada todo o bairro da Paz, Chamonzinho encerrou seu discurso frisando que conta com o apoio da Câmara, em votar os projetos, aprovar, discutir as necessidades reais da cidade. “Quero progredir e caminhar nesses próximos anos buscando o que o cidadão precisa. O primordial é atender a população que está lá fora esperando pelas boas mudanças que já começaram em nossa cidade”, finalizou Chamonzinho.





Assessoria de Comunicação
Daniel Soares
Prefeitura de Curionópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário