Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sábado, 17 de setembro de 2011

Deputados promovem audiência em Curionópolis sobre a SPCDM

Cerca de 400 garimpeiros participaram da reunião realizada no teatro municipal de Curionópolis, no sábado (17), com a presença de deputados estaduais e lideranças garimpeiras. A reunião foi convocada pelo deputado João Salame (PPS-PA), que preside uma comissão na Assembleia Legislativa do Pará que trata sobre Serra Pelada. Ele disse que o encontro serviria para questionar alguns pontos do contrato assinado entre a Colossus, por intermédio da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral (SPCDM) e a Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada. O contrato, no entanto, foi aprovado em assembleia geral pelos garimpeiros e está em pleno vigor e consolidado. Os deputados saíram satisfeitos com as explicações do presidente da Coomigasp, Gessé Simão.

A reunião, que ocorreu em clima de tranqüilidade, foi aberta pelo deputado estadual João Salame. Ele informou que em breve uma comissão de deputados irá a Serra Pelada conhecer de perto a realidade das condições de vida dos moradores da vila e procurar soluções para os problemas que afetam diretamente àquela comunidade garimpeira.

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOLP-PA) disse que a ideia é fazer um esforço para encontrar uma solução para os problemas dos garimpeiros que vivem em Serra Pelada. Rodrigues afirmou que a Coomigasp, com base em documentos e nos argumentos de Gessé Simão, é a legítima detentora da concessão de lavra para a exploração mecanizada da nova mina.

O presidente da Agasp Brasil Toni Duarte, em seu pronunciamento voltou a cobrar mais empenhos dos deputados estaduais do Pará junto à bancada federal, para aprovação do projeto que trata da aposentadoria dos garimpeiros. “Deputados, o projeto da Nova Mina de Serra Pelada já é realidade. O que gostaríamos agora é que a classe política aprove o projeto de aposentadoria dos garimpeiros, que é uma bandeira levantada por nós da Agasp Brasil e que é um desejo da classe garimpeira”.

Já o deputado Milton Zirmmer (PT-PA) destacou a luta dos garimpeiros ao longo de 30 anos. Ele ressaltou ainda que, “maior que seja a riqueza, tem que haver respeito com a pessoa humana” e pediu “que os direitos dos garimpeiros sejam respeitados”.
esta

O advogado Daniel Vilas Lobos disse que “o projeto da Nova Mina de Serra Pelada representa a realização de um sonho”. Ele garantiu que não houve perdas para os garimpeiros e explicou  detalhes do projeto, inclusive os percentuais de 25% da Coomigasp e 75% da Colossus, que foi objeto de discussão durante a reunião. “A Colossus investiu até agora mais de 200 milhões de reais no projeto e 70% das pessoas contratadas são de Curionópolis e de Serra Pelada”. informou.

Ao falar em nome da FREDDIGASP, o líder garimpeiro de Colinas – TO, João Paz, destacou a trajetória de luta dos garimpeiros e elogiou a administração da atual diretoria. “O Gessé tem total apoio da classe garimpeira; do ministro Edison Lobão; do Governador do Pará, Simão Jatene, e do prefeito de Curionópolis, Chamonzinho, por isso o projeto da nova mina evolui a cada dia gerando emprego e renda”, disse ele.

Ao final do encontro, o presidente Gessé Simão afirmou que a reunião foi bastante proveitosa porque os deputados puderam esclarecer suas dúvidas sobre o projeto da Nova Mina de Serra Pelada. “Foi muito boa a reunião. Mostramos aos deputados que o projeto da Nova Mina está consolidado e vem gerando emprego e renda em Serra Pelada. Mostramos ainda que o projeto, em parceria com a prefeitura de Curionópolis, tem desenvolvido inúmeras ações sociais em Serra Pelada em benefício do povo que mora lá”, avaliou Gessé.

Participaram da reunião com os deputados, delegados regionais da Coomigasp, vereadores de Curionópolis, diretores e funcionários da cooperativa, o presidente da Agasp Brasil, Toni Duarte, e presidentes de cooperativas, entidades e associações representativas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Deputados vão conhecer detalhes do projeto da Nova Mina

O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, afirmou nesta sexta-feira que o contrato firmado com a empresa Colossus para a implantação da Nova Mina de Serra Pelada está consolidado, gerando e emprego e renda para várias famílias.

A declaração foi feita durante entrevista ao programa FALA CIDADE da rádio Liderança FM, ao falar sobre a reunião que ocorrerá neste sábado, a partir das 9 da manhã, no Teatro Municipal de Curionópolis, entre lideranças garimpeiras e deputados estaduais e federais do Pará.

Na entrevista, Gessé destacou a longa luta dos garimpeiros para obter a imissão de posse da nova lavra, cuja entrega foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, em cerimônia realizada em Serra Pelada em 27 de março, com a presença de mais de 20 mil garimpeiros.

Ele disse ainda que a iniciativa da reunião partiu de um grupo de deputados estaduais e não da Coomigasp. Segundo ele, “a ideia dos deputados é conhecer de perto detalhes sobre o andamento do projeto da Nova Mina”. 

Gessé lembrou que o contrato com a Colossus é privado e não envolve dinheiro público, portanto, não é função da Assembleia Legislativa investigar o projeto. Ressaltou, no entanto, que a Coomigasp está pronta para prestar todos os esclarecimentos aos deputados estaduais que participarão da reunião neste sábado em Curionópolis.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Vereadores de Curionópolis dão destaque à SPCDM

O presidente da Câmara de Vereadores de Curionópolis, João do Patrocínio Filho (foto) e a vereadora   Jocenilde Oliveira,  ambos do PMDB, se manifestaram destacando  a importância  do Projeto de Desenvolvimento Mineral de Serra Pelada, que vem sendo implantado pela SPCDM, empresa criada pela parceria Coomigasp e Colossus.

Eles pediram que fosse registrada em ata a “monção de apoio” aos projetos de mineração no município de iniciativa do vereador Paulo Higino da Silva (PR) aprovada por unanimidade no último dia 18. Para o presidente João do Patrocínio a aprovação unânime na Câmara é  apenas mais uma demonstração que os vereadores estão interessados com o desenvolvimento do município.

Acompanhamos todas as audiências e reuniões que discutiram a implantação dos projetos, agora não poderia ser diferente”, disse o vereador. Só o Projeto Serra Pelada emprega 500 funcionários, 70% da mão-de-obra são do Distrito Mineral de Serra Pelada ou da sede do município. Sobre essas contratações o presidente foi enfático em dizer, que é isso que os vereadores esperam; comprometimento das empresas que estão se instalando na cidade a exemplo da SPCDM.

Ele destacou ainda como de grande importância os projetos da SPCDM voltados para a segurança no trabalho e capacitação profissional com o objetivo de preparar o cidadão curionopolense ao mercado de trabalho. “Entendemos que dessa maneira o Poder Legislativo só poderia apoiar, tanto o projeto da SPCDM, como os demais em implantação no município”, afirmou.

O presidente da Câmara conclamou a classe política e empresarial de Curionópolis a ficarem em alerta a qualquer ato intervencionista ao projeto   que vem sendo orquestrado por um deputado de Marabá ligado   a Assembléia Legislativa do Pará . Patrocínio ressalta que neste momento, qualquer ação contraria ao progresso de Curionópolis deve ser severamente  rejeitada. “Não vamos aceitar qualquer ação duvidosa que venha colocar em jogo a luta de nossa gente, que tem mostrado sinais de melhorias para toda a região, especialmente para a Vila Serra Pelada”, afirmou. Ele  recomenda que a comunidade valorize as oportunidades, uma vez que o município está em desenvolvimento. “Agora é a vez de Curionópolis receber os bônus da implantação de projetos de mineração”, disse otimista.

Para a vereadora Jocenilde Oliveira, os projetos de mineração no município  estão alavancando a economia local. “A comunidade deve se tranqüilizar, pois o Poder Legislativo está atento às oportunidades de emprego, e vai continuar cobrando para que as vagas sejam preenchidas por pessoas do município”. Nilde afirmou que vai procurar estreitar mais as relações do Legislativo com a SPCDM. “A importância de uma aproximação maior será a garantia de podermos ter  mais conhecimento das várias fases do projeto agora em  implantação e das oportunidades que poderão surgir em cada fase para nosso povo”, conclui.

Fonte: Agasp Brasil