Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

domingo, 24 de julho de 2011

Gessé participa da comemoração do Dia do Garimpeiro em Santa Inês e Pindaré-Mirim

(Pindaré-Mirim - MA) O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, se reuniu no sábado (23) na cidade de Pindaré-Mirim, que fica 260 quilômetros de São Luís e próxima à Santa Inês, com diretores, delegados regionais, membros do Conselho Fiscal da Cooperativa e um grupo de garimpeiros para falar sobre o Projeto da Nova Mina de Serra Pelada.

O evento, realizado no Clube da Sucam, no bairro Campo Agrícola, também serviu para uma confraternização alusiva ao Dia Nacional do Garimpeiro, comemorado oficialmente em 21 de julho. O encontro foi organizado pelo Delegado Regional da Coomigasp em Santa Inês, José Maria Pinheiro Reis, cuja delegacia atende 33 municípios do Maranhão.

Gessé Simão disse que era uma honra comemorar o Dia Nacional dos Garimpeiros junto com a família garimpeira da região de Santa Inês. “Sinto-me feliz aqui com vocês. Nosso projeto da Nova Mina em Serra Pelada já avançou cerca de 400 metros de galeria; temos a imissão definitiva de posse da área e os trabalhos desenvolvidos pela empresa Colossus estão se seguindo no ritmo programado, conforme o previsto em contrato” destacou o presidente da Cooomigasp.

Em seu discurso, Gessé falou sobre sua luta e da atual diretoria “em defesa dos direitos dos garimpeiros, das ameaças de um pequeno grupo que tentou inviabilizar o projeto que hoje é sucesso e está consolidado”. Reafirmou que o sonho dele era de que a partir de dezembro deste ano a Nova Mina começasse a produzir ouro, mas  foi avisado pela empresa Colossus que o mais provável mesmo é a produção ter início em março de 2012.
Falou também sobre a luta dele e dos deputados Cleber Verde (PRB-MA), Ribamar Alves (PSB-MA) e tantos outros para aprovar na Câmara Federal o projeto que trata da aposentadoria dos garimpeiros.

Ele informou que dia 2 de agosto haverá uma sessão solene especial no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, para comemorar o Dia Nacional dos Garimpeiros, com a presença de deputados e senadores de vários estados, especialmente as bancadas do Pará, Maranhão, Tocantins e Piauí, delegações representativas de quase todo o Brasil e, possivelmente, a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Gessé Simão não quis falar sobre o processo sucessório na Coomigasp, alegando que isso ocorrerá a partir de setembro, quando o assunto será debatido em conjunto com todas as cooperativas parceiras, incluindo a Agasp-Brasil.

Participaram da reunião em Pindaré-Mirim, o presidente do Conselho Fiscal da Coomigasp, Valdeci Marques de Lima, o Fogoió; o diretor Comercial da Cooperativa, Marcos Prado; o diretor de Produção e Fiscalização, José Raimundo; o diretor-Secretário, Antônio Milhomem; e os delegados regionais de Marabá, Neuton Paulino; de Xinguara, Antônio Benigno; de São Domingos do Araguaia, Adalto Batista Gomes; de Novo Repartimento, José Ribamar, o Riba; de São Luís, Gentil José da Silva; de Teresina, Norberto Vieira da Silva; de Imperatriz, Francisco Furtado, além do presidente da Freddigasp, Jafir Salvador, lideranças garimpeiros e funcionários da cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário