Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quarta-feira, 13 de março de 2013

Presidente da Coomigasp, faz balanço positivo de reuniões e pré-assembleias realizadas no Maranhão e no Piauí


“Bastante positivas e esclarecedoras”. Assim o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, Valder Falcão, classificou as reuniões realizadas na semana passada pela diretoria da Coomigasp em cidades do Maranhão e do Piauí, para falar sobre o contrato de exploração da montoeira de Serra Pelada, os andamentos do projeto da nova mina e sobre a Assembleia Geral Ordinária  que será realizada nos dias 23 e 24 de março deste ano em Curionópolis (PA).
Em todas as reuniões ou pré-assembleias, o presidente Valder Falcão e diretores apresentam  detalhes e destacam a importância do contrato assinado com a empresa BS III, com sede em Belo Horizonte (MG), comandada pelo ex-deputado federal Virgílio Guimarães, para a exploração do material secundário -  “montoeira”, “lama” e “melechete” - na antiga cava de Serra Pelada. A assinatura do contrato com BS III foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada  em Curionópolis em  17 de fevereiro.
A primeira reunião da Coomigasp ocorreu  na manhã do dia 7 de março em Governador Nunes Freire (MA) e a segunda, na tarde do mesmo dia, na cidade de Pinheiro, também no Maranhão.
Em governador  Nunes Freire, o anfitrião e representante da cooperativa na região,  Juvenal Gonçalves, abriu o encontro desejando boas vindas aos visitantes. Juvenal, que também é candidato   a membro do conselho fiscal, ficou emocionado pela aprovação do seu nome pelos presentes como candidat. "É muito bom saber que os companheiros de minha cidade se sentem representados por mim", disse ele. Em seguida falaram os garimpeiros José Costa como também candidato a membro do conselho fiscal e o líder garimpeiro João Paz, de Colinas (TO), candidato à presidência do Conselho Fiscal, cuja eleição ocorrerá durante a Assembleia Geral Ordinária que será realizada em Curionópolis (PA) ainda em março. Depois falaram  o Diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar; o Diretor Administrativo, Pedro Gomes, e o Chefe de Gabinete da Cooperativa, Célio de Sá. 

Nova Mina

Eles explicaram, de forma didática aos presentes, detalhes do trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria da Coomigasp, tanto na questão da implantação do projeto da nova mina, como na questão administrativa.  “O projeto de escavação do túnel está bastante avançado e ainda neste semestre a Colossus deverá dar início à produção do mineral, para a alegria de toda a classe garimpeira”, declarou Ribamar. 
“Estamos passando por um processo de administração nunca visto na Cooperativa. Temos o apoio administrativo do Grupo Work, que cuida da gestão financeira por determinação do Ministério Público do Estado do Pará, e todo gasto é fiscalizado pelo Judiciário. Portanto, vivemos uma nova fase de administração, com muita transparência e responsabilidade”, afirmou Pedro Gomes. 
Célio de Sá explicou detalhes sobre os preparativos da grande Assembleia Geral Ordinária que ocorrerá nos dias 23 e 24 de março, quando será colocada em discussão para aprovação  dos garimpeiros, as contas da atual diretoria referentes ao exercício de 2012, entre outros temas de uma pauta que está sendo elaborada. 

Por último, fechando a reunião, o presidente da Coomigasp, Valder Falcão, fez uma retrospectiva dos últimos acontecimentos, como, por exemplo, seus atos administrativos e as reuniões que teve em Brasília com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e destacou a importância da unidade da sociedade garimpeira. Ao final, foi aberto o espaço para perguntas e todos os questionamentos foram respondidos pelos diretores da cooperativa. "Nosso objetivo é que nessas  reuniões e pré-assembleias,  os nossos irmãos garimpeiros tenham todas as suas dúvidas e questionamentos esclarecidos. E graças a Deus isto está acontecendo. Falamos a linguagem do garimpeiro e trabalhamos com transparência e seriedade”, destacou.

Em Pinheiro a reunião foi organizada pelo representante José Raimundo e aconteceu em uma área de eventos no centro da cidade. Lá também o presidente Valder Falcão, diretores e candidatos ao Conselho Fiscal falaram sobre o projeto da nova mina, os trabalhos que vem sendo realizado pela atual diretoria e sobre a AGO/E que será realizada dias 23 e 24 deste mês. A reunião contou com a presença de um grande número de garimpeiros e todos saíram satisfeitos com os resultados e os esclarecimentos prestados pela diretoria da Coomigasp.
 Com a mesma pauta apresentada em Governador Nunes Freire e em Pinheiro, também foram realizadas reuniões em Santa Inês (MA) dia 8 de março pela manhã, que tem como delegado regional o garimpeiro José Maria, e no final da tarde do mesmo dia em Vargem Grande (MA),  onde o Delegado da Cooomigasp em São Luis,  Gentil da Silva, fez a abertura dos trabalhos e saudou a comitiva da cooperativa coordenada pelo presidente Valder Falcão. "Para nós, que compomos a regional de São Luis, é uma alegria receber pela primeira vez nosso presidente e sua comitiva, que nos trás ótimas noticias", comentou o delegado.   
No sábado pela manhã  a reunião da Coomigasp foi realizada em Caxias (MA) e à tarde em Teresina (PI). Na capital piauiense a reunião - que tinha caráter de uma pré-assembleia - ocorreu no auditório do  Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS). “Os garimpeiros de nossa regional, estavam cheios de dúvidas e questionamentos, mas logo que o presidente Valder começou seu discurso, percebi que todas as dúvidas foram tiradas. Agora sim, estamos preparados para nossa assembleia", afirmou Norberto, delegado regional em Teresina. 
No domingo, a comitiva chefiada pelo presidente Valder Falcão,  realizou a maior a pré-assembleia da Cooperativa até agora. Foi na cidade Presidente Dutra (MA). "Estou feliz por poder fechar com chave de ouro essa primeira etapa das viagens aqui na minha casa. E saber que tenho total apoio da sociedade garimpeira, é uma prova real que estamos no caminho certo", comenta o presidente.  

Imperatriz
Uma das maiores pré-assembleias ocorrerá em Imperatriz dia 16 de março a partir das 9 da manhã, na sede da FREDDIGASP, na Rua Floriano Peixoto, próximo ao cemitério Campo da Esperança. “Imperatriz é onde temos o maior número de associados da Coomigasp e é um polo muito importante de garimpeiros. Por isso, é fundamental que todos participem para acompanhar de perto sobre o que está acontecendo em Serra Pelada e sobre a pauta da grande Assembleia Geral Ordinária dos dias 23 e 24 de março em Curionópolis”, destacou Valder Falcão, presidente da cooperativa.
Segundo ele, a diretoria da Coomigasp está definindo nesta semana a agenda de reuniões e pré-assembleias em cidades do Tocantins e do Pará, incluindo Curionópolis e Serra Pelada.  ASCOM-COOMIGASP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário