As máquinas mineradoras contínuos tipo “Road header”, que serão utilizadas no desenvolvimento de galerias de subsolo da mina de Serra Pelada, já se encontram no porto de Vitória – Espírito Santo prontas para serem transportadas em caminhões especiais para a mina de Serra Pelada.
As maquinas entram em operação, antes do final desse mês de setembro, segundo estimou Luiz Carlos Celaro, engenheiro responsável pela implantação da mina. A chegada dessas maquinas em Serra Pelada está sendo esperada com entusiasmos pela sociedade garimpeira.
“Até hoje é difícil de imaginar que tudo isto foi possível graças o sonho e a persistência da garimpeirada que lutou por muitos anos para ver Serra Pelada funcionar novamente”, afirma Adilton Cardoso, líder garimpeiro residente na cidade de Xinguara - PA.
A transformação radical de Serra Pelada com tanto aparato tecnológicos vai muito alem da imaginação de pessoas simples como Adilton e de outras centenas de garimpeiros sócios da Coomigasp, que pela primeira vez começam a entender o que é uma mina de verdade.
O ex-formigueiro humano entulhado de homens sujos de melechetes que funcionou entre as décadas de 70, 80 até 1992, agora é uma mina que será explorada com a mais alta tecnologia.
Os custos para a sua montagem são altíssimos. Os equipamentos do subsolo ainda estão em fase de especificação, mas os “tatus” e os demais equipamentos ficaram em aproximadamente US$ 1,5 milhão.
Na área da superfície toda a engenharia para receber a planta metalúrgica para o beneficiamento do minério já encontra-se bastante avançada. Os equipamentos serão instalados ate o final de outubro.
O projeto de desenvolvimento mineral tocado pela parceria Coomigasp e Colossus vai gastar aproximadamente R$ 10 milhões só com equipamentos da planta metalúrgica. Os equipamentos da planta metalúrgica são na sua maioria de fabricação nacional, somente as centrífugas são importadas.
A planta metalúrgica deverá ficar completamente montada ate março do próximo ano e terá capacidade operacional para beneficiar 1.000 toneladas dia de minério bruto ROM. Os trabalhos no campo de obras do Morumbi encontram-se em ritmo acelerado. Todos tem pressa para iniciar a produção do ouro prevista para o próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário