Cerca de 20 mil associados da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) deverão participar neste domingo (27) em Curionópolis de mais uma assembleia da categoria que vai tratar dos itens constantes no edital de convocação da AGO. Dentre os temas estão a prestação de contas do exercício de 2010 e a eleição do novo Conselho Fiscal da cooperativa. Será apresentado também o novo quadro social da cooperativa, que foi reformado. “Tiramos do quadro social 6.500 nomes fictícios”, informou o presidente da Coomigasp, Gessé Simão.
Seminário
Segundo ele, ocorrerá no Teatro Municipal de Curionópolis um seminário sobre “Mineração e Geologia no Sul do Pará”, organizado pela prefeitura municipal do município e pela Coomigasp, e coordenado pelo secretário de Geologia Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar. Participarão do evento representantes da Vale, do Grupo de Mineração Leolar e da parceria Coomigasp/Colossus. O evento contará com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deputados e senadores dos estados do Pará e do Maranhão, prefeitos da região, entre outras autoridades.
O encontro será encerrado no domingo às 12h30 pelo ministro Lobão, que, após almoço da comitiva, se deslocará até a mina de Serra Pelada, onde fará uma visita oficial àquele que já foi considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo. Estão previstas também as presenças dos senadores João Ribeiro (PR-TO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Edison Lobão Filho (PMDB-MA), do presidente da Assembleia Legislativa do estado do Pará, Manoel Pioneiro, além de deputados federais e estaduais do Pará e do Maranhão.
Viabilidade do Projeto
Em recente audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Pará, em Belém, os deputados estaduais paraenses conheceram detalhes da nova situação da Mina de Serra Pelada. “Já estamos gerando emprego e renda a uma população que aplaudi e apóia o projeto da Nova Mina de Serra Pelada, o qual também servirá para melhorar a qualidade de vida dos milhares de garimpeiros sócios da Coomigasp´”, afirmou Gessé Simão durante sua exposição no plenário daquela casa legislativa, para em seguida fazer um alerta: “Lamento que esses elementos criminosos expulsos de Serra Pelada por fomentar assassinatos, a prostituição infantil e o tráfego de drogas, entre elas o crack, para jovens indefesos, agora batem nos gabinetes dos deputados na tentativa de induzi-los a apoiar as suas mentiras”, disse ele, conforme destacou a própria assessoria de imprensa da Assembleia Legislativa do Pará.
Balanço
Ao fazer um balanço de suas atividades como presidente da Cooperativa de Mineração do Garimpo de Serra Pelada, Gessé Simão, afirmou que está cumprindo com sua missão. “Iniciamos com o propósito de resolver a situação de Serra Pelada. Passamos por um momento crucial para receber nosso alvará de pesquisa, que era discutido demasiadamente por um grupo oposicionista. Esse grupo dizia que esse direito não era da Coomigasp. Após a confirmação do CNPJ da cooperativa por parte do ministério da Fazenda, ficou comprovado que o direito de receber o alvará era de fato da Coomigasp. Em seguida vieram as pesquisas e mais uma vez sofremos com perseguições e chantagens do grupo oposicionista, que é formado por uma minoria”, destacou.
Gessé Simão explicou que todas as etapas foram cumpridas, de acordo com a legislação: apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); debate e solicitação do direito minerário por intermédio da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM); elaboração do Plano de Aproveitamento Econômico - PAE, que foi discutido e aprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e obtenção da licença ambiental junto ao Conselho de Meio Ambiente do Estado do Pará; a liberação da Licença de Instalação (LI) e finalmente a liberação da concessão de lavra por parte do ministério de Minas e Energia. “Foi uma luta, mas obtivemos uma grande conquista e foi uma festa muito bonita. E era tudo o que o garimpeiro precisava. Ter a concessão de lavra para implantar o projeto e em seguida partir para a produção mineral tão sonhada e tão desejada. A verdade é que hoje o garimpeiro tem realmente uma mina, que já foi instalada e está sendo implantada. Após implantada, nós vamos iniciar a produção mineral possivelmente no final deste ano”, afirmou Gessé, ressaltando que os “garimpeiros estão unidos no mesmo propósito e confiantes em tudo isso”.
Projeto Nova Serra Pelada
Paralelo ao desenvolvimento do Projeto da Nova Serra Pelada, diversas ações para melhoria da qualidade de vida da comunidade estão sendo realizadas na vila. As ações atingem desde crianças até a melhor idade, mas principalmente os jovens em idade escolar, levando práticas esportivas e educativas que contribuem para que esses jovens saiam das ruas e não se envolvam com drogas e outras práticas ilícitas.
O ano de 2010, especialmente o segundo semestre, foi cheio de atrativos e de projetos na área social: reformas em escolas, projetos esportivos, baile para idosos roda de leitura, cinema, ação de cidadania, entre outros. Em 2011, mais programações foram planejadas para gerar bem estar social em Serra Pelada.
Parceria
A parceria da Coomigasp/Colossus tem fortalecido a economia da região do sul do Pará. O município de Curionópolis vem recebendo novas empresas e, com isso, tem aumentado o número de trabalhadores na área. Os poucos hotéis e restaurantes existentes não são suficiente para atender a demanda. A exploração mecanizada da mina de Serra Pelada começa a dar outra cara para a região e as perspectivas são as melhores em termos de fortalecimento e desenvolvimento econômico e social para a Vila de Serra Pelada e para Curionópolis.
De acordo com informações da empresa Colossus, a mineradora vem investindo a cerca de quatro anos em Serra Pelada, tendo aplicado quase R$ 30 milhões somente em pesquisas. Segundo ele, a empresa pretende investir US$ 120 milhões até o final de 2011, quando o minério começa a ser explorado.
ASCOM Coomigasp
quinta-feira, 24 de março de 2011
sábado, 19 de março de 2011
Parlamentares paraenses visitarão a nova mina de Serra Pelada no próximo dia 27
Os deputados estaduais do Pará que participaram da audiência pública ocorrida na última quarta-feira (16), saíram convencidos de que o projeto de desenvolvimento mineral da Nova Mina de Serra Pelada é de grande importância para o Estado e para a sociedade garimpeira da Coomigasp. Eles irão formar uma comissão para visitar o projeto no próximo dia 27, mesmo dia em que o ministro de Minas e Energia Edison Lobão e o governador paraense Simão Jatene, estarão também visitando a mina de Serra Pelada .
O que foi observado pelas lideranças garimpeiras é de que a classe política do Pará, em especial os deputados estaduais, até ontem, não sabia que o velho garimpo, deu lugar a um grande projeto de mineração tocado pela parceria Coomigasp e Colossus que já está gerando renda e empregos ao município de Curionópolis. A audiência pública da ALP foi para atender a um pedido feito por Luiz da Mata, João Lepos e Fernando Marcolino. O trio levantou inverdades, por exemplo, de que em Serra Pelada havia conflitos e de que a população não estava satisfeita com a implantação da mina entre outras falácias.
O contraponto foi feito pela Coomigasp, Agasp Brasil, Freddigasp, Abasp e Amasp que desembarcaram em Belém na manhã de quarta-feira com cerca de 550 garimpeiros de varias cidades do Pará e do Maranhão. Uma parte ocupou o plenário da ALP. A outra parte se concentrou em frente do Poder Legislativo com suas faixas nas mãos.
O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, ao subir a tribuna louvou a iniciativa do deputados João Salame, Marcio Miranda e Manoel Pioneiro pela instalação da audiência publica.
“Nunca esta Casa em toda a sua historia se interessou em defender o povo garimpeiro de Serra Pelada. Durante a Ditadura fechou os olhos e concordou passivamente com o trabalho escravo, com a tortura e a humilhação em que foram submetidos aos milhares de cidadãos brasileiros que passaram pelo garimpo de Serra Pelada. Não existe nos anais do Poder legislativo paraense alguma ação que pudesse atenuar a situação de extrema miséria que ficou por mais de 19 anos a pobre comunidade de Serra Pelada, depois que o garimpo foi fechado. Embora tarde, mesmo assim, quero louvar hoje a iniciativa do deputado João Salame autor do pedido dessa audiência publica”, disse o presidente da Agasp Brasil, depois de historiar quase 30 anos de omissão.
Já o presidente da Coomigasp, Gessé Simão fez uma exposição aos parlamentares sobre todo o processo da implantação da mina que deve entrar em operação ainda este ano. “Já estamos gerando emprego e renda a uma população que aplaudi e apóia o projeto da Nova Mina de Serra Pelada o qual também servirá para melhorar a qualidade de vida dos milhares de garimpeiros sócios da Coomigasp”, afirmou o presidente, que disse ainda. “Lamento que esses elementos criminosos expulsos de Serra Pelada por fomentar assassinatos, a prostituição infantil e trafego de drogas entre elas o crak para jovens indefesos, agora batem nos gabinetes dos deputados na tentativa de induzi-los a apoiar as suas mentiras”, disse Gessé.
O contrato entre a Coomigasp e Colossus também foi exposto de forma clara aos deputados presentes a audiência. Numa explicação cristalina o advogado Daniel Vilas Boas discorreu sobre cada ponto do contrato de parceria e deixou o documento a disposição dos deputados. O presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro e o deputado João Salame optaram pela formação de uma comissão de deputados com a tarefa de visitar o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada e conversar com a comunidade.
Daniel Soares
O que foi observado pelas lideranças garimpeiras é de que a classe política do Pará, em especial os deputados estaduais, até ontem, não sabia que o velho garimpo, deu lugar a um grande projeto de mineração tocado pela parceria Coomigasp e Colossus que já está gerando renda e empregos ao município de Curionópolis. A audiência pública da ALP foi para atender a um pedido feito por Luiz da Mata, João Lepos e Fernando Marcolino. O trio levantou inverdades, por exemplo, de que em Serra Pelada havia conflitos e de que a população não estava satisfeita com a implantação da mina entre outras falácias.
O contraponto foi feito pela Coomigasp, Agasp Brasil, Freddigasp, Abasp e Amasp que desembarcaram em Belém na manhã de quarta-feira com cerca de 550 garimpeiros de varias cidades do Pará e do Maranhão. Uma parte ocupou o plenário da ALP. A outra parte se concentrou em frente do Poder Legislativo com suas faixas nas mãos.
O presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, ao subir a tribuna louvou a iniciativa do deputados João Salame, Marcio Miranda e Manoel Pioneiro pela instalação da audiência publica.
“Nunca esta Casa em toda a sua historia se interessou em defender o povo garimpeiro de Serra Pelada. Durante a Ditadura fechou os olhos e concordou passivamente com o trabalho escravo, com a tortura e a humilhação em que foram submetidos aos milhares de cidadãos brasileiros que passaram pelo garimpo de Serra Pelada. Não existe nos anais do Poder legislativo paraense alguma ação que pudesse atenuar a situação de extrema miséria que ficou por mais de 19 anos a pobre comunidade de Serra Pelada, depois que o garimpo foi fechado. Embora tarde, mesmo assim, quero louvar hoje a iniciativa do deputado João Salame autor do pedido dessa audiência publica”, disse o presidente da Agasp Brasil, depois de historiar quase 30 anos de omissão.
Já o presidente da Coomigasp, Gessé Simão fez uma exposição aos parlamentares sobre todo o processo da implantação da mina que deve entrar em operação ainda este ano. “Já estamos gerando emprego e renda a uma população que aplaudi e apóia o projeto da Nova Mina de Serra Pelada o qual também servirá para melhorar a qualidade de vida dos milhares de garimpeiros sócios da Coomigasp”, afirmou o presidente, que disse ainda. “Lamento que esses elementos criminosos expulsos de Serra Pelada por fomentar assassinatos, a prostituição infantil e trafego de drogas entre elas o crak para jovens indefesos, agora batem nos gabinetes dos deputados na tentativa de induzi-los a apoiar as suas mentiras”, disse Gessé.
O contrato entre a Coomigasp e Colossus também foi exposto de forma clara aos deputados presentes a audiência. Numa explicação cristalina o advogado Daniel Vilas Boas discorreu sobre cada ponto do contrato de parceria e deixou o documento a disposição dos deputados. O presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro e o deputado João Salame optaram pela formação de uma comissão de deputados com a tarefa de visitar o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada e conversar com a comunidade.
Daniel Soares
segunda-feira, 14 de março de 2011
Hoje é dia do nosso dia...
Hoje é dia em eu que me recordo do dia em que te conheci, naquela noite tão especial;
Mas hoje, nesse dia, ao meio dia, me lembrei do nosso dia... (Me perdoe pelo atraso)
E por falar em dia. Não tem como não comentar os nossos dias... E olha que ao logo desses anos juntos, já se vão muitos dias.
Mas existem uns dias, que são mais inesquecíveis do que outros. Como por exemplo, o dia da nossa primeira vez (Onde tudo começou...)
O dia do nosso casamento; o dia da nossa primeira briga (E a nossa reconciliação, claro)
O dia da nossa primeira viagem; o dia do nascimento da nossa primogênita (Ruth)
O dia em que compramos a nossa primeira casa; o dia em que ficamos no prego com o nosso primeiro carro (Vamos esquecer essa parte)
O dia do nascimento do nosso segundo filho (Haniel)
O dia do meu primeiro vacilo (sem comentários)
O dia da nossa primeira mudança de estado;
O dia do nascimento da nossa caçulinha (Débora).
Há meu Deus, e o dia da minha dor... O que dizer?... Mas graças ao papai do céu, houve também o inesquecível dia da minha redenção;
O dia do inicio das nossas conquistas materiais...
Em fim; hoje é o nosso dia.
Dia de reconhecer o quanto você é importante pra mim;
Dia que louvo a Deus pelo dia que você veio ao mundo;
Dia que te agradeço por você me aceitar em seu mundo;
Hoje é o dia do nosso aniversario de casamento (15 anos). Parabéns pra mim por ter você!
Hoje é o dia que reconheço que todos os dias da minha vida é dia pra te dizer-te, TE AMO minha “corujinha”.
Daniel Soares
Mas hoje, nesse dia, ao meio dia, me lembrei do nosso dia... (Me perdoe pelo atraso)
E por falar em dia. Não tem como não comentar os nossos dias... E olha que ao logo desses anos juntos, já se vão muitos dias.
Mas existem uns dias, que são mais inesquecíveis do que outros. Como por exemplo, o dia da nossa primeira vez (Onde tudo começou...)
O dia do nosso casamento; o dia da nossa primeira briga (E a nossa reconciliação, claro)
O dia da nossa primeira viagem; o dia do nascimento da nossa primogênita (Ruth)
O dia em que compramos a nossa primeira casa; o dia em que ficamos no prego com o nosso primeiro carro (Vamos esquecer essa parte)
O dia do nascimento do nosso segundo filho (Haniel)
O dia do meu primeiro vacilo (sem comentários)
O dia da nossa primeira mudança de estado;
O dia do nascimento da nossa caçulinha (Débora).
Há meu Deus, e o dia da minha dor... O que dizer?... Mas graças ao papai do céu, houve também o inesquecível dia da minha redenção;
O dia do inicio das nossas conquistas materiais...
Em fim; hoje é o nosso dia.
Dia de reconhecer o quanto você é importante pra mim;
Dia que louvo a Deus pelo dia que você veio ao mundo;
Dia que te agradeço por você me aceitar em seu mundo;
Hoje é o dia do nosso aniversario de casamento (15 anos). Parabéns pra mim por ter você!
Hoje é o dia que reconheço que todos os dias da minha vida é dia pra te dizer-te, TE AMO minha “corujinha”.
Daniel Soares
domingo, 13 de março de 2011
Centenas de garimpeiros participam da pré-assembleia em Santa Inês
A quadra de esporte da Escola Municipal Maria Martins Bringel, foi palco de mais um grande encontro da família garimpeira em Santa Inês – MA. Centenas de garimpeiros que compõe a regional de Santa Inês participaram na manhã desse sábado (12), de mais uma pré-assembleia da Coomigasp, o encontro reuniu vereadores da região, diretores e representantes da Coomigasp.O presidente Gessé Simão mais uma vez de forma democrática colocou para a presiação da plenária os itens do edital de convocação que serão abordados na grande AGO de março de 2011, entre eles a prestação de contas referente ao exercício de 2010, que foi de forma unânime aprovado pelos presentes. “Aprovamos as contas do presidente nessa pré-assembleia, e vamos confirma nossa decisão no dia 27, por entendermos que Gessé esta no caminho certo, e o trabalho não pode parar”. Comenta o líder garimpeiro de Santa Inês Queiroz Carvalho.Outro item discutido no encontro foi sobre e a eleição do novo conselho fiscal, que segundo Gessé irá apoiar a chapa indicada pelas entidades, o presidente afirma que apresentação das chapas ficou mais vez a cargo das entidades representativas. “Não é papel do presidente, apresentar nenhuma chapa ao conselho fiscal, no entanto, reitero total e irrestrito apoio à chapa apresentada por essas entidades, no caso a chapa Nº 1”, comentou Gessé Simão.A vistoria que será feita no parque industrial da nova mina de Serra Pelada pelo MME, logo após o encerramento da AGO, e que será acompanhada pelo próprio Ministro Edson Lobão, foi outro assunto discutido nesse encontro, como também a ida do ex-presidente Lula. “Estamos juntamente com o governo municipal de Curionópolis acertando os últimos detalhes para recepcionar o ministro Lobão, o governador Simão Jatene, senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos e o nosso eterno presidente Lula. Será um dia de festa para a família garimpeira de Serra Pelada”. Diz o presidente emocionado.A comitiva da cooperativa segue agora para a cidade de Presidente Dutra, para realizar a última pré-assembleia no estado do Maranhão, o encontro estar marcado para as 14h de domingo (13), e segundo o delegado regional da Coomigasp a expectativa também será de casa cheia.
Daniel Soares
Clima festivo nas pré-assembleias da Coomigasp
A maratona das pré-assembleias da Coomigasp segue a todo vapor, em Marabá no último dia 09, a reunião foi marcada pela presença das delegacias regionais de São Domingos do Araguaia, Xinguara e Novo Repartimento, o mega encontro foi chamado de “Super concentração garimpeira” e reuniu mai sde três mil sócios da cooperativa na manhã de quarta feira. Já em Maracaçumé – MA, a reunião foi marcado pelo clima festivo, os garimpeiros se reuniram e ofereceram um delicioso churrasco para o presidente Gessé e sua comitiva. “Nós estamos acostumados a participarmos de confraternizações organizadas pelo nosso presidente para nós, mas hoje fomos nós que de forma voluntária e com a contribuição dos nossos irmãos de Maracaçumé, organizamos esse este almoço pra ele”. Comenta Paulista, um dos organizadores.A iniciativa da família garimpeira de Maracaçumé emocionou o presidente Gessé, que fez questão em seu discurso, de agradecer o gesto de carinho e apoio, “São gestos como esse que nos credencia a continuarmos em nossa missão. Não tem sido fácil, mas ao receber uma homenagem como essa, me sinto fortalecido pra continuar nessa jornada. Obrigado Maracaçumé”, com a voz embargada comenta o presidente, que também aproveitou a oportunidade pra oficializar o líder garimpeiro Jessé Paiva como o novo representante de Maracaçumé.Para o deputado federal Cleber Verde, que esteve presente nas duas pré-assembleias, o momento que a cooperativa esta passando é mesmo pra se festejar, “os garimpeiros sócios da Coomigasp tem razões de sobra para comemorar, são anos de luta e sofrimento que agora está chegando ao fim. Parabéns família garimpeira”. Relata o parlamentar.
O presidente vem expondo, nessas mini-assembleias os itens à serem abordados na grande AGO de março de 2011, como por exemplo, a prestação de contas referente ao exercício de 2010 e a eleição do novo conselho fiscal. Outro assunto discutido nessas reuniões que tem caráter de pré-assembleia, é sobre a ida do ex-presidente Lula e do ministro Lobão a Serra Pelada para inspecionar os trabalhos de implantação da nova mina de Serra Pelada, tocado pela parceria Coomigasp Colossus.Cumprindo agenda das pré-assembleias, a Coomigasp estará realizando na manhã deste sábado (12), mais uma pre-assembleia na regional de Santa Inês, e uma outra no domingo (13) em Presidente Dutra. Já no dia 19/03 será a vez da regional de Araguaina – TO, fechando assim as pré-assembleias da Coomigasp.
O presidente vem expondo, nessas mini-assembleias os itens à serem abordados na grande AGO de março de 2011, como por exemplo, a prestação de contas referente ao exercício de 2010 e a eleição do novo conselho fiscal. Outro assunto discutido nessas reuniões que tem caráter de pré-assembleia, é sobre a ida do ex-presidente Lula e do ministro Lobão a Serra Pelada para inspecionar os trabalhos de implantação da nova mina de Serra Pelada, tocado pela parceria Coomigasp Colossus.Cumprindo agenda das pré-assembleias, a Coomigasp estará realizando na manhã deste sábado (12), mais uma pre-assembleia na regional de Santa Inês, e uma outra no domingo (13) em Presidente Dutra. Já no dia 19/03 será a vez da regional de Araguaina – TO, fechando assim as pré-assembleias da Coomigasp.
Daniel Soares
quarta-feira, 2 de março de 2011
O governo itinerante da Coomigasp realiza mais uma pré-Assembléia
O governo itinerante da Coomigasp não para, depois de realizar as pré-assembleias nas cidades de Palmas – TO, São Luis - MA, Belém e Imperatriz no Maranhão, e no último dia 27 (domingo) em Teresina – PI. A comitiva liderada pelo presidente Gessé Simão, segue para mais uma cidade paraense, no próximo dia 09 de março. Marabá será a sesta regional a sediar a pré-assembléia da Coomigasp, que antecede a grande AGO ainda neste mês de março na sede da Coomigasp em Curionópolis – PA.
ASCOM - Coomigasp
A Exemplo do que aconteceu nas cidades onde a comitiva tem passado, a pré-assembleia da cooperativa em Teresina contou com a participação de autoridade políticas, presidentes de entidades dentre eles a presidente da AMASP, FREDDGASP, ABASP e Toni Duarte presidente da AGASP Brasil, além da família garimpeira que mais uma vez compareceu em peso, a importante reunião.
O presidente vem expondo, nessas mini-assembleias os itens a serem abordados na grande AGO de março de 2011, como por exemplo, a prestação de contas referente ao exercício de 2010, a eleição do novo conselho fiscal, eleição esta, que o presidente Gessé afirma que apresentação das chapas ficou mais vez a cargo das entidades representativas. “Não é papel do presidente, apresentar nenhuma chapa ao conselho fiscal, no entanto, reitero total e irrestrito apoio à chapa apresentada por essas entidades”, comentou Gessé Simão.
Outro assunto discutido nessas reuniões que tem caráter de pré-assembleia, é sobre a ida do ex-presidente Lula e do ministro Lobão a Serra Pelada para vistoriar os trabalhos de implantação da nova mina de Serra Pelada, tocado pela parceria Coomigasp Colossus.
Para o delegado regional da Coomigasp na capital Paraense, o presidente Gessé, vem desenvolvendo um belíssimo trabalho à frente da Coomigasp. “Hoje presenciamos algo nunca visto e vivido pela família garimpeira de Serra Pelada; se há paz em Serra Pelada; se o projeto está caminhando a passos largos e se contemplamos a esperança na face do garimpeiro, isso se dá pela forma seria e compromissada de administrar de Gessé. Não tenho dúvidas que os garimpeiros saberão eleger a chapa indicada pelas entidades e aprovarão sem contestação a prestação de contas do ano de 2010, pois eles entendem que o processo precisa continuar caminhando a passos largos”. Disse Vitor Albarado.
Cumprindo agenda das pré-assembleias da cooperativa, será realizado na manhã de quarta-feira (09), na regional de Marabá o mega encontro da família garimpeira, que reunirá em um só lugar, as delegacias de São Domingos, Xinguara e Novo Repartimento. A grande pré-assembleia já esta sendo chamada de “Super concentração garimpeira”.
Serão ainda realizadas as pré-assembleias de Maracaçumé – MA, dia 11/03; Santa Inês, no dia 12/03 e Presidente Dutra no domingo (13). No dia 18/03 será a vez da regional de Araguatins e Araguaina – TO no dia 20/03, fechando assim as pré-assembleias da Coomigasp.
O presidente vem expondo, nessas mini-assembleias os itens a serem abordados na grande AGO de março de 2011, como por exemplo, a prestação de contas referente ao exercício de 2010, a eleição do novo conselho fiscal, eleição esta, que o presidente Gessé afirma que apresentação das chapas ficou mais vez a cargo das entidades representativas. “Não é papel do presidente, apresentar nenhuma chapa ao conselho fiscal, no entanto, reitero total e irrestrito apoio à chapa apresentada por essas entidades”, comentou Gessé Simão.
Outro assunto discutido nessas reuniões que tem caráter de pré-assembleia, é sobre a ida do ex-presidente Lula e do ministro Lobão a Serra Pelada para vistoriar os trabalhos de implantação da nova mina de Serra Pelada, tocado pela parceria Coomigasp Colossus.
Para o delegado regional da Coomigasp na capital Paraense, o presidente Gessé, vem desenvolvendo um belíssimo trabalho à frente da Coomigasp. “Hoje presenciamos algo nunca visto e vivido pela família garimpeira de Serra Pelada; se há paz em Serra Pelada; se o projeto está caminhando a passos largos e se contemplamos a esperança na face do garimpeiro, isso se dá pela forma seria e compromissada de administrar de Gessé. Não tenho dúvidas que os garimpeiros saberão eleger a chapa indicada pelas entidades e aprovarão sem contestação a prestação de contas do ano de 2010, pois eles entendem que o processo precisa continuar caminhando a passos largos”. Disse Vitor Albarado.
Cumprindo agenda das pré-assembleias da cooperativa, será realizado na manhã de quarta-feira (09), na regional de Marabá o mega encontro da família garimpeira, que reunirá em um só lugar, as delegacias de São Domingos, Xinguara e Novo Repartimento. A grande pré-assembleia já esta sendo chamada de “Super concentração garimpeira”.
Serão ainda realizadas as pré-assembleias de Maracaçumé – MA, dia 11/03; Santa Inês, no dia 12/03 e Presidente Dutra no domingo (13). No dia 18/03 será a vez da regional de Araguatins e Araguaina – TO no dia 20/03, fechando assim as pré-assembleias da Coomigasp.
ASCOM - Coomigasp
Assinar:
Postagens (Atom)