Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sábado, 29 de janeiro de 2011

O governo itinerante da Coomic não para, depois de realizar as Pré-Assembleias nas cidades de Altamira, Breu Branco, Goinésia, Jacundá e Rondon no estado do Pará, e nas cidades maranhenses de Santa Inês, São Luis, Arari, Chapadinha e Presidente Dutra, a cooperativa fez sua 1º pré-assembleia no estado do Tocantins, ocorrida ontem às 16h00, na importante cidade de Araguaina.
A Exemplo do que aconteceu nas cidades por onde a comitiva tem passado, o presidente mais uma vez expões a sociedade os itens do edital de convocação que serão abordados na grande AGO/E do dia 13 de fevereiro, como por exemplo os itens 3, 4 e 5, que tratam sobre a destituição dos diretores Cleiton Monteiro e Jadiel de Jesus por praticas danosas a sociedade. O item 4º que aborda o novo modelo de negócios para desenvolvimento e empreendimento de mineração, e o último que trata especificamente sobre a alteração da redação dos artigos 2º e 3º do estatuto social. Além da prestação de contas correspondente ao exercício de 2010 e a eleição do conselho fiscal, como consta no 1º e 2º item do edital.
Para o delegado regional da Coomigasp de Araguaina, que esteve presente na grande reunião garimpeira, o presidente Raimundo Lopes, vem cumprindo cabalmente com os seus compromissos de campanha, “Hoje presenciamos algo nunca visto e vivido pela família garimpeira da Cutia, se o processo esta fluindo bem, e se contemplamos a esperança na face do garimpeiro, isso se dá pela forma de administrar de Raimundinho, não tenho dúvidas que os garimpeiros saberão eleger no dia 13, a melhor chapa para o Conselho Fiscal e aprovarão sem contestação a prestação de contas do ano de 2010, pois eles entendem que o processo precisa continuar caminhando a passos largos”. Disse João Araguaina.
O líder garimpeiro de Serra Pelada Aderbal que também faz parte da comitiva, ao fazer uso da palavra fez questão de afirma que a exemplo de Serra Pelada só através da implantação da mina, a história da Cutia irá mudar. “Com o fechamento do garimpo nós moradores, nos deparamos com uma dura realidade, porém com a implantação do projeto da nova mina de Serra Pelada, nossa história mudou completamente. É essa mudança que também queremos para a Cutia, por tanto precisamos implantar essa mina em Cutianópolis o quanto antes”. Afirma o líder garimpeiro.
A comitiva liderada pelo presidente Raimundo Lopes, segue agora para mais uma pré-assembleia no estado tocantinense, no total de três. Dessa vez serão os garimpeiros da cidade de Juarina e região, que irão receber na tarde desse sábado (29), às 16h00, na escola estadual Zico Dorneles no centro do município, a equipe da Coomic e seu presidente.
A cidade de Juarina será a 12º cidade a sediar a pré-assembleia da cooperativa que antecede a Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, marcada para o próximo mês de fevereiro na sede da Coomic em Cutianópolis distrito de Curionópolis – PA. “Faremos ainda no próximo dia 30, Colinas e na segunda-feira 31, Palmas. Dia 02/02 será a vez de Xinguara - PA, encerrando as pré-assembleis na capital paraense no dia 06”. Explica Raimundo Lopes, presidente da Coomic.

