Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

MUDANÇAS NO ESTATUTO DA COOMIGASP


A diretoria da cooperativa decidiu também criar uma Comissão Especial para discutir as mudanças no Estatuto da Coomigasp, visando permitir que as assembleias da cooperativa possam ser realizadas simultaneamente – com a sede base de Curionópolis (PA) – nas sedes das seis principais delegacias regionais da entidade garimpeira:  Imperatriz (MA; Presidente Dutra (MA); Marabá (PA); Santa Inês (MA); Araguaína (TO) e Goiânia (GO).
A Comissão Especial será formada por 15 pessoas, entre as quais o presidente, delegados regionais, Departamento Jurídico “e por garimpeiros comuns que não exercem nenhum cargo na administração da Coomigasp”, destacou Valder.
De acordo com o presidente da cooperativa, as mudanças no estatuto serão aprovadas na Assembleia Geral Ordinária e na Assembleia Geral Extraordinária que serão realizadas em março de 2013, quando vão ser colocados em pauta, também, mais três assuntos: a aprovação da prestação de contas da diretoria do ano de 2012; a eleição do novo Conselho Fiscal e a extinção da proposta de criação de uma holding para tratar da administração do dinheiro e dos dividendos dos garimpeiros provenientes dos resultados da produção mineral realizada pela Colossus, a partir do primeiro semestre de 2013. “A criação desta holding só interessava mesmo às pessoas que propuseram sua fundação”, alertou Valder Falcão.
Os Conselhos Fiscal, Administrativo e Deliberativo decidiram também pela aprovação da Comissão Especial de Revisão de Cadastro dos Associados da Coomigasp, formada por técnicos e representantes do Departamento Jurídico. Esta medida faz parte das determinações do Ministério Público  firmadas dentro do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).
O objetivo desta revisão cadastral é atualizar o banco de dados dos associados para encaminhá-lo ao sistema bancário, para abertura das contas dos garimpeiros que receberão seus dividendos da produção mineral.
De acordo com o presidente da Coomigasp, Valder Falcão, as mudanças aprovadas serão apreciadas durante as Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária que serão realizadas em março de 2013, quando vão ser colocados em pauta, também, mais três assuntos: aprovação da prestação de contas da diretoria do ano de 2012; eleição do novo Conselho Fiscal e a extinção da criação de uma holding que iria tratar da administração de 60% dos direitos dos garimpeiros.  “A criação desta holding só interessava mesmo às pessoas que propuseram sua criação”, afirmou Valder Falcão.
 (Ascom-Coomigasp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário