Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Folia de Reis em Canaã dos Carajás é destaque deste domingo no Conexão Rural


Uma das mais antigas tradições religiosas do país, a Folia de Reis, que chegou ao Brasil trazida pelos portugueses à época do descobrimento em 1500, é mantida em vários locais do país com muita devoção. Em Canaã dos Carajás (PA) a Festa de Reis é realizada todos os anos por pessoas que moram na zona rural, especialmente os mineiros e goianos que trouxeram a tradição de seus estados de origem. A festa será destaque no Conexão Rural neste domingo a partir das 9 da manhã, na RBATV-Parauapebas (Band, canal 30).
Desde o dia 31 de dezembro os foliões visitaram fazendas levando a bandeira dos Reis Magos e a folia terminou dia 5 de janeiro, sábado, véspera da comemoração de Dia de Reis, no Sítio Castanhal, a 15 km de Canaã dos Carajás, com muita cantoria, reza do terço, adoração e um farto jantar. Durante o dia, os foliões visitaram três fazendas, mantendo a tradição de cantar nos locais visitados e almoçaram na Fazenda Morada Nova, onde foi servido um grande almoço aos convidados. 
O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos três Reis Magos – que lhes levaram presentes: Belchior, Gaspar e Baltazar. Segundo a Igreja Católica, a tradição surgiu no século VIII na Europa e depois se espalhou por várias partes do mundo.
Os detalhes da festa e o término da Folia de Reis em fazendas na região de Canaã dos Carajás serão apresentados neste domingo no programa Conexão Rural, que tem imagens de João Batista, edição de Deicharles Damascena e produção, direção e apresentação do jornalista Lima Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário