Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Garimpeiros satisfeitos com o que viram em serra pelada


Foi um sucesso a grande visita dos quase 20 mil garimpeiros ao canteiro de obras da mina de Serra Pelada como bem foi a aprovação unanime pela assembléia geral extraordinária do termo de ratificação que repassou os direitos minerarios pertencente à cooperativa para Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada pela parceria Coomigasp e Colossus. Nunca teve tanta gente na cidade de Curionópolis como neste ultimo sábado. A chegada de garimpeiros de varias partes do país, iniciada na noite de sexta-feira, foi recebida com festa pelos moradores das cidade. Tinha um motivo: a certeza do aquecimento da economia local. Todos, comerciantes e ambulantes tem a certeza do lucro certo. A assembléia iniciou às 9 horas com a ultima chamada.O grande pátio da Escola Almir Gabriel ficou pequeno para receber tanta gente. Foi preciso a direção da Coomigasp improvisar uma estrutura de som e toldos do lado de fora do colégio para aqueles que não puderam entrar no recinto e pudessem, com tranqüilidade, acompanhar o rito da pauta da assembléia convocada. Mas o ponto alto do evento movido pela ansiedade coletiva dos garimpeiros ocorreu logo depois do almoço .
O comboio formado por 300 ônibus rumo a Serra Pelada foi organizado pelo Policia Militar como forma de evitar acidentes e nem estrangular o trânsito no trecho dos 14 quilômetros da PA 275 que liga a sede da cidade de Curionópolis e o inicio da estrada que leva a Serra Pelada. Quem viu Serra Pelada muito antes pode observar a mudança e a transformação radical que a região esta passando. Inicialmente, com os 35 quilômetros de estrada totalmente recuperados e que pode ser feito em menos de 20 minutos ate a sede da Vila. Antes isso era impossível. Pelas janelas do comboio a garimpeirada observa o novo campo de pouso para aviões de pequeno porte , pronto para num futuro próximo receber esses tipos de aeronaves. Na área a onde será construída a mina os milhares de visitantes estavam diante de um sonho realizado. A velha Serra Pelada em que um dia chegou a fervilhar com milhares deles estava de volta com uma nova plástica. Uma modernidade onde não dará espaço para homens maltrapilhos arrebentados e escravizados como no passado pelo Estado opressor. Um tempo que o governo os obrigava a subir e descer as “escadas adeus mamãe” com pesados sacos de melechetes nas costas . Agora o cenário é outro. Os donos da mina só tem a obrigação em dispensar o rude método das picaretas e abatéias e entender a moderna técnica cut-and-fill (corte e enchimento) o que permite a produção de minério em larga escala. A enorme boca do túnel concretado por onde entrarão as pesadas e moderna maquinas serviu como cenário de fundo para o pipocar dos clics fotográficos com garimpeiros fazendo poise a frente do seu monumento. “Eu nunca ia imaginar na vida que uma mina era assim e que um dia fosse possível eu ser um dos donos dela. Isso é uma grande vitoria ”, disse cheio de emoção o velho garimpeiro Raimundo Ramalho de 80 anos. Como o calejado Ramalho que é vice-presidente da Agasp Brasil posto que exerce com orgulho , milhares de companheiros seus se sentiram igualmente vitoriosos. Serra Pelada agora é outra.

Um comentário:

  1. Adorei sua matéria,sou filha de garimpeiro,e estive lá nessa inauguração,fiquei contente ao saber que agora o negócio vai andar, só espero que eles não iludam os garimpeiros,e nem tomem conta do que é deles por direito...

    ResponderExcluir