Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Projeto Cristalino será implantado em Curionópolis


O prefeito Wenderson Azevedo Chamom, em companhia de seu secretariado, recebeu na tarde da última segunda-feira 16, em seu gabinete uma comitiva da Vale, formada por Hélio Borges (Ger. de Relações Institucionais), Luiz Veloso (Analista de Relações Institucionais), Aline Torres (Fundação Vale), Cláudio Carvalho (Eng. Ambiental), Brás Maia (Eng. Ambiental), José Medina (Consultor da Golder), Patrícia Jeber (Consultora da Golder), Ana Carolina (Analista de Comunicação da Vale) e Carla Silva (Analista de Comunicação da Vale). Para uma importante e esclarecedora reunião sobre a implantação do Projeto Cristalino em Curionópolis, na ocasião do encontro Chamonzinho, recebeu das mãos do coordenador do projeto um dossiê completo sobre o empreendimento.
Com investimentos na ordem de 1 bilhão de dólares, e com estimativa prevista para 24 anos de produção, o Projeto Cristalino é mais um empreendimento da Vale na exploração de cobre na região, que tem como objetivo maior suprir a demanda do mercado nacional e torna o Brasil auto-suficiente na produção e comercialização desse minério.
O Projeto Cristalino será implantado na divisa entre as cidades de Canaã dos Carajás e Curionópolis, porém segundo o coordenador do projeto o Engenheiro Ambiental Cláudio Carvalho, a mina onde será feita a extração do minério, ficará no município de Curionópolis. A mina será constituída por uma cava a céu aberto, de onde o minério será transportado por correia de longa distância, onde será moído, classificado e concentrado por flotação. Com capacidade para processamento de 16 Mt/a e produção de 340 mil toneladas por ano de cobre em concentrado; Existirão duas pilhas de estéril e uma pilha temporária de minério; Os rejeitos produzidos em decorrência do processo de concentração serão dispostos em estrutura de contenção (barragem de rejeitos). Depois de beneficiada, toda a produção será transportada por caminhões até a Estação de Transbordo, localizada na Pêra Ferroviária da Estrada de Ferro Carajás (EFC), em Parauapebas (PA). De lá, seguirá de trem até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). De acordo com o gerente de Relações institucionais Hélio Borges, as obras para a implantação do projeto tenha a duração de dois anos, a pós a liberação da Licença Ambiental. A expectativa é que a implantação ocorra no inicio de 2011, e a operação da mina propriamente dita, em março de 2013. “Atualmente, estamos realizando estudos de pré-viabilidade do Projeto e de impacto ambiental, para obtenção das licenças necessárias para o início de sua operação”. Explica o gerente.
Segundo Cláudio Carvalho coordenador do projeto, a implantação do Projeto Cristalino contribuirá diretamente para o desenvolvimento dos municípios localizados no sudeste paraense, mas principalmente a cidade de Curionópolis, onde será estalada a sede do projeto. “A proposta da Vale através de seus investimentos, consiste basicamente em viabilizar o desenvolvimento social e econômico da comunidade local, onde nesse casso Curionópolis será diretamente beneficiada”. Ainda segundo Cláudio Carvalho será priorizada a efetivação de mão de obra local, “nas questão das contratações, a Vale manterá sua política de priorização de profissionais da regional. Para tanto, estaremos viabilizando cursos profissionalizantes, para capacitar e preparar essas pessoas da região”
A expectativa da mineradora é gerar uma média de 6 mil empregos, na fase de implantação do projeto, e na operação cerca de dois mil empregos na mina e usina, entre funcionários da Vale e contratadas, além da oportunidade de instalação, modernização e crescimento de empresas prestadoras de serviços, são algumas das vantagens que o projeto trará para as comunidade Curionópolense.
Já para o prefeito Chamonzinho, a implantação desse projeto, é a realização de sonho, que trará uma serie de benefícios para o município. Porem é necessário que ele seja de fato executado. “Ë um sonho para o nosso povo a implantação desses projetos minerais, como por exemplo o projeto Serra Leste, que abastaste tempo estar travado, e agora por sua vez o Projeto Cristalino. A creditamos que esse projeto trará uma geração de renda e posteriormente uma qualidade de vida melhor a população; Porem eu peso uma atenção especial para o nosso município. Dentro desse pólo mineral de Carajás, Curionópolis ainda não tem nenhum projeto em execução, nós gostaríamos e até necessitamos muito desse apoio, no sentido de ser colocado em pratica esses empreendimentos”, conclui.
A comitiva da Vale, após a demonstração e explicação do projeto ao prefeito e seu secretariado, seguiu para Câmara Municipal, onde os vereadores e alguns convidados ouviram atentamente a exposição do Projeto Cristalino.


Daniel Soares

3 comentários:

  1. muito bom o esclarecimento com referncia ao projeto cristalino, espero que as pessoas envolvidas nesse projeto possam ajudar a população carente de um municipio tão masacrados.

    ResponderExcluir
  2. em que ano que vai ser emplandado....outros diz que vai ser em 2013 depoisdo governo do prefeito....

    ResponderExcluir
  3. Maravilhas...

    vamos formar uma parceria meu irmao Daniel.

    Sou de Canaã dos Carajás.

    Acesse meu blog tambem:

    www.canaacarajas.blogspot.com

    ResponderExcluir