Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Delegacia Regional da Coomigasp de Marabá atenderá garimpeiros de 11 municípios e seis vilas

Gessé Simão juntamente com os delegados Inaugurando mais uma delegacia regional da Coomigasp


(Marabá – PA) Com a presença de delegados regionais de vários estados, diretores e cerca de 300 garimpeiros, o presidente da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, Gessé Simão, inaugurou na terça-feira (26) o escritório da Delegacia da Coomigasp em Marabá, no Sudeste do Pará, que é comandada pelo delegado Neuton Paulino. Esta é a 15ª delegacia da Cooperativa inaugurada pela atual diretoria, incluindo, além do Pará, os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Distrito Federal.

Em seu discurso, Gessé Simão afirmou que a instalação de delegacias não é novidade, porque tudo isso já estava no seu propósito desde o início de sua administração, “ao contrário de pequenos grupos que não queriam unir os garimpeiros”.

Gessé fez um histórico detalhado da luta da família garimpeira para se chegar até o estágio em que se encontra hoje, com a devida autorização de lavra concedida pelo Ministério de Minas e Energia e a parceria bem firmada com a Colossus. “Não foi fácil meus amigos. Enquanto algumas pessoas queriam a desunião, nós procuramos entidades sérias como a igreja, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Maranhão e o Ministério Público Federal e criamos a Frente de Defesa dos Direitos e Interesses dos Garimpeiros de Serra Pelada. Vivíamos um período de terrorismo em Serra Pelada, abuso sexual, prostituição e violência. Chegamos até interditar a BR 010”, lembrou o presidente da Coomigasp.

Ele lembrou também da parceria posterior que foi firmada com a Agasp-Brasil, presidida pelo jornalista Toni Duarte, que vem realizando um grande trabalho em prol dos garimpeiros. Ao destacar o trabalho dos delegados regionais e da atual diretoria, Gessé Simão fez um alerta: “Não tem homem no mundo que faça eu recuar de alguma posição. Vamos até o fim com nossa missão de obter ouro de forma mecanizada e repartir os dividendos com os irmãos garimpeiros”.

Gessé lembrou ainda uma frase do ministro Edison Lobão, ainda na sua primeira gestão à frente do Ministério de Minas e Energia (durante o governo Lula): “Se não houver unidade entre os garimpeiros, eles vão perder os direitos de lavra em Serra Pelada”. E completou: “Hoje há união, paz e progresso entre os garimpeiros. Estamos sempre esclarecendo as autoridades sobre os avanços da Cooperativa. A gente trabalha com seriedade e respeito na luta pela nossa Nova Mina de Serra Pelada e contamos com o apoio da sociedade. Eu não mudo meu discurso. Passei por momentos difíceis, mas não desisti e nem desistirei dos meus propósitos na luta pelos interesses de todos os garimpeiros”, finalizou o presidente da Coomigasp, sendo aplaudido por todos os presentes”.

12 municípios

O delegado Neuton Paulino informou que a meta do presidente Gessé Simão é levar a cooperativa até o associado para facilitar a vida dos garimpeiros. “Nós temos cerca de 7 mil garimpeiros associados da Coomigasp nesta região de Marabá e estas pessoas se deslocavam até Curionópolis ou Serra Pelada para resolver problema relacionado ao pagamento de mensalidades ou obter informações. Nós criamos a delegacia para evitar que o irmão garimpeiro perca tempo e dinheiro saindo de Marabá. A ideia é otimizar o atendimento da cooperativa e prestar todos os serviços ao garimpeiro, com exceção de transferência de ações”, disse ele.

Segundo Neuton, “a delegacia atenderá, além de Marabá, os municípios de Itupiranga, Nova Ipixuna, Jacundá, Goianésia, Breu Branco, Bom Jesus do Tocantins, Abel Figueiredo, Rondon, Ulionópolis e Dom Eliseu, além de seis vilas, entre elas, Sororó, Cajazeiras e Tainópolis”, afirmou, ressaltando que todos da diretoria da Coomigasp têm responsabilidade e trabalham com carinho para atender os garimpeiros. “Vamos nos unir e não acreditar em pessoas que não têm compromisso com a família garimpeira. Precisamos do apoio de todos. Se não fosse vocês, não estaríamos aqui nesta luta em busca do ouro de forma mecanizada”, destacou o delegado de Marabá.

Jean Carlo

O vice-prefeito de Imperatriz, Jean Carlo, que também participou do evento, declarou que o momento é de contribuição com a causa garimpeira e que a Coomigasp vem fortalecendo a vida do garimpeiro. “O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) não participariam e acompanhariam de perto esse projeto – de parceria entre a Cooomigasp e a Colossus – se a coisa não fosse séria”, frisou Jean Carlo.

Adalto Batista

Em nome de todos os delegados, falou o delegado da Regional de São Domingos do Araguaia, Adalto Batista. Ele disse que inauguração da Delegacia de Marabá “é mais um importante passo da Cooperativa em prol do garimpeiro”. Ao lembrar a luta dos garimpeiros, Adalto elogiou o trabalho do presidente Gessé Simão e de sua diretoria pelas ações que vem desenvolvendo. “A coisa andou nessa diretoria. A Coomigasp tinha grupos que dividiam a categoria e o Gessé unificou a cooperativa. Enquanto o Gessé for presidente e nós delegados, não haverá ponto negativo na luta em favor do garimpeiro. Estamos prontos para resolver nossos problemas”, ressaltou Adalto Batista.



Serviço:

Delegacia Regional da Coomigasp em Marabá (PA)

Endereço: Rodoviária do KM 6 – Boxes 56 e 58

Telefone: (94) 9139-1555

ASCOM Coomigasp


2 comentários:

  1. Boa tarde, sou leitora assídua do blog e gostaria de algum telefone de contato ou e-mail para mandar sugestões de posts.
    Meu e-mail é patriciacagni@hotmail.com
    Muito obrigada pela atenção

    Patrícia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir