Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Betel homenageia os pais com mesa farta, onde o cardápio é o amor



“Eu te amo papai”, frases como essa de Haniel Ramalho estudante da 4ª série do ensino fundamental, endereçada ao seu pai Daniel Soares, foi bastante ouvida nessa manhã festiva, quando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Betel promoveu na manhã dessa sexta-feira (6) uma vasta programação alusiva ao Dia dos Pais.
A diretora Sebastiana Gomes e todo corpo docente da escola Betel, prepararam uma linda festa de confraternização e homenagens aos pais, segundo a dedicada diretora a festa teve como objetivo maior, alem de prestar uma justa homenagem aos pais, poder proporcionar a pai e filho, um momento de descontração no ambiente escolar. “Momentos como esses são de fundamental importância, para o pai é um momento de pura emoção em ser homenageado por quem ele tanto ama mais para a criança que ver no seu pai um herói, o ganho é muito maior”. Comenta a educadora.
A diretora fez questão de explicar que as doações voluntárias e o comprometimento de sua equipe foi fator decisivo para o sucesso da festa. Ainda segundo Sebastiana, a escola Betel conta hoje com cerca de 240 alunos nos dois turnos, no entanto por se tratar de uma sexta-feira, nem todos poderão participar da bonita festa.
Para a coordenadora da escola, Rosangela Fagundes a idéia da direção e professores foi reunir os pais através deste evento e ao mesmo tempo promover a confraternização entre todos os presentes. E a idéia da coordenação da escola ao que parece agradou em cheio aos homenageados, “me sinto extremamente feliz, em ser homenageado pelo meu filho, e participar desse evento é um imenso prazer”. Comenta um dos pais homenageados, que ficou extremamente emocionado ao ser abraçado por seu filho.
Os Alunos da educação de 1ª a 3ª série fizeram uma belíssima apresentação de um cântico em homenagem aos pais. Durante a programação um dos momentos mais emocionantes, foi quando a professora Neuma Reis da 3ª série, leu um relato de uma interessante história entre pai e filho, “essa história que relatei, falava exatamente da necessidade de se ter uma relação de amizade cumplicidade entre pai e filho. Não basta só ser pai, têm que participar e ser amigo”. Comenta a educadora explicando que por conta dessa necessidade de amizade entre pai e filho, os presentes se identificaram com a história.
Além de presentes distribuídos aos pais por meio de sorteio, um grande almoço com cardápio variado foi oferecido aos alunos e os pais na escola, que contou também com a presença da secretária de educação Gerlane Lima e a coordenadora Alciene Ramalho, que provaram também do delicioso bolo oferecido aos pais presentes.
O Dia dos pais é comemorado no segundo domingo de agosto e não foi instituído apenas por motivos comerciais, como muitos pensam.
É uma data tão importante quanto o Dia das Mães e surgiu em Washington, nos Estados Unidos, quando a senhora Louise Smart Dodd propôs a idéia de comemorar a data, em 1909, pois pretendia homenagear o pai, William Smart Dodd, um veterano da guerra civil. Smart, sozinho, criou os seis filhos em uma fazenda no estado de Washington, já que sua esposa falecera por ocasião do parto do sexto filho.
Reconhecendo a fibra, o caráter e a generosidade de seu pai, Sonora Louise propôs a data de 19 de junho de 1910 e, o então Presidente dos Estados Unidos, Calvin Coolidge, recomendou que todo o país participasse da comemoração. Com o passar dos anos, a idéia disseminou-se pelos outros países do mundo. No ano de 1972, o Presidente Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.
No Brasil, a idéia da comemoração foi importada pelo publicitário Sylvio Bhering e, por motivos comerciais, a data foi transferida para agosto, ocorrendo sua primeira comemoração em 14 de Agosto de 1953.
Daniel Soares

Um comentário:

  1. Ah se todos os pais pensassem assim... o almoço estava uma delícia mesmo e prestar uma homenagem aos pais foi sim uma louvável iniciativa... que bom q vc gostou... Gê

    ResponderExcluir