Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Coomigasp realizará assembléia geral dia 28


Estar confirmada a assembléia geral extraordinária convocada pela Cooperativa de mineração de Serra Pelada (Coomigasp) para o próximo dia 28, AGE que será realizada nas instalações físicas da Escola Estadual de Ensino Médio Governador Almir Gabriel, localizada à Rua Minas Gerais esquina com a Avenida Brasil, Centro – Curionópolis – PA. A pauta será a confirmação da aprovação (ratificação) da transferência dos direitos minerários relativos ao Processo DNPM nº 850.425/1990 da Coomigasp para a Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa criada pelos próprios garimpeiros e pela parceira Colossus com a finalidade de implantar e explorar a mina.
Os ajustes administrativos serão feitos de forma gradual até a completa implantação da mina cujo processo contará com a observação de delegados e membros do Conselho Deliberativo da Coomigasp. “Tudo está sendo feito conforme o nosso compromisso firmado junto ao MME” apontou Gessé Simão, presidente da Coomigasp.
Nos últimos 30 dias foram construídos os 20 metros inicias da boca do grande túnel. Um grande contingente de trabalhadores movimentando maquinas e caminhões devolveram a Serra Pelada o mesmo clima vivido por ela até 1992 quando o garimpo funcionava.
Só que o clima de agora é bem melhor como bem define o líder garimpeiro Adalto Batista, delegado da Coomigasp na cidade de São Domingos do Araguaia e uma dos maiores defensores desse projeto. “Antes trabalhávamos com a incerteza de encontrar o ouro. Por isso muita gente terminou pendendo tudo acreditando que ia achá-lo. Hoje é diferente: sabemos a onde o ouro se encontra e a forma que vamos explorá-lo”, disse.
O sucesso e a harmonia entre os garimpeiros é tanta que motivou a governadora do Pará Ana Julia Carepa retornar mais uma vez a Serra Pelada para visitar o canteiro de obras da mina e participar do encontro dos garimpeiros. Ana Julia tem sido a grande parceira de toda uma caminhada ao lado dos garimpeiros ainda como senadora da Republica. Hoje como governadora foi firme na liberação tanto da portaria de Lavra como na liberação da licença ambiental. Sem isso jamais os garimpeiros teriam uma mina.
Agasp Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário