Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Coomigasp realiza no sábado AGE de ratificação e visita a mina de Serra Pelada

Fim de semana agitado para a sociedade garimpeira de Serra Pelada cerca 20.000 sócios da cooperativa, participaram da grande AGE de ratificação em Curionópolis e visitarão no mesmo dia 28 a nova mina de Serra Pelada, e poderão ver de perto a implantação da tão sonhada mina.
A comitiva da Coomigasp chefiada pelo seu presidente Gessé Simão, cumpriu uma verdadeira maratona de viagens, foram dez pré-assembléias realizadas em três estados do país mais o Distrito Federal, e os garimpeiros dessas regionais de forma unânime ratificaram a transferência dos direitos minerários da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) para SPE, (Sociedade de Propósito Específico), criada na ocasião para caracterizar a parceria entre Coomigasp Colossus, que no futuro se transformaria na Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM).
Essas mini-assembléias que foram realizadas em Novo Repartimento – PA, Marabá-PA, São Domingos do Araguaia - PA, Xinguara - PA, Araguaína – TO, Presidente Dutra - MA, Santa Inês - MA, Imperatriz – MA e Brasília – DF, tiveram a participação maciça da família garimpeira, o assunto foi exposto de forma transparente e responsável pelo presidente Gessé, com isso não houve duvidas, e os associados da Coomigasp de forma consciente e democrática optarão pela ratificação, ou seja, a confirmação da transferência dos direitos minerários da Coomigasp para a SPCDM.
“A minha avaliação dessas pré-assembléias é extremamente positiva, com a ratificação dos garimpeiros dessas regionais, fica claro que os nossos irmãos entenderam a necessidade dessa confirmação, colocamos assim um ponto final nessa onda de denúncias por parte daqueles que não querem a implantação da mina de Serra Pelada, nem o desenvolvimento daquela região, da mesma forma, cumprimos uma exigência do governo Federal que agora é o nosso tutor, onde foi determinado que dentro de um prazo de 90 dias fosse realizada uma assembléia geral para ratificar a transferência dos direitos minerários. Exatamente por não constar no edital de convocação da AGO de 08/07/2007 a criação e aprovação da SPE, que posteriormente passaria a se chamar SPCDM”. Explica o presidente Gessé Simão.
Essas pré-assembléias, realizadas pela Coomigasp culminaram na grande Assembléia Geral Extraordinária (AGE), que será realizada na manhã de sábado (28/08), em Curionópolis. Segundo a organização do evento é esperado cerca 20.000 garimpeiros vindo de todas as partes do Brasil, e participaram diretamente da programação, que terá inicio ainda na sexta-feira (27/08), com uma importante reunião com todos os delegados regionais da Coomigasp e representantes da cooperativa, o encontro organizado pela parceira Colossus, ocorrerá no teatro municipal da cidade as 19:00hs.
No sábado pela manhã, acontecerá a tão esperada AGE, que ocorrerá como de costume na Escola Estadual de Ensino Médio Governador Almir Gabriel, em Curionópolis. A pauta será a confirmação da aprovação (ratificação) da transferência dos direitos minerários relativos ao Processo DNPM nº 850.425/1990 da Coomigasp para a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral.
A previsão de termino da assembléia será por volta de 11:30 da manhã, Em seguida será servido o almoço para os presentes na própria escola, centenas de ônibus que já estarão estacionados estrategicamente em uma área ao lado da escola, se deslocarão em comboio de 30 ônibus em direção a Serra Pelada, pelo acesso do KM 16, chegaram ao distrito por uma via por fora da vila, e após o desembarque que será feito em uma área próximo ao Balneário de Serra Pelada, os milhares de garimpeiros poderão em fim conhecer o processo de implantação da mina. “Esse, é um dos momentos mais esperados de minha vida. Em fim verei a mina de Serra Pelada reaberta, só que dessa vez de forma mecanizada”. Comenta o eufórico garimpeiro de Imperatriz José Ferreira. Varias autoridades estarão presentes na ocasião, entre elas o presidente da Agasp Brasil o jornalista Toni Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário