Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Valder Falcão é efetivado no cargo de presidente da Coomigasp


Agora é definitivo. Valder Falcão, que vinha exercendo interinamente a presidência da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, assumiu definitivamente o cargo na última segunda-feira (10), após a diretoria da Coomigasp e os Conselhos Administrativo,  Fiscal e Deliberativo decidirem, por 12 votos a seis,  afastar de vez o ex-presidente da entidade, Gessé Simão, “por desvio de conduta”, com base no artigo 55 do Estatuto da cooperativa. Gessé havia sido afastado pela Justiça no começo deste ano, “acusado de desvio de recursos e má administração”, segundo denúncia do Ministério Público do Estado do Pará.
O Conselho de Administração reunido decidiu pelo afastamento por 3 votos a 1. Na mesma data, o Conselho Fiscal também decidiu por 2 votos a 1  afastar Gessé do cargo de presidente.  A maioria dos delegados regionais decidiu pelo afastamento, sendo que dos onze presentes à reunião, sete votaram a favor do afastamento e quatro a favor do prazo pedido pelo ex-presidente Gessé.  “A partir de hoje a situação melhora e a gente pode trabalhar com mais tranquilidade, pois somos agora presidente de fato da Coomigasp e temos muito trabalho pela frente, com muita transparência e responsabilidade”, afirmou Valder.
A diretoria decidiu ainda encaminhar a decisão do afastamento ao Conselho de Ética, criado na mesma reunião, para abrir procedimento de sindicância sobre as denúncias contra Gessé Simão e encaminhá-lo para a primeira Assembleia Extraordinária da cooperativa.
SPCDM
Com a decisão acima tomada, Valder Falcão assumirá nesta quinta-feira, dia 13, a  vice-presidência  conselho da SPCDM – Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, em assembleia que será realizada em Parauapebas (PA). Na oportunidade, os diretores aprovaram também, por indicações do presidente Valder Valcão e nome do  Diretor de Produção da Coomigasp, José Ribamar, para assumir a segunda vaga na SPCDM, em substituição ao advogado Jairo Oliveira Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário