A reunião realizada no auditório do Hotel Aquários, em Altamira (PA) era apenas para que os garimpeiros da região ouvissem da diretoria da Coomigasp um relato sobre a implantação do Projeto da Nova Mina de Serra Pelada, mas todos os delegados regionais presentes ao evento fizeram questão de defender a candidatura do presidente Gessé Simão à reeleição da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp).
Eles alegaram que mesmo Gessé não tendo se manifestado ainda sobre o assunto e por sua família não concordar muito com a ideia, ele terá que aceitar esta nova missão. “Isto deve ocorrer devido a sua boa administração à frente da Coomigasp e seu ótimo relacionamento com as autoridades, especialmente, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão”, afirmou o Diretor Comercial da Cooperativa, Marcos Prado.
Ao destacar em seu discurso os avanços dos trabalhos de escavação na Nova Mina de Serra Pelada e o bom trabalho desenvolvido pela diretoria da cooperativa, o delegado regional de Novo Repartimento, José Ribamar Lima Silva, o Riba, surpreendeu a todos e defendeu a reeleição de Gessé Simão à frente da presidência da Coomigasp. “Eu quero pedir a você, Gessé, que seja o nosso candidato à reeleição. Nós vamos trabalhar para isso porque precisamos de você”, declarou Riba, o anfitrião do evento, sob os aplausos dos mais de 600 garimpeiros presentes à reunião. (Quórum considerado alto pelo fato da reunião ter sido numa terça-feira).
A partir daí todos os delegados também se manifestaram a favor da reeleição de Gessé. O delegado regional de Xinguara, Antônio Benigno, elogiou a iniciativa do delegado Riba de promover a reunião em Altamira, destacou a parceria da Coomigasp com a Colossus, e afirmou que Gessé precisa continuar a obra que vem realizando. “A obra não está concluída. Nós precisamos de você para que a obra seja concluída por você e por todos os companheiros que têm te ajudado nessa missão”, frisou Benigno.
“Pelo excelente trabalho realizado à frente da Coomigasp, o Gessé tem a preferência da sociedade garimpeira. Sua reeleição é pela sua competência. Ele criou várias delegacias regionais. Vai criar delegacias até em Roraima e outros estados da federação. Por isso, queremos a sua reeleição Gessé. Não é você que está querendo. Não é sua família que está querendo. É a sociedade garimpeira que quer você de novo comandando a cooperativa”, declarou o delegado regional de Marabá, Neuton Paulino, que, inclusive, perguntou aos presentes quem era a favor da reeleição do atual presidente e todos levantaram as mãos em sinal de concordância.
Adalto Batista Gomes, delegado regional de São Domingos do Araguaia, foi mais longe e revelou que a família de Gessé ainda não concorda com a ideia da reeleição dele e lembrou que até ameaça de morte ele já recebeu, mas ressaltou que este é um desejo da maioria absoluta dos garimpeiros de todas as regiões. “Gessé, eu sei que você não tratou desse assunto. A iniciativa está sendo nossa aqui em Altamira. Por isso, pedimos que você aceite a nossa ideia e vá para a reeleição mesmo com sua família inicialmente discordando da proposta”, destacou Adalto.
Também presente à reunião, o vice-prefeito de Altamira, Silvério Fernandes, elogiou os avanços dos trabalhos desenvolvidos pela parceria entre a Coomigasp e a Colossus e disse que é muito bom ver que um sonho está quase se tornando realidade. “Gessé, considere-se reeleito. Você tem um bom relacionamento com os políticos e faz uma boa administração. Tenho certeza que não haverá outra chapa e você, reeleito, fará com que os garimpeiros se tornem em breve acionistas de uma grande mineradora”, ressaltou Fernandes.
Surpreso com os discursos, Gessé ficou emocionado e fez uma declaração bem pé no chão. Ele agradeceu a manifestação dos delegados regionais a favor de sua reeleição, mas deixou claro que sua meta principal no momento é fazer a Nova Mina de Serra Pelada produzir e beneficiar todos os garimpeiros. “Tenho certeza que a partir de dezembro já estaremos pegando nas primeiras barras de ouro. Esse é meu compromisso com vocês. É isso que queremos e para isso lutamos a vida toda”, destacou o presidente da Coomigasp.
Reunião
Gessé, que já havia manifestado seu desejo de visitar Altamira, aproveitou a iniciativa dos delegados regionais do Pará e aceitou o convite para participar da reunião naquele município. O objetivo do encontro foi para que os delegados regionais e o presidente Gessé informassem aos garimpeiros daquela região detalhes do andamento da implantação da Nova Mina de Serra Pelada.
O delegado regional de Repartimento, José Ribamar, responsável pela reunião em Altamira, disse que hoje os direitos dos garimpeiros estão assegurados e a categoria conseguiu dar a volta por cima. “O nosso presidente Gessé foi mandado por Deus. É um camarada arrojado e bem entrosado no meio político. Há três ou quatro anos atrás vivíamos somente de sonhos e de ilusões. Hoje não: vivemos uma nova realidade: nossa mina está prestes a produzir e a nossa parceria com a Colossus mudou completamente a vida dos moradores da Vila de Serra Pelada com a geração de mais de 800 empregos diretos e indiretos. Portanto, a perspectiva é muito grande com relação à produção mineral a partir de dezembro deste ano”, afirmou Riba.
O representante em Altamira, e organizador do encontro Oziel, afirmou que estava muito contente com a presença da diretoria da Coomigasp e do presidente Gessé Simão porque dessa forma os diretores ficam sempre mais próximos dos garimpeiros. “A reunião foi importante porque a diretoria da cooperativa veio informar e mostrar a realidade para os garimpeiros e o trabalho que está sendo desenvolvido”, disse ele.
Daniel,
ResponderExcluirpor favor me informe sobre aquela situação das carteirinhas que foram atualizadas pela coomigasp no ano passado. Foi solicitado 500,00 de cada segurado para atualizar-se como garimpeiro no sindicato, feitas algumas promessas sobre a caixa economica... Como está esse caso?
me informe no email: coragoiana@gmail.com