Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sexta-feira, 5 de abril de 2013

O presidente Valder leva ao ministro Lobão resultado das assembleias


O ministro de Minas e Energia Edson Lobão, recebeu no último dia 26, em Brasília o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), Valder Falcão, para uma audiência junto com os demais presidentes de Cooperativas e lideranças garimpeiras do Distrito Mineiro de Serra Pelada, no encontro também esteve presente o ex-deputado Paulo Rocha e o presidente do SINGASP, Raimundo Benigno. O presidente Valder Falcão e os líderes garimpeiros foram levar ao ministro Lobão os resultados das duas assembleias realizadas nos dias 23 e 24 de março em Curionópolis. “Esse encontro foi muito importante pra nós, pois levamos ao conhecimento do ministro Edison Lobão tudo que ocorreu nas nossas últimas assembleias. Com isso, reiteramos o nosso compromisso junto ao ministro Lobão que estamos trabalhando com responsabilidade e total transparência”, declarou o presidente Valder Falcão.
O encontro
O ministro Edson Lobão, recebeu com entusiasmo o resultado da votação da Assembleia Geral Extraordinária, ocorrida no sábado 23, onde a grande maioria dos garimpeiros  votaram a favor da revogação da Carta de Intenção que havia sido celebrada entre o ex-presidente da cooperativa, Gessé Simão, e a empresa Colossus. “Com esse resultado, a Coomigasp fica livre para negociar estas áreas com outras empresas ou até mesmo com a própria Colossus, mas com outros percentuais”, afirmou o presidente da cooperativa. Que fez questão de complementar, "Vi no semblante do Ministro Lobão a satisfação com esse resultado, e ouvi dele o compromisso de apoio, o ministro também fez questão de colocar a nossa disposição o corpo técnico do Ministério de Minas e Energia, no objetivo de nos ajudar com os tramites legais dessa retomada das áreas B e C, que pra nós foi uma grande vitoria". Atualmente a Colossus tem 75% da produção mineral e a Coomigasp 25% na área dos 100 hectares; a previsão é de que a produção mineral dos 100 hectares comece em julho, como também a produção da montoeira ainda este ano, quando os garimpeiros deverão passar a receber os dividendos oriundos da produção de ouro, platina e outros minérios. Já foram escavados cerca de 1.525 metros de galerias subterrâneas com 186 metros de rebaixamento na vertical.
Edson Lobão, disse ainda que a união de todas as lideranças garimpeiras ajuda o governo a solucionar os problemas enfrentados pela categoria, alem de implementar os programas sociais que visam melhorar a qualidade de vida do povo garimpeiro. “Antes, desunidos, traziam apenas problemas difíceis de serem resolvidos. Hoje, unidos, vocês trazem a solução”, afirmou o ministro ao apontar que com a união de todos os garimpeiros de um modo geral, todos ganham. 
Ausência do novo presidente Conselho Fiscal, foi justificada pelo Chefe de Gabinete da Coomigasp, "Logo após assembleia, o presidente Valder Falcão convidou pessoalmente o senhor Amarildo Gonçalves para acompanhá-lo à Brasília para essa reunião com o ministro, Edison Lobão. Entretanto, segundo ele por motivos particulares, não poderia acompanhar o presidente; por essa razão Amarildo Gonçalves indicou um representante para participar do encontro na capital da República, o advogado Rubens de Almeida", explicou Célio Sá.
Mensagem
Eu sempre fui empenhado na causa garimpeira, desde os tempos dos movimentos nas praças em Marabá - PA, Imperatriz - MA, Presidente Dutra - MA, em Brasilia ou seja, desde quando o ex-presidente Collo de Melo nos tirou o garimpo e deu a Vale; nossa luta foi grande para trazer de volta os mais 30 mil de garimpeiros deixados de fora do quadro social da cooperativa. Com todas essas lutas, nunca  pensei em desistir, mesmo com as baixas temperaturas sofridos na capital Brasileira, quando eu e outros companheiros ficávamos ao relento passando frio e fome, mesmo quando fui agredido na invasão da cooperativa 2008, mesmo em meio as ameaças contra a minha pessoa e até mesmo contra minha família; contudo, me mantive firme. Mas por conta de toda essa minha historia de luta e dedicação em prol da causa garimpeira, devo confessar que não escondo uma certa frustração, em relação aos acontecimentos ocorridos nas últimas assembleias, especialmente do dia 24, (domingo), não pelo resultado das urnas em si, porque defendemos a liberdade de expressão do garimpeiro por meio do seu voto. Mas me refiro especificamente a um pequeno grupo que orquestradamente, por pessoas que não conhecem minha historia, ou finge não conhece-lá, tentaram tumultuar o momento mais importante de uma cooperativa, sua Assembleia Geral. No entanto ratifico meu compromisso com a categoria, de continuar meu trabalho, que sempre foi e sempre será pautado na seriedade, responsabilidade e transparência. 
Entendo que estamos nos aproximando do momento mais esperado pela família garimpeira, o momento da produção mineral. Para isso estamos nos preparando, já demos inicio atualização do banco de dados do cartório da cooperativa referente ao cadastro de cada garimpeiro, para que no momento oportuno sejam abertas as contas bancarias de cada sócio; em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), contratamos uma empresa na área de gestão administrativa e financeira, diga-se passagem uma das melhores do Brasil, como também um ótimo escritório de advocacia, entre outras providencias administrativas tomadas, destaco por exemplo a estruturação da comunicação da Coomigasp, que consideramos uma das prioridades pra nós, acha visto, que essa tem sido uma área muito explorada por aqueles que tiram proveitos da situação tumultuosa. 
Congratulo-me com os meus irmãos garimpeiros, pela importante vitória obtida com a retomada das 700 e 123ha. Cumprimento com alegria a iniciativa dos meus colegas presidentes de outras cooperativas e do sindicato por marcharmos juntos em busca da criação  do Distrito Mineiro de Serra Pelada, em fim, Celebro a unidade do povo garimpeiro; e fazendo minhas as palavras do ministro Lobão que diz: "Só com a união dos garimpeiros, haverá solução pra Serra Pelada. Porque a Serra Pelada é dos garimpeiros". 
Daniel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário