Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Chamonzinho participa da 1ª sessão Ordinária da Câmara Municipal


O prefeito Wenderson Azevedo Chamom (PMDB), participou na última sexta-feira 20, da primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Curionópolis, que deu início aos trabalhos legislativos de 2009. O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita Maria Iraídes Carvalho; do promotor de justiça Dr. Luiz Gustavo Quadros; do ex prefeito Cassiano Bezerra; o presidente da ACIC Adalto Santos; Pr. Renato Tavares chefe de gabinete; Gerlane Vieira secretária de educação, Heitor secretário de finanças e administração, Jucelino Alencar secretário de obras; autoridades eclesiásticas, empresários, e a comunidade que lotou o plenário da casa de lei.
A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente do Legislativo, João do Patrocínio Filho (PMDB). Todos os vereadores compareceram na sessão; os legisladores teceram agradecimentos e palavras de apoio ao chefe do executivo. Já o vereador Paulo Higino (PR), questionou o fato da Coomigasp, ter sido submetida a uma interventoria, pois segundo o parlamentar os reais motivos que levaram a justiça tomar essa decisão, não está claro. “A justiça precisa dar esclarecimento a população, desse ato de inconstitucionalidade. E eu como sócio ativo, e um dos fundadores da cooperativa com minhas obrigações estatutárias em dia, e agora como parlamentar do município, vou exigir a quem de direito, que explique o porquê de fato, dessa interventoria na Coomigasp. Usar esse argumento de insegurança para justificar tal ato, não mim convenci”, declara o vereador.
Na ocasião, o prefeito Chamonzinho, foi convidado a fazer o uso da palavra, em seu discurso Chamonzinho, vês questão de ressaltar a importância da câmara como fiscalizadora das ações realizadas pelo poder executivo, falou da alegria de estar participando da primeira sessão do ano, e finalizou desejando sorte a todos os legisladores. "A Câmara é uma importante instituição dentro de uma sociedade, ao passo que funciona como órgão fiscalizador de todas as ações do poder executivo. É uma honra participar da primeira sessão solene da Câmara dos Vereadores neste ano de 2009. Desejo a todos os vereadores total êxito nas suas atividades". O prefeito garantiu aos vereadores que a partir de agora legislativo e executivo irão trabalhar juntos, em benefício da população de Curionópolis. “Conto com o apoio e a boa vontade do legislativo. Precisamos conviver e trabalhar em prol da comunidade, atendendo os anseios da população. A partir de agora estaremos juntos para a realização deste trabalho, que será feito em parceria, onde o principal beneficiado será o nosso cidadão”, falou Chamonzinho.
O presidente da Câmara, João do Patrocínio, afirmou que a Casa de Leis estará atendendo os interesses legítimos da sociedade juntamente com a equipe do prefeito. “Iremos trabalhar em prol da defesa da sociedade, conduzindo os trabalhos com altruísmo, sabedoria e humildade. Quem tem que ganhar é a população”, concluiu Joãozinho.
Durante o evento, Chamonzinho destacou os problemas encontrados e deixados pela gestão anterior, como dividas que somam R$ 2,5 milhões só com o INSS e se estendem ao comércio, ao qual o município deve mais de 1 milhão. Há ainda dividas junto a Celpa, que chegam a quase 1 milhão, entre outras. “Há nove pendências junto ao CALC, deixando o município, em total inadimplência, impedindo nossa cidade de receber qualquer repasse”, revelou o prefeito, pedindo a população compreensão nesse primeiro momento.
O prefeito contou que, após as eleições de outubro, esteve em Brasília, onde foi buscar parcerias pra o desenvolvimento da cidade. De acordo com Chamonzinho deputados e um senador do Pará colocaram emendas no Orçamento-Geral da União para 2009, que juntas somam 4 milhões. Dinheiro que será exclusivamente aplicado no município. Wenderson Chamom, também visitou com recurso próprio, diretores da Vale no Rio de Janeiro, a quem solicitou apoio para enfrentar os graves problemas sociais de Curionópolis. “Nossa visita ao Rio de Janeiro, a exemplo de Brasília, nos rendeu bons frutos. Conseguimos oficializar a implantação do projeto Estação do Conhecimento, que aconteceu no dia 15 de janeiro, esse projeto irá contribuir para o desenvolvimento social e econômico de nossa cidade; Na ocasião, o presidente da Fundação Vale Silvio Vaz, que esteve em nosso município, se mostrou sensibilizado com o estado da escola municipal José Rodrigues e se comprometeu em construí-la. Garantiu nos ajudar na doação do projeto de um novo hospital para a nossa cidade, alem de 16 KM, de asfalto para o centro urbano, como também na criação do Distrito Industrial de Curionópolis”, relata o gestor publico, dizendo que aguarda ainda, com esperança a implantação dos projetos Serra Leste e Cristalino.
Em seu discurso, o prefeito fez um balanço dos primeiros meses de administração, quando destacou as prioridades voltadas às áreas de saúde, educação e segurança.
Saúde
Dentre as obras na área de saúde, está à construção de um novo hospital, que será realizada em longo prazo; E em curto prazo a reforma completa do já existente hospital, entre outras ações. “Mesmo sabendo das dificuldades que iremos encontrar, vamos lutar pela construção de um novo hospital para nossa cidade. Mas de imediato já estamos tomando algumas providencias, reformamos por completo o centro cirúrgico, onde existia um grande risco de infecção hospitalar, para os pacientes que eram operados, dedetizamos todo hospital, e estamos em busca incessante por médicos, coisa que não têm sido fácil. Os que encontramos, só aceitam virem por salários que estão alem de nossas condições. A minha gestão é voltada especialmente para o cidadão; Penso na qualidade de vida e na saúde da família Curionópolense”, afirma o prefeito.
Educação
Na área de educação, o prefeito está primeiramente organizando, e regularizando o município junto aos programas de educação, do Governo Federal, pois segundo Chamonzinho a situação, era de completo descaso com os programas de educação. “Pra se ter uma idéia a quantidade de alunos da zona rural, que era informada ao censo escolar, era de apenas 11 alunos, quando na verdade são 450. Nossa prioridade é organizar essa situação, e torna o município apto a receber os incentivos educacionais do governo”. Ainda segundo o prefeito, ele tem consciência que os salários dos educadores estão defasados. Porem ele pede compreensão e paciência à classe. “Sou conhecedor e sensível, as reedificações da classe, mas nesse primeiro momento, peso só mais um pouco de paciência e compreensão”, conclui afirmando que q o dinheiro da educação será aplicado 100% na educação.
Segurança
Já na segurança, o prefeito comentou que a segurança é um dever do Estado. Mas ele fará o possível no combate à violência, e que não entende como Curionópolis mesmo estando em área de risco, não dispõe de efetivo suficiente para atender essa demanda. “Convivemos com uma situação imediata de risco, por conta das reuniões e assembléias realizadas pelos garimpeiros vindos de todas as partes. Mesmo diante dessa situação contamos apenas com uma guarnição diária de apenas 4 homens da policia militar. Estou buscando juto a governadora Ana Julia uma nova viatura, e de contra-partida, estaremos doando duas motocicletas, para facilitar a ronda nos bairros”, anuncia.
Chamonzinho ainda anunciou um pacote de obras, que serão realizadas em parceria com a Caixa Econômica Federal, onde será as faltada todo o bairro da Paz, Chamonzinho encerrou seu discurso frisando que conta com o apoio da Câmara, em votar os projetos, aprovar, discutir as necessidades reais da cidade. “Quero progredir e caminhar nesses próximos anos buscando o que o cidadão precisa. O primordial é atender a população que está lá fora esperando pelas boas mudanças que já começaram em nossa cidade”, finalizou Chamonzinho.





Assessoria de Comunicação
Daniel Soares
Prefeitura de Curionópolis

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Projeto Cristalino será implantado em Curionópolis


O prefeito Wenderson Azevedo Chamom, em companhia de seu secretariado, recebeu na tarde da última segunda-feira 16, em seu gabinete uma comitiva da Vale, formada por Hélio Borges (Ger. de Relações Institucionais), Luiz Veloso (Analista de Relações Institucionais), Aline Torres (Fundação Vale), Cláudio Carvalho (Eng. Ambiental), Brás Maia (Eng. Ambiental), José Medina (Consultor da Golder), Patrícia Jeber (Consultora da Golder), Ana Carolina (Analista de Comunicação da Vale) e Carla Silva (Analista de Comunicação da Vale). Para uma importante e esclarecedora reunião sobre a implantação do Projeto Cristalino em Curionópolis, na ocasião do encontro Chamonzinho, recebeu das mãos do coordenador do projeto um dossiê completo sobre o empreendimento.
Com investimentos na ordem de 1 bilhão de dólares, e com estimativa prevista para 24 anos de produção, o Projeto Cristalino é mais um empreendimento da Vale na exploração de cobre na região, que tem como objetivo maior suprir a demanda do mercado nacional e torna o Brasil auto-suficiente na produção e comercialização desse minério.
O Projeto Cristalino será implantado na divisa entre as cidades de Canaã dos Carajás e Curionópolis, porém segundo o coordenador do projeto o Engenheiro Ambiental Cláudio Carvalho, a mina onde será feita a extração do minério, ficará no município de Curionópolis. A mina será constituída por uma cava a céu aberto, de onde o minério será transportado por correia de longa distância, onde será moído, classificado e concentrado por flotação. Com capacidade para processamento de 16 Mt/a e produção de 340 mil toneladas por ano de cobre em concentrado; Existirão duas pilhas de estéril e uma pilha temporária de minério; Os rejeitos produzidos em decorrência do processo de concentração serão dispostos em estrutura de contenção (barragem de rejeitos). Depois de beneficiada, toda a produção será transportada por caminhões até a Estação de Transbordo, localizada na Pêra Ferroviária da Estrada de Ferro Carajás (EFC), em Parauapebas (PA). De lá, seguirá de trem até o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA). De acordo com o gerente de Relações institucionais Hélio Borges, as obras para a implantação do projeto tenha a duração de dois anos, a pós a liberação da Licença Ambiental. A expectativa é que a implantação ocorra no inicio de 2011, e a operação da mina propriamente dita, em março de 2013. “Atualmente, estamos realizando estudos de pré-viabilidade do Projeto e de impacto ambiental, para obtenção das licenças necessárias para o início de sua operação”. Explica o gerente.
Segundo Cláudio Carvalho coordenador do projeto, a implantação do Projeto Cristalino contribuirá diretamente para o desenvolvimento dos municípios localizados no sudeste paraense, mas principalmente a cidade de Curionópolis, onde será estalada a sede do projeto. “A proposta da Vale através de seus investimentos, consiste basicamente em viabilizar o desenvolvimento social e econômico da comunidade local, onde nesse casso Curionópolis será diretamente beneficiada”. Ainda segundo Cláudio Carvalho será priorizada a efetivação de mão de obra local, “nas questão das contratações, a Vale manterá sua política de priorização de profissionais da regional. Para tanto, estaremos viabilizando cursos profissionalizantes, para capacitar e preparar essas pessoas da região”
A expectativa da mineradora é gerar uma média de 6 mil empregos, na fase de implantação do projeto, e na operação cerca de dois mil empregos na mina e usina, entre funcionários da Vale e contratadas, além da oportunidade de instalação, modernização e crescimento de empresas prestadoras de serviços, são algumas das vantagens que o projeto trará para as comunidade Curionópolense.
Já para o prefeito Chamonzinho, a implantação desse projeto, é a realização de sonho, que trará uma serie de benefícios para o município. Porem é necessário que ele seja de fato executado. “Ë um sonho para o nosso povo a implantação desses projetos minerais, como por exemplo o projeto Serra Leste, que abastaste tempo estar travado, e agora por sua vez o Projeto Cristalino. A creditamos que esse projeto trará uma geração de renda e posteriormente uma qualidade de vida melhor a população; Porem eu peso uma atenção especial para o nosso município. Dentro desse pólo mineral de Carajás, Curionópolis ainda não tem nenhum projeto em execução, nós gostaríamos e até necessitamos muito desse apoio, no sentido de ser colocado em pratica esses empreendimentos”, conclui.
A comitiva da Vale, após a demonstração e explicação do projeto ao prefeito e seu secretariado, seguiu para Câmara Municipal, onde os vereadores e alguns convidados ouviram atentamente a exposição do Projeto Cristalino.


Daniel Soares

sábado, 14 de fevereiro de 2009

NOSSO ENCONTRO... NOSSO REECONTRO...

Parece que foi ontem nosso primeiro olhar, o primeiro sorriso o primeiro beijo. Ah o primeiro beijo, naquela noite, naquela rua, foi o primeiro sinal que estaríamos selados e unidos para sempre. Se partirmos do ponto de vista que Deus, não é Deus de coincidência, então foi providencia divina desse bondoso Deus nossa união, por que exatos 40 dias depois do nosso primeiro encontro, nós, nos casamos.
Muita coisa aconteceu depois daquele sublime momento. Filhos nasceram projetos foram feitos e desfeitos, mudamos varias vezes de casa, de bairro, de cidade, de Estados. Mudamos de vida... Hoje quando olho para trás sinto que não foi fácil, esses longos treze anos de convivência. Com você, conheci os extremos dos sentimentos, sonhei e acordei, chorei e sorri, por você gritei nas altas madrugadas, também por você me calei pela manhã... Por você trabalhei e em seus braços descansei, viajei por terras longínquas, mas sempre voltei para os seus braços. Depois de tudo que passamos juntos e separados, hoje acho que fiz a escolha certa.
Agradeço a Deus por ter te encontrado. É pena que muitas vezes precisamos perder pra darmos o devido valor ao que temos. Perdemos-nos um do outro mesmo morando juntos. Mas hoje novamente como no primeiro encontro meus olhos te vêem, meu coração te sente, meus lábios tocam os seus. Hoje te digo, a única frase que conheço capaz de reunir tudo o que sinto por você, é: EU TE AMO, mas do que o começo e menos do que amanhã.
Te amo como menino, te quero como mulher dei-me sempre o prazer de acorda do seu lado, e à honra de tê-la como minha esposa, pois a cada manhã sinto renovado todo amor que sinto por você, Alciene Ramalho.


FELIZ ANIVERSARIO “CORUJINHA”


Daniel soares

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Conselho Tutelar enfrenta dificuldades


Há bastante tempo, o Conselho Tutelar de Curionópolis vem enfrentando uma série de dificuldades para manter seu funcionamento. A população, a primeira a sentir os efeitos de uma crise, reclama do atendimento prestado no órgão fiscalizador. Segundo a conselheira walquiria Ferreira, o Conselho Tutelar quase foi obrigado à paralisar as atividades no período de dezembro do ano passado. Ela explica que o órgão, que já estava com serias dificuldades, ficou ainda mais difícil com a mudança de prefeito, “é muito normal tudo nessa época para, agora imagine nossa situação que já estávamos praticamente parados”, comenta a conselheira chamando atenção para a falta de ate mesmo material de expediente. A falta, por exemplo, de um telefone para denúncias e trocas de informação é um dos problemas enfrentados pelo Conselho Tutelar do Município. "O telefone é uma ferramenta indispensável para contatar outros órgãos de apoio e proteção infanto-juvenil, não só locais, mas em âmbito nacional. Para se ter uma idéia, a gente atende crianças de toda a parte do Brasil também", destacou, ressaltando o intercâmbio de informações.
No entanto, com o inicio de uma nova administração municipal, o órgão espera poder resolver todas as suas necessidades, e aguarda um sinal positivo da Prefeitura Municipal. ”Infelizmente, os gestores públicos que passaram não conseguiram absorver o papel e a importância dos conselhos nessa política de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Mas agora esperamos que essa triste história mude, pra isso, já sinalizamos para o nosso prefeito que queremos uma reunião com ele, onde estaremos expondo nossas necessidades, e temos certeza que não sairemos decepcionados dessa reunião”. Observou Ronaldo Lopes, conselheiro tutelar.
A responsabilidade sobre a criação e manutenção dos conselhos tutelares é do poder executivo municipal, a conselheira Erailde Oliveira, ressalta que os conselhos são autônomos, mas que a estruturação administrativa e de funcionamento do mesmo cabe ao município. “Existi a obrigatoriedade do município, direcionar uma parte do seu orçamento (fundo de participação), para as políticas de atendimento da infância e juventude, o que inclui a criação e estruturação do conselho tutelar”. Comenta a conselheira.
Segundo a Coordenadora do Conselho Tutelar de Curionópolis, Telvaneide Barros, os conselhos recebem denúncias como a institucional (de escolas, creches, hospitais, clubes sociais), e a anônima (sobre maus tratos, violência, abuso ou exploração sexual). "No momento em que a gente recebe a denúncia, ela é checada e, constatada e configurada a suposta violação contra a criança ou adolescente, nós notificamos os pais ou responsáveis ou órgão responsável. De acordo com a gravidade, a gente encaminha logo para o Juizado da Infância e da Adolescência, se for pertinente dessa área", esclarece. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, e está presente em 88% dos municípios brasileiros: são 4.880 unidades implementadas em 5.564 cidades. De acordo com uma pesquisa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 49% dos conselhos têm carência de condições e recursos.



Daniel Soares

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

“REFLEXÃO"

“Já perdoei erros quase imperdoáveis (e olha que não foi fácil), tentei substituir pessoas insubstituíveis em minha vida e esquecer pessoas inesquecíveis”. ... Já fiz coisas por impulso, por raiva por medo... Já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei me decepcionar (e não foram poucas), mas também decepcionei pessoas especiais em minha vida. Já abracei pra proteger, já dei risada quando queria na verdade chorar, fiz amigos eternos (como você meu mano!!). Amei e fui amado, mas também já fui rejeitado, (e como isso dói...) fui amado e não amei. Já gritei e pulei de tanta felicidade, já vivi de amor e fiz juras eternas, "quebrei a cara" muitas vezes! Já chorei ouvindo música e vendo fotos, já liguei só pra escutar uma voz, me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial. Mas vivi! E ainda vivo! Não passo pela vida... "Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!**

Assembléia de Deus encerra campanha de fé com festa


Assembléia de Deus encerra campanha de fé com festa
Foi com muito entusiasmo e emoção que a Igreja Assembléia de Deus Ministério Madureira em Curionópolis, na Avenida Governador Carlos Santos s/n no centro, encerrou na noite desse domingo (08), suas festividades aluzentes a campanha “A resposta de Deus pra sua vida”. A campanha, que reuniu milhares de pessoas nos três dias de festa, teve seu inicio na sexta-feira (07), e seu encerramento no último domingo, com o templo central completamente lotado. Segundo o pastor Renato Bento Tavares presidente do campo, e idealizador da campanha. Deus abençoou de maneira especial e tremenda, “houve um grande avivamento nesses dias de festa, muitas pessoas foram renovadas e milagres aconteceram, mas sobre tudo a confirmação e a resposta de Deus feio através da salvação de almas, que foram varias”. Comenta o pastor anfitrião. O pastor Renato mostrou ainda as características de Jesus como Salvador, dizendo que a salvação é o tema predileto de Deus, e de sua igreja. “Os milagres trazem alegria aos homens, ao passo que, segundo Lucas 15.10, os anjos fazem festa pela salvação de uma alma. Esse tema estar no coração de Deus e também no nosso, a missão maior de nossa igreja é exatamente essa, de se colocar como atalaia de Cristo, anunciando a salvação de Deus aos homens”. Afirma o pastor, garantindo que novas campanhas.
A festa foi marcada pela participação do cantor Edgar Pratis da cidade de Rio Maria, cantoras locais como Betania, Raiane o coral do circo de oração, e o vocal dos jovens, além de caravanas vindo dos municípios vizinhos. O pastor Damião Ferreira Lô, de Castanhal foi o conferencista da festa, onde o mesmo explanou sobrre o tema sugerido, e impactou a todos os presentes nos dias festivos. “Há muito tempo buscava de Deus uma reposta para o meu problema, e hoje recebi resposta de Deus”, declara Alciene Ramalho, extremamente feliz.
Segundo o evangelista Elizeu, o Senhor operou poderosamente em toda a programação, “desde as primeiras horas da manhã com a Escola Bíblica Dominical, como também no batismo nas águas de 20 crentes, e por fim no grande culto à noite, tivemos a oportunidade de vermos Cristo operar de forma sublime e poderosa”. Comenta o obreiro.

Daniel Soares