Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

terça-feira, 19 de março de 2013

Mais de mil garimpeiros participam da pré-assembleia em Imperatriz


Mais de mil garimpeiros da região tocantina participaram no sábado (16) pela manhã de pré-assembleia da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada na sede da Freddgasp, na Rua Floriano Peixoto, em Imperatriz (MA). Um dos principais objetivos das reuniões e pré-assembleias realizadas pela cooperativa é esclarecer sobre a questão das áreas dos 700 e 123 hectares, pertencentes à Coomigasp, em Serra Pelada (PA). A ideia é conscientizar os garimpeiros da importância de se revogar a Carta de Intenção assinada com a Colossus, que dá os mesmos percentuais de 25% nas áreas B e C (700 e 123 ha) na exploração dessas novas áreas. Para isso, segundo o presidente da Cooperativa, Valder Falcão, “é fundamental que os garimpeiros votem pelo SIM na Assembleia Geral Extraordinária do dia 23 de março, para que seja rescindida e anulada essa Carta de Intenção com a Colossus  sobre os direitos minerários das áreas em discussão”.
 Os diretores e delegados regionais da Coomigasp falam também aos garimpeiros sobre o andamento do projeto da nova mina e sobre a Assembleia Geral Ordinária que será realizada em 24 deste mês em Curionópolis que discutirá e deverá aprovar as contas da atual diretoria referentes ao exercício de 2012. “Também não podemos deixar de pedir apoio aos garimpeiros para eleger a chapa liderada pelo líder garimpeiro  João Paz, da cidade de Colinas, no Tocantis, para o novo Conselho Fiscal da Cooperativa. Ele está preparado e tem respaldo da atual diretoria para assumir a presidência do Conselho Fiscal”, afirmou o Chefe de Gabinete da cooperativa, Célio de Sá.
Também são explicados detalhes do contrato assinado para exploração do material secundário -  “montoeira”, “lama” e “melechete” – na antiga cava de Serra Pelada. A assinatura do contrato com a empresa BS III foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária realizada  em Curionópolis (PA) em  17 de fevereiro.
Conselho Fiscal
Os líderes garimpeiros e candidatos João Paz, Juvenal Gonçalves e José Costa, falam em todas as reuniões sobre suas propostas ao Conselho Fiscal da Coomigasp. Eles integram a chapa 01 que disputará o Conselho Fiscal na AGO do dia 24 de março. “Os argumentos deles são bem aceitos pela classe garimpeira em todas as cidades onde ocorreram as reuniões ou pré-assembleias e em Imperatriz não foi diferente”, disse o Delegado Regional naquele município, Francisco Furtado.
Dirigem a palavra aos garimpeiros o presidente Valder Falcão, o Diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar; o Diretor Administrativo, Pedro Gomes, e o Chefe de Gabinete da Cooperativa, Célio Sá, que tem a incumbência de explicar de forma didática a dinâmica das assembleias.
Nova Mina
O presidente da Coomigasp, Valder Falcão, e os demais diretores explicaram aos presentes detalhes do trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual diretoria da Cooperativa, tanto na questão da implantação do projeto da nova mina, quanto na questão administrativa.  “O projeto de escavação do túnel está bastante avançado e ainda neste semestre a Colossus deverá dar início à produção do mineral, para a alegria de toda a classe garimpeira”, declarou  o Diretor de Produção, José Ribamar, em Imperatriz, a exemplo do que já havia dito nas demais cidades onde ocorreram as reuniões e assembleias. Ainda segundo Ribamar, “o túnel já atingiu 1.515 metros de extensão e 185 metros de profundidade vertical e a instalação da usina de beneficiamento do minério será concluída até o final de maio”.
“Estamos passando por um processo de administração nunca visto na Cooperativa. Temos o apoio administrativo do Grupo Work, que cuida da gestão financeira por determinação do Ministério Público do Estado do Pará, e todo gasto é fiscalizado pelo Judiciário. Portanto, vivemos uma nova fase de administração, com muita transparência e responsabilidade”, também reafirmou Pedro Gomes em Imperatriz no sábado.
Valder Falcão
O presidente Valder Falcão em todas as reuniões e pré-assembleias faz uma retrospectiva dos últimos acontecimentos, como, por exemplo, seus atos administrativos e as reuniões que teve em Brasília com o Secretario Geral da Presidência da Republica Gilberto Carvalho, ex-deputado Paulo Rocha, acompanhado pelo os presidentes de todas as Cooperativas da província mineral de Serra Pelada e do Presidente do Singasp Raimundo Benigno, além de destacar a importância da unidade da sociedade garimpeira. 
Sempre ao final das reuniões é aberto espaço para perguntas e todos os questionamentos são respondidos pelos diretores da cooperativa. “Nosso objetivo é que nessas  reuniões e pré-assembleias,  os nossos irmãos garimpeiros tenham todas as suas dúvidas e questionamentos esclarecidos. E graças a Deus isto está acontecendo. Falamos a linguagem do garimpeiro e trabalhamos com transparência e seriedade”, destacou Valder.
Os garimpeiros da região tocantina saíram satisfeitos com os resultados e os esclarecimentos prestados pela diretoria da Coomigasp em Imperatriz.
Cidades
A primeira reunião da Coomigasp ocorreu  na manhã do dia 7 de março em Governador Nunes Freire (MA) e a segunda, na tarde do mesmo dia, na cidade de Pinheiro, também no Maranhão. Depois foram realizadas reuniões ou pré-assembleias Caxias (MA), em Teresina (PI), Presidente Dutra (MA), Santa Inês (MA) e Vargem Grande (MA). E na sexta-feira pela manhã em Colinas (TO) e à tarde em Araguaína (TO). Todas as reuniões ou pré-assembleias contaram com um número elevado de garimpeiros, que vivem ansiosos para saber sobre produção mineral e outras informações concretas a respeito da nova mina de Serra Pelada.
Na tarde de segunda-feira (18) a pré-assembleia da Coomigasp ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Xinguara (PA). Na terça-feira foi em Parauapebas (PA) e nesta quarta-feira a reunião com os garimpeiros acontecerá em Serra Pelada (PA).
 Convocação
De acordo com edital já publicado no Diário Oficial do Estado do Pará, haverá Assembleia Geral Extraordinária da Coomigasp em 23 de março e Assembleia Geral Ordinária dia 24 de março, em Curionópolis, ou seja, no próximo final de semana.
Diz o edital:
“A CONVOCAÇÃO de todos os associados da entidade cooperativa – Coomigasp, em numero de 37.993 (trinta e sete mil, novecentos e noventa e três sócios), sendo que até aquela data, estão quites com as obrigações estatutárias 14.835 (quatorze mil, oitocentos e trinta e cinco) associados, sendo que poderão votar, adicionalmente, aqueles que comprovarem que estão quites com suas obrigações estatutárias ou que quitarem suas obrigações perante a COOMIGASP – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada até a data da Assembleia Geral, participando da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINARIA AGE, que será realizada junto as instalações físicas do Auditório da Coomigasp, localizado a Rua 31 de Marco, nº 141, Bairro Planalto – Curionopolis/Pará, no dia 23 de Março de 2013 (sábado), as 8:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, as 9:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um 1(um) dos associados, quites com suas obrigações, as 10:00 horas em terceira e ultima convocação, com o mínimo 50(cinquenta) associados, quites com suas obrigações estatutárias, deliberando sobre a seguinte ordem do dia:
 I – Autorizar que o Conselho de Administração da COOMIGASP, após análise do setor jurídico da Cooperativa, adote todas as medidas legais possíveis, incluindo judicial, visando RESCINDIR, ANULAR e/ou por qualquer outra forma legal existente, TORNAR SEM EFEITO o contrato de alienação/cessão dos direitos minerários sobre a área de 700ha, que é parte do processo DNPM/813.687/1969, e dos direitos minerários sobre a área de 123ha, Processo DNPM/850.424/1990 firmado com a Serra Pelada – Companhia de Desenvolvimento Mineral e COLOSSUS GEOLOGIA E PARTICIPAÇÕES LTDA;
A votação será por voto secreto, e a mesma (votação) se estenderá até as 17hrs do dia 23.03.2013.
No dia 14 de Março de 2013 também foi convocada Assembleia Geral Ordinária pelo presidente da Coomigasp, VALDEMAR PEREIRA FALCAO. 
 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA – AGO
 NÚMERO DE PUBLICAÇÃO: 482058
O Presidente da Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, inscrita no CNPJ/MF sob o número 05.023.221/0001-07e NIRE nº 1540000057-4, legalmente constituída e estabelecida à Rua do Comércio, 129 – Distrito de Serra Pelada, com sub-sede provisória na Av. Pará nº 120 – Centro – CEP 68.523-000, ambas em Curionópolis – Estado do Pará, no uso de suas atribuições estatutárias e de acordo com o constante nos artigos 31, Parágrafo Único; 32, §1º, §2º, §3º; 33; 34 alíneas a, b, c, d, e, Parágrafo Único; 35, Incisos I, II e III, Parágrafo Único; 36, §1º, §2º; 37; 40, §1º, §2º; 41, §1º, §2º; 42; 43; 44, Inciso I, alíneas a, b, c, Incisos II, III, V, §1º, §2º, 60, alínea b, CONVOCA todos os associados da entidade cooperativa – Coomigasp, em número de 37.993 (trinta e sete mil, novecentos e noventa e três sócios), sendo que até esta data, estão quites com as obrigações estatutárias 13.937 (treze mil, novecentos e trinta e sete) associados, sendo que poderão votar, adicionalmente, aqueles que comprovarem que estãoquites com suas obrigações estatutárias ou que quitarem suas obrigações perante a Coomigasp – Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, até a data da Assembléia Geral Ordinária participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA-AGO, que será realizada junto as instalações físicas do Auditório da Coomigasp, localizado à Rua 31 de Março, nº. 141, Bairro Planalto – Curionópolis/Pará, no dia 24 de Março de 2013, às 8:00 horas em primeira convocação, com 2/3 (dois terços) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, às 9:00 horas em segunda convocação, com a presença de metade mais um 1 (um) dos associados, quites com suas obrigações estatutárias, às 10:00 horas em terceira e última convocação, com o mínimo 50 (cinquenta) associados, quites com suas obrigações estatutárias, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA
I – Prestação de contas dos órgãos de administração referente ao exercício financeiro de 2012, acompanhado de parecer do Conselho Fiscal, e demais peças contábeis; compreendendo: a) Relatório de Gestão; b) Balanço Patrimonial; c) Demonstração do Resultado do Exercício – DRE; d) Destinação das Sobras ou Perdas. II - Eleição e Posse para os membros do Conselho Fiscal, mandato 2013.  ASCOM-COOMIGASP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário