Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quarta-feira, 27 de março de 2013

Coomigasp retoma áreas de 123 e 700 hectares e Amarildo Gonçalves é eleito Presidente do Conselho Fiscal


Por 2.004 a favor, 108 contrários, 9 em branco e 14 nulos, a Assembleia Geral Extraordinária realizada pela Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) aprovou no sábado (23), em Curionópolis (PA), a revogação da Carta de Intenção que havia sido celebrada entre o ex-presidente da cooperativa, Gessé Simão, e a empresa Colossus. “Com este resultado, muito comemorado por nós, a Coomigasp fica livre para negociar estas áreas com outras mineradoras ou até mesmo com a própria Colossus, mas com outros percentuais”, afirmou o presidente da cooperativa Valder Falcão. Vale lembrar que a atualmente a empresa canadense tem 75% da produção mineral e a Coomigasp 25% na área dos 100 hectares.
AGO
No domingo (24) foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, na qual a chapa 3, encabeçada por Amarildo Gonçalves, foi eleita com 2.357 votos.  A chapa 1, de João Paz, de Colinas (TO), conseguiu 484 votos, a chapa 2 de Salustiano Assunção  ficou com 86 e a chapa 4, de Antônio Milhomem,  obteve apenas 42 votos. Houve ainda 81 votos em branco e 54 nulos. As assembleias realizadas em Curionópolis transcorreram em clima de paz, apesar de algumas discussões mais acirradas entre os garimpeiros a favor e contra a atual diretoria.
Prestação de Contas
Ainda na AGO de domingo, as contas da atual diretoria referentes ao exercício de 2012 foram rejeitadas por 2.189 votos contra, 741 a favor, 129 em branco e 74 nulos, em um total de 3.123 votantes. Com a não aprovação, será contratada  uma empresa especializada em auditagem para fazer uma auditoria nessas contas referentes ao exercício de 2012. “O presidente Valder Falcão assumiu a presidência da Coomigasp em 05 de junho de 2012 e em 06 de julho do mesmo ano assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)  com o Ministério Público do Pará. Compromisso este que tem sido cumprido na íntegra tanto pela nossa diretoria como pelo Grupo Work, uma empresa de consultoria e gestão financeira contratada pela Coomigasp. Portanto, não temos nada a temer quanto a esta questão”, afirmou Célio Sá, Chefe de Gabinete.
Conselho Fiscal
Os novos membros do Conselho Fiscal tomaram posse ainda domingo e na segunda-feira pela manhã assumiram de fato o conselho para um mandato de um ano. São eles: Amarildo Gonçalves (Presidente), Comandante Sousa e Hélio Goulard e mais três suplentes.
Amarildo Gonçalves se reuniu na tarde de segunda-feira com o presidente Valder Falcão e outros diretores da cooperativa.  “A tendência é de uma convivência amigável entre o Conselho Fiscal e o Conselho Administrativo da cooperativa, em clima harmônico, com o objetivo único de fazer com que chegue até os garimpeiros os dividendos da produção mineral da nova mina e da produção oriunda da montoeira, ambas previstas para o segundo semestre deste ano”, acrescentou Célio Sá.
Na segunda-feira, o presidente Valder Falcão convidou Amarildo Gonçalves para acompanhá-lo à Brasília para reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Entretanto, por motivos particulares, o novo presidente do Conselho Fiscal indicou um representante para participar do encontro na capital da República. Os líderes garimpeiros foram comunicar ao ministro Lobão os resultados das duas assembleias realizadas no final de semana. “Esta viagem da diretoria à Brasília é muito importante para levar ao conhecimento do ministro Edison Lobão mais uma vez tudo que ocorreu em Curionópolis nos últimos dias e deixar claro que estamos trabalhando com total transparência e responsabilidade”, declarou o Diretor Administrativo, Pedro Gomes.
Ainda na segunda-feira, Amarildo Gonçalves participou de uma reunião interna na Coomigasp, que reuniu os membros da atual  diretoria administrativa e os membros do novo Conselho Fiscal, além  de advogados e partes interessadas no procedimento do registro da ATA.
Produção Mineral
“Independente do resultado das urnas  na escolha do novo Conselho Fiscal, a previsão é de que a produção mineral dos 100 hectares comece em julho, como também a produção da montoeira ainda este ano, quando os garimpeiros deverão passar a receber os dividendos oriundos desta mega produção de ouro, platina e minério”, afirmou o Diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário