Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

domingo, 22 de agosto de 2010

“1º Saúde e social em ação” em Serra Pelada





A primeira Ação Cidadania realizada nessa sexta-feira (20), em Serra Pelada, foi um verdadeiro sucesso. O programa social que é uma iniciativa da Colossus em parceria com a Coomigasp e prefeitura municipal atraíram centenas de pessoas que fizeram questão de participar dos programas sociais esportivos e de lazer, que teve inicio as 08h, e seguiu por todo o dia. À ação em intitulada de “1º Saúde e social em ação” aconteceu na praça de eventos do distrito e contou com a participação do engenheiro Luis Carlos Celaro, responsável pela implantação da mina, dos diretores e coordenadores da Colossus, de representantes da parceira Coomigasp, da representante do governo municipal a vice-prefeita Iraídes Campos além do subprefeito de Serra Pelada Telmo de Souza, e o secretariado do governo municipal.
Com o objetivo de estimular a prática esportiva entre os jovens e promover a inclusão social através do esporte, foram desenvolvidas atividades esportivas como Voleibol, futevôlei, futebol, jogos de dama, xadrez, dominó e atividades culturais como teatro de bonecos para criançada, apresentação de danças regionais e show de calouros que empolgou o publico, finalizando com premiações distribuídas por categorias, bem como lazer para toda a população local, “pra mim o mais importante foi ter participado dessa linda festa”, comenta a jovem Aline Silva uma das candidatas do show de calouros.
Para a coordenadora do projeto social da Colossus Marli Ferreira, o resultado final superou todas as expectativas, segundo ela a receptividade e o carinho do povo de Serra Pelada foram a maior retribuição, “a resposta positiva da comunidade local a essa iniciativa, superou todas a nossas expectativas, é gratificante em vê que varias pessoas nesse dia receberam muito mais do que atendimentos médicos, receberam carinho e atenção. Tudo graças à participação mássica da população”. Ainda segundo Marli, será criado um centro de atividades esportivas e culturais em Serra Pelada, “além desse centro de atividades que será implantado em Serra Pelada, nós varemos a cada final de semana uma dinâmica nova, como: Roda de leitura, torneios de futebol, apresentações de grupos de danças regionais entre outros. A idéia é que a cada sábado façamos um atividade diferente com essas pessoas”, explica.
Na área da saúde a ação consistia na realização gratuita de exames de glicemia, colesterol e aferição da pressão arterial, fundamentais para auxiliar no diagnóstico de diversas doenças, a equipe da secretária de saúde do município montou um posto de vacina contra hepatite, febre amarela entre outras, serviços como exames preventivos, entrega de preservativos, atendimentos odontológicos com distribuição de kits de higiene bucal, consultas médicas com clinico geral, dermatologista e entrega de medicamentos, foram oferecidos a população de Serra Pelada, tudo isso sobre a supervisão de Crys Rocha coordenadora da área de saúde da empresa, que afirma que outras ações na área da saúde serão desenvolvidas em Serra Pelada. “Essa foi apenas a primeira ação, outras atividades serão desenvolvidas em parceria com a secretaria de saúde do município. Nossa intenção é promover em parceria com a prefeitura, a saúde e o bem estar dessa população tão sofrida”. Explica a Coordenadora.
Vários voluntários participaram da “1º Saúde e social em ação” realizada pela Colossus, que atendeu diretamente cerca 2.000 pessoas, voluntários como a coordenadora de educação Alciene Ramalho, que segundo ela a ação superou a expectativa, e o resultado foi muito gratificante. ”Saímos dessa ação renovados e com muita vontade de participar de novas ações. Foi uma ação realmente surpreendente. Tenho certeza que todos que participaram sentiram uma emoção muito grande em estar proporcionando um pouco de atenção, amor e solidariedade àquelas crianças. Retornamos aos nossos lares, com um grande sentimento de realização e a certeza de que o movimento foi muito além do que esperávamos”. Comenta Alciene bastante emocionada.
Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário