Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Coomigasp Cria Delegacia Regional De Imperatriz


Depois das cidades maranhenses de São Luis e Presidente Dutra, Brasília no Distrito Federal e Palmas no Tocantins terem sido contempladas com uma delegacia regional. Chegou à vez da segunda maior cidade do estado do maranhão, e a maior em número de garimpeiros, receber sua delegacia regional.
Mais de cinco mil garimpeiros participaram da grande assembléia geral que elegeu Francisco Furtado como delegado da Coomigasp na região, José Vieira e Maria da Solidade como respectivos secretários. A mega reunião ocorreu domingo (17) no ginásio coberto da Maçonaria localizado a Rua Alagoas centro da cidade de Imperatriz. O evento contou com a participação da diretoria da Coomigasp e de pessoas que têm contribuído de forma significativa no processo de desenvolvimento de Serra Pelada. O ponto alto da reunião foi às informações repassadas à massa garimpeira pelo presidente da Coomigasp, Gesse Simão, pelo presidente da Agasp Brasil Toni Duarte, pelo vice-presidente de exploração da Colossus, Heleno Costa e pelo deputado Cleber Verde (PRB-MA). Gessé falou especificamente sobre a gestão implementada dentro da cooperativa, além de informar sobre as ações no sentido de tornar viável a prospecção do ouro da montoeira. Gesse anunciou que a Coomigasp avança de forma célere no sentido de entregar o relatório final das pesquisas ainda no final de agosto ao Ministério de Minas e Energia.
Toni Duarte detalhou de como será feita a inclusão de 20 mil jovens trabalhadores, filhos e filhas de garimpeiros de Serra Pelada, no programa de qualificação profissional que será tocado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério de Minas e Energia através da Petrobrás. Os trabalhadores serão qualificados para trabalhar na construção da Refinaria Premio da Petrobrás, que será instalada no Maranhão com inicio das obras previstas a partir de janeiro do próximo ano. O curso de capacitação terá duração de seis meses. Os trabalhadores qualificados receberão uma bolsa de R$ 300. Toni Duarte também anunciou a iniciativa do presidente Lula em autorizar a construção de dez mil casas para a formação de um novo bairro da comunidade garimpeira de Serra Pelada. É bem provável que a nova comunidade seja construída no KM 16, município de Curionópolis.
O deputado Cleber Verde afirmou que vai lutar para que ainda este ano o Estatuto do Garimpeiro seja reformulado e reaprovado pelo Congresso Nacional contendo as emendas de sua autoria que trata da aposentadoria especial para os garimpeiros. A emenda do parlamentar maranhense destina três salários mínimos a titulo de pensão vitalícia para o garimpeiro que comprovar que trabalhou em Serra Pelada. Cleber disse que conta com a ajuda do senador Lobão Filho, do ministro Edison Lobão e do vice-presidente da Republica Jose Alencar.
Já o Dr. Heleno Costa, explicou de forma detalhada como anda o processo de pesquisas dos 100 hectares e o da montoeira, haja vista que embora a Coomigasp seja responsável pela exploração ou venda da mesma, a Colossus se prontificou em dar apoio técnico e financeiro para que os associados possam obter um retorno no menor espaço de tempo possível.
A festa democrática da família garimpeira foi encerrada com um grandioso almoço onde cerca três mil mamites e refrigerante foram servidos pela organização do evento, “a Freddgasp, está de parabéns pela organização do encontro”, comentou o garimpeiro José Freitas de Açailândia-MA, enquanto almoçava.
Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário