Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Raimundinho é o novo presidente da Coomic


A Cooperativa Mista dos Garimpeiros da Cotia (Coomic), fundada em 23 de outubro de 1989, que hoje conta com cerca de 8.500 sócios, elegeram na manhã desse domingo 14, a sua sexta legislatura.
Cerca de 1.500 garimpeiros oriundos de diversas partes do país, participaram da grande Assembléia Geral Ordinária (AGO), realizada no auditório da sede da cooperativa no garimpo da Cotia, no município de Curionópolis – PA, e elegeram as diretoria dos Conselhos Administrativo e Fiscal, sendo este ultimo para um mandato de um ano.
A eleição que sagrou a chapa 1, encabeçada pelo o líder garimpeiro Raimundo Nonato Lopes como vencedora, teve inicio por volta das 9hs, e foi conduzida pelo Sr. José Vanderlei Barbosa presidente da comissão Eleitoral, “essa comissão que foi formada logo após a publicação do edital de convocação é composta por três membros, é uma exigência estatutária que tem como objetivo maior promover e viabilizar as eleições para o Conselho Administrativo e Fiscal, a mesma comissão terá seus trabalhos findados com a realização e eleição dos candidatos”, explica Mariano Pereira, que com o garimpeiro Francisco Alves também compõe a referida comissão eleitoral.
Os mais de mil e quinhentos sócios presentes no auditório, optaram pelo voto aberto e elegeram por aclamação a nova diretoria da Coomic. Jairo Leite que além de advogado, também é sócio da Coomic, fez questão de lê parte do estatuto social da cooperativa e explicar aos presentes, que o voto para escolha dos conselhos administrativo e fiscal poderá ser feito por modo aberto como também através do voto secreto. Posto em votação os associados decidiram pelo voto por aclamação. Dr. Jairo ainda explicou que a justiça de Curionópolis negou a ação impetrada pelo ex-presidente da Coomic, Jorge Bandeira que visava impedir a realização das eleições para o Conselho Administrativo e Conselho Fiscal da cooperativa da Cutia. “O juiz Alexandre Hiroshi Arakaki avaliou o pedido de Jorge Bandeira e constatou que o mesmo não tinha fundamento. Com isso, essa assembléia é legal”, comenta Leite. Jorge Bandeira que não compareceu no evento, foi representado pelo seu filho que é presidente da associação dos moradores da Cotia, o mesmo ao fazer uso da palavra fez questão de dizer que tanto a associação que ele representa e seu pai, darão total apoio a nova diretoria.
Para o garimpeiro José Ferreira de Imperatriz, Raimundo Nonato era nome certo, “Ninguém tinha a menor duvida de que os sócios da Cutia votariam massiçamente na chapa 1 encabeçada por Raimundinho. Ele sim, vem realizando um belíssimo trabalho, por isso a Coomic está nessa situação privilegiada e prestes a conquistar sua Permissão de Lavra Garimpeira”.
Segundo o agora presidente Raimundo Nonato a PLG da Coomic será a prioridade imediata de seu governo, “eu já vinha trabalhando com muito empenho nesse sentido, agora com essa situação definida do novo Conselho Administrativo e Fiscal da cooperativa essa tão sonhada PLG, está muito mais perto”. Comenta emocionado Raimundo Nonato, presidente da Coomic.
Conselho de Administração – órgão superior da administração da cooperativa. É de sua competência a decisão sobre qualquer interesse da cooperativa e de seus cooperados nos termos da legislação, do Estatuto Social e das determinações da Assembléia Geral. O Conselho de Administração será formado por cooperado no gozo de seus direitos sociais, com mandatos de duração de 4 anos e de renovação estabelecidos pelo Estatuto Social, tem agora como presidente Raimundo Nonato Lopes, Ranilton Fernandes Silva como diretor administrativo e o líder garimpeiro Cleiton Monteiro Silva à frente da diretoria financeira da Coomic. Além dos suplentes Jadiel de Jesus da Silva e João Moreira Dias para os respectivos cargos.
Conselho Fiscal - que é formado por três membros efetivos e três suplentes, eleitos para a função de fiscalização da administração, das atividades e das operações da cooperativa, examinando livros e documentos entre outras atribuições. É um órgão independente da administração. E tem por objetivo representar a Assembléia Geral no desempenho de funções durante um período de doze meses, tem agora a seguinte formação. Elson Lisboa Morais, Francisco Correia Oliveira e Vicente Oliveira Araujo como membros efetivos. Edmar Viana, João Batista Pereira e José Raimundo Neres como suplentes.

3 comentários:

  1. que bom eu adorei pela vitória do seu Raimundo. estou torcendo por mais vitórias e conquista.

    ResponderExcluir
  2. eu quero saber,se isso sai ou não sai...............

    ResponderExcluir
  3. sou associado e quero me recadastrar,como devo fazer?e quero acertar as parcelas atrazadas,e quero a carterinha,que ficaram de me mandar e nao recebi.meu imail e joseaguinaldoandrade@hotmail.com

    ResponderExcluir