ASCON Coomic

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

As pré-assembleias da Coomic chega ao Tocantins

Depois dos estados Pará e Maranhão chegaram à vez das cidades Tocantinenses sediarem as pré-assembleias da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia, como forma de preparar a sociedade para a grande assembléia-geral extraordinária marcada para acontecer no mês de fevereiro em Cutianópolis distrito de Curionópolis.
A última pré-assembleia no estado do Maranhão aconteceu na cidade de Presidente Dutra, e foi marcada pelas presenças do ex-presidente da Coomigasp Valder Falcão, do delegado regional da Coomigasp Neto e do líder garimpeiro de Serra Pelada Aderbal, além de um bom número de sócios da Coomic. Em seu pronunciamento, Valder Falcão relatou um pouco de sua trajetória a frente da Coomigasp e do difícil caminho percorrido por Raimundo Lopes, “Quando fui presidente da cooperativa, pude contribuir um pouco com o importante trabalho de Raimundinho, porem a determinação e fibra desse jovem guerreiro, o credenciou para que ele se tornasse o presidente da entidade. Por todas as conquistas e vitorias alcançadas, Raimundo Lopes, se tornou um grande Líder”. Comenta o ex-presidente.
Para Raimundo Lopes as pré-assembleias realizadas nos estados do Pará e Maranhão, foram um grande sucesso, “nossas expectativas foram superadas e o objetivo alcançado”, ainda segundo o presidente outro ponto de destaque nas mini-assembleias, foi à participação da maça garimpeira e das autoridades nos encontros. “Para nós tem sido uma grata surpresa a presença de autoridades políticas, eclesiásticas, presidentes de entidades entre outros, mas de fato o que me emociona é ver o quanto a sociedade da Coomic esta ávida por sua cooperativa”. Conclui.
Às 16h00 dessa sexta-feira o encontro da família garimpeira será no Conselho Consecutivo das Associações de Bairro de Araguaina – CCBA, na Rua Rio Branco Nº 90, Setor Urbano de Araguaina – TO. Os mais de duzentos sócios da cooperativa na região, ouvirão do presidente Raimundo Lopes a exposição dos 5 itens do edital de convocação para a grande AGO/E do dia 13 de fevereiro. E mais uma vez a expectativa é casa cheia.
ASCOM Coomic

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Coomic pronta para sua grande AGO/E de fevereiro

Já está tudo pronto para a importante Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, que será realizada no dia 13 de fevereiro na sede da Cooperativa Mista do garimpo da Cutia, em Cutianópolis distrito de Curionópolis. O edital da AGO/E, contendo 5 itens da ordem do dia, foi publicado no Dário Oficial do Pará, em um jornal da capital paraense e um outro da região, entre outras divulgação. “Nós estamos aproveitando o ensejo das pré-assembleias para fixarmos o edital nos murais dos nossos postos de atendimento também”. Explica o presidente Raimundo Lopes, dizendo ainda que sua expectativa é grande para um bom número de sócios no dia.
Segue abaixo o edital de convocação na integra:


EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

O Presidente da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia – COOMIC, inscrita no CNPJ sob o nº 34.624.122/0001-70, no uso da atribuição que lhe confere o artigo 22 do Estatuto Social, vem, em retificação do Edital de Convocação publicado no Jornal “O Regional” de 17.01.2011 (Edição 455), CONVOCAR, através deste instrumento, os 2.013 (dois mil e treze) associados atualmente quites com suas obrigações estatutárias, para participarem da ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA – AGO/E, que será realizada em sua sede, situada na Rua Principal, sem número, Vila de Cutionópolis, município de Curionópolis-PA, no dia 13/02/2011, com instalação, em primeira convocação e chamada, às 07:00 hs., com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados quites com suas obrigações estatutárias e em condições de votar, ou, em segunda convocação e chamada, às 08:00 hs., com a presença da metade mais um dos associados quites com suas obrigações estatutárias e em condições de votar, ou, ainda, em terceira convocação e última chamada, às 09:00 hs., com o mínimo de 10 (dez) associados quites com suas obrigações estatutárias e em condições de votar, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

1. Deliberação sobre a prestação de contas do Conselho de Administração relativas ao exercício de 2010, que serão apresentadas junto com o parecer do Conselho Fiscal;
2. Eleição e posse dos membros do Conselho Fiscal para o próximo mandato anual;
3. Deliberação sobre a destituição do Diretor Financeiro (sr. Cleiton Monteiro Silva) e do Vice-Diretor Administrador (sr. Jadiel de Jesus da Silva) de seus cargos, conforme parecer de Comissão de Sindicância instaurada pela Portaria 01/2010;
4. Apresentação aos associados, discussão e deliberação sobre modelos de negócio para desenvolvimento de empreendimento de mineração;
5. Deliberação sobre a alteração da redação dos artigos 2º, alínea “b” e 3º, caput, do Estatuto Social, que passariam a contar com a seguinte redação:

“Artigo 2º. (...)
b. Realizar a prospecção, pesquisa e lavra, o desenvolvimento, o tratamento, o beneficiamento e a transformação de minérios e minerais, por si mesma ou em parceria com terceiros”

“Artigo 3º. Para a consecução dos seus objetivos, a COOMIC desenvolverá as seguintes atividades econômicas, por si mesma ou em parceria com terceiros: (...)”.

Curionópolis, 27 de janeiro de 2011.

Raimundo Nonato Lopes Carvalho
Diretor-Presidente

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Maratona das pré-assembleias seguem a todo vapor

A comitiva da Coomic comandada pelo seu presidente Raimundo Lopes, reuniram-se na tarde dessa segunda (24), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Chapadinha, localizado a Rua Ananias de Albuquerque, Nº 625, No centro. Os garimpeiros sócios da Coomic, que lotaram o espaço prestigiaram a nona pré-assembleia realizada pela Cooperativa, essas mini-assembleias são uma previa da grande Assembléia Geral ordinária que será realizada no mês de fevereiro em sua sede, no distrito de Cutianópolis em Curionópolis.
Depois de 15 dias na estrada e nove pré-assembleias realizadas, o presidente da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia, segue em sua maratona de viagens em titulada “pé na estrada”, segundo Raimundo Lopes o objetivo das pré-assembleias é levar ao conhecimento da sociedade os quatro itens do edital de convocação da grande AGO do dia 13 de fevereiro.
O presidente avaliou de forma positiva a participação dos sócios da Coomic, nessas mini-assembleias já realizada, nas cidades de Altamira, Breu Branco, Goianésia, Jacundá e Rondon no estado do Pará, e nas cidades maranhenses de Santa Inês, Arari, São Luis e Chapadinha, “o que aconteceu em Chapadinha, foi exatamente o que vem ocorrendo nas outras cidades por onde temos passado, é gratificante em ver o apoio que recebemos da sociedade garimpeira, isso respalda nosso trabalho e nos motiva a continuar. Por tanto a nossa avaliação é extremamente positiva”. Explica Raimundo Lopes.
A maratona das pré-assembleias seguem a todo vapor, ainda no Maranhão, na quarta-feira (16), será a vez de Presidente Dutra. Na sexta-feira (28), a comitiva do presidente Raimundo Lopes realizará a pré-assembleia em Araguaina - TO. Joarina será no sábado (29). No domingo (30), Será a vez de Colinas. E fechando as pré-assembleias no estado do Tocantins na segunda-feira (31), o importante encontro da família garimpeira será realizada em Palmas, depois a comitiva volta para o estado do Pará, pra mais duas pré-assembleia, na quarta-feira (02), em Xiguara e domingo (06), na capital paraense.
ASCOM Coomic


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PROJETO GARIMPEIRO INTENSIFICA MEDIDAS DE SEGURANÇA NA MINA

O engenheiro de minas Luiz Carlos Celaro anunciou que as normas de segurança no canteiro de obras da mina de Serra Pelada ficarão ainda mais exigentes com essa etapa das escavações do túnel e que todos os empregados admitidos já estão passando por treinamentos rigorosos por pessoal habilitado conforme as Normas Reguladoras de Mineração - NRM.
O Centro de Treinamento e de Capacitação Profissional conforme informou o Dr. Celaro transformou-se no principal instrumento de política de inserção do empreendimento do ser humano no centro do processo produtivo.
“Estamos devidamente prontos para que o projeto de desenvolvimento mineral de Serra Pelada possa receber em março a primeira inspeção do Ministério de Minas e Energia prometida pelo ministro Edison Lobão”, disse o engenheiro responsável pela implantação da mina. De acordo com Celaro, daqui para frente, cada turno trabalhado sem acidentes tem que ser visto como uma grande vitoria. A palavra de ordem do engenheiro de minas é repetida a cada turno de trabalho pelos quase 600 trabalhadores que desenvolvem suas atividades tanto na superfície como no subsolo.
“É do Centro de Treinamento que sai a valorização da mão de obra em condições favoráveis de trabalho sob a orientação da engenharia de segurança e técnicos de segurança do trabalho que representam o desejo dos filhos, esposas e familiares para que funcionários voltem sãos e salvos de qualquer eventualidade”, explicou Celaro. Para proporcionar tudo isso a SPCDM, segundo ele, já está implantando a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ale de medidas de segurança como a implantação do uso de EPI - Equipamento de Proteção Individual (quando necessário) utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
Outras medidas de segurança tomadas pelo empreendimento para eliminar riscos é quanto o uso dos Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC - que trata de dispositivos utilizados no ambiente de trabalho com o objetivo de proteger os trabalhadores dos riscos inerentes aos processos, tais como o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, dentre outros.
Alem disso as medidas são de higiene e melhoria das condições operacionais para promover o controle ambiental do local de trabalho de acordo com as normas vigentes, são rigorosamente observadas pelos técnicos da empresa. “Estamos seguindo todas as normas de segurança de acordo com padrões nacionais e internacionais utilizando equipamentos modernos de proteção coletiva por dispormos de um valorizado capital humano comprometido,organizado e disciplinado por uma equipe de alto senso de responsabilidade”enfatizou Luiz Carlos Celaro.

SIMBOLO DA LIBERDADE E DA VITORIA

A logomarca da Confederação Nacional dos Garimpeiros de Serra Pelada e do Brasil – CONAGASP BRASIL - entidade que substituirá a Agasp Brasil a partir de março, foi aprovada ontem pelo Conselho Diretor e já esta pronta para ser inserida no novo site que esta sendo desenvolvido para a futura Entidade. A logomarca é uma criação do competente webdesigner Anderson Sousa, nascido e criado em Serra Pelada e filho do nosso saudoso e guerreiro garimpeiro Parazinho. Anderson preferiu preservar levemente a antiga logomarca da Agasp Brasil, mas acrescentando novos elementos como a coroa de ouro imitando dois ramos de laurel adornando o globo azul que simboliza a vitoria e a liberdade do povo garimpeiro. Anderson se inspirou no mais importante adereço de cabeça usados pelos grandes generais romanos do século III a. C. que depois do triunfo de suas legiões eram coroados com os cobiçados e desejados ramos de ouro. A lutas do povo garimpeiro encabeçadas pela Agasp Brasil , entidade que se transformará em CONAGASP BRASIL, sem duvida merece ostentar na sua logomarca o símbolo da liberdade e os louros da vitoria. Parabéns ao nosso bravo e inteligente Anderson Souza pela belíssima criação. Quem quiser contratar Anderson ou parabenizá-lo é só ligar (99) 81041717.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

AMASP expressa gratidão a Gessé e sua diretoria

Em clima de alegria e com mesa farta, Associação das Mulheres Aliadas de Serra Pelada, em um gesto de reconhecimento e gratidão administração da Coomigasp comandada por Gessé Simão ofereceu um almoço ao presidente e seus convidados nessa quarta-feira (12), na sede da AMASP.
Gessé Simão que chegou a sede da entidade, acompanhado pelo presidente da ABASP Raimundo Diniz, do secretário de esporte do Município Fabio Farias, além do delegado regional de São Luis Gentil José e diretores da Coomigasp, ficou visivelmente emocionado pelo gesto de carinho e gratidão, “São gestos como esses, que nos motiva nessa trajetória tão árdua”. E em tom de descontração comentou, “ainda bem que nessa caminhada de espinhos, encontramos algumas Rosas”. Diz ele, fazendo alusão ao nome da presidente Rosilene, conhecida popularmente como Rosa.
A importante entidade com cerca de 500 associadas, desenvolve vários trabalhos sociais como artesanato, palestras educativas e preventivas na área da saúde entre outras ações, mas segundo Rosilene a missão prioritária da associação vem sendo alcançada com o apoio efetivo de Gessé Simão, que é gerar emprego e renda para as famílias de Serra Pelada, “com a implantação do projeto da mina de Serra Pelada a nossa realidade vem sendo mudada, mas essa mudança só foi possível graças ao empenho e o apoio do nosso presidente Gessé. Se hoje resgatamos nossa alto estima, devemos isso a ele”, comenta emocionada.
ASCOM Coomigasp

“Pé na estrada”

“Pé na estrada”, essa foi expressão utilizada pelo presidente da Cooperativa Mista do Garimpo da Cutia, ao divulgar oficialmente nessa segunda-feira através site da Cooperativa o cronograma de viagens das pré-assembleias que será iniciado a parti do dia 15 desse mês.

A maratona de viagens chefiada por Raimundo Lopes terá como objetivo informa a sociedade garimpeira da Coomic nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Tocantins, a importante natureza da Assembleia Geral Ordinária que estar previamente marcada para a primeira quinzena de fevereiro. A grande AGO, tratará entre outros assuntos, sobre apreciação e posterior aprovação do contrato de parceria entre as empresas interessadas entre elas a Colossus Minerals Inc. com a Coomic. “Já estamos com tudo pronto para iniciarmos as pré-assembleias, o nosso objetivo além de informa sobre as propostas de parceria, é ouvirmos a sociedade, pois a decisão final é dela”. Ainda segundo Raimundo Lopes, serão percorridos cerca 5.000 km em 20 dias, as reuniões ocorrerão em 18 cidades nos 4 estados.

Depois de algumas reuniões com a diretoria da cooperativa, representantes e o departamento de comunicação da Coomic, ficou assim definido o cronograma de viagens:

CIDADE

DATA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

ALTAMIRA-PA

16/01

DOMINGO

08h00

BREU BRANCO/TUCURUI-PA

17/01

SEGUNDA-FEIRA

15h00

GOIANESIA-PA

18/01

TERÇA-FEIRA

09h00

JACUNDÁ-PA

18/01

TERÇA-FEIRA

15h00

RONDON-PA

19/01

QUARTA-FEIRA

17h00

SANTA INÊS-MA

20/01

QUINTA-FEIRA

14h00

ARARI/V. DO MEARIM-MA

21/01

SEXTA-FEIRA

14h00

SÃO LUÍS-MA

23/01

DOMINGO

09h00

CHAPADINHA-MA

24/01

SEGUNDA-FEIRA

15h00

PRESIDENTE DUTRA-MA

26/01

QUARTA-FEIRA

16h00

ESTREITO-MA

27/01

QUINTA-FEIRA

S/ DEFINIÇÃO

ARAGUAINA-TO

28/01

SEXTA-FEIRA

16h00

JUARINA-TO

29/01

SÁBADO

16h00

COLINAS-TO

30/01

DOMINGO

16h00

PALMAS-TO

31/01

SEGUNDA-FEIRA

16h00

XINGUARA-PA

02/02

QUARTA-FEIRA

15h00

BELÉM-PA

06/02

DOMINGO

10h00

ASCOM Coomic


terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PORTARIA determina 30 dias para associados inadimplentes se regularizar

Em quanto o projeto de implantação da mina de Serra Pelada tocada pela parceria Coomigasp/Colossus, segue a passos largos, o presidente Gessé Simão vem tomando importantes medidas administrativamente visando o bom funcionamento da cooperativa.
Na importante reunião presidida por Gessé Simão, ocorrida na noite dessa segunda-feira (10), e que contou com a participação do representante da LCN Assessoria Ltda. Dr. Lauro Neri, diretores e delegados da Coomigasp além do setor jurídico da cooperativa representado pelo advogado Jairo Leite, foi tomada a importante decisão de se implementar uma serie de medidas através de portaria administrativa.
“Considerando a necessidade de se tomar algumas medidas com vista a revisão do quadro social da Coomigasp e considerando possíveis distorções, aí se incluindo a inadimplência. Tomamos a decisão de baixar essa importante portaria”. Comenta Gessé Simão.
Segue a baixo

Portaria 01/2011, de 10/01/2011.
O Presidente da COOMIGASP - Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada, no uso das atribuições que lhe confere o estatuto social em seu Artigo 58, inciso XV, e na Lei 5.764/71, Artigos 33, 34 e 35, inciso IV.

CONSIDERANDO que devem ser tomadas medidas com vista a revisão do quadro social da COOMIGASP, tendo em vista possíveis distorções, aí se incluindo inadimplências e descumprimentos de ordem legal, nos termos da legislação que rege a Entidade:

RESOLVE:
Artigo Primeiro – Convocar todos os associados, procuradores legalmente habilitados, inadimplentes com a Cooperativa, com a finalidade de quitarem seus débitos até o dia 11/02/2011;

Artigo Segundo – Com base no Estatuto Social e na Lei 5764/71, resolve ELIMINAR, a partir de 12/02/2011, todos os associados que estiverem em débito, por prazo superior a 18 (dezoito) meses;

Artigo Terceiro – Ficam, desde já, NOTIFICADOS todos aqueles ASSOCIADOS que se enquadrarem nos termos do artigo anterior, devendo, no entanto, apresentarem suas defesas no prazo de 30 dias, a contar de 13/02/2011.


Artigo Quarto – Os Associados que até a data de 15/03/2011 não apresentarem suas defesas, estarão definitivamente eliminados do Quadro Social da Entidade, cujo referendamento acontecerá na Assembléia Geral Ordinária - AGO do dia 27/03/2011.

Artigo Sexto - A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
Cumpra-se, publique-se e afixe-se.

Curionópolis - PA, 11 de Janeiro de 2011


Gessé Simão de Melo
Presidente

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Depois da auditoria, muitos poderão ficar de fora do quadro social da Coomigasp

Apesar da ampla informação que a Coomigasp vem fazendo em torno da auditoria que será feita a partir dessa terça-feira com o objetivo de fechar oficialmente o quadro de sócios, no entanto menos de 30 % dos inadimplentes ou com pendência cadastral procuraram as delegacias ou mesmo o setor financeiro da cooperativa para se regularizarem.

No dia 10, o presidente Gessé Simão irá baixar uma portaria a qual será publicada no site da Coomigasp bem como será fixada em todas as delegacias regionais a qual anuncia o inicio da auditoria além de especificar as regras a serem seguidas durante esse processo. “Queremos com isso realizar um trabalho transparente e com responsabilidade administrativa que possa de forma segura nos respaldar nas tomadas de providencias”, explicou o presidente.

Pelo menos haverá um corte entre sete a dez mil matriculas que podem ficar fora do quadro social da Coomigasp depois da realização dos trabalhos de auditagem que serão iniciados dia 11 com termino em março. Essa é a estimativa que vem sendo feita por diretores que acreditam que muitos dos donos dessas matriculas nem existem mais e ou abandonaram a sociedade sem justificativas aparentes.

Uma das situações mais evidentes é a falta de atualização cadastral que deveria ser realizada pelos próprios donos dessas matriculas que a cooperativa sabe o nome mais não sabem a onde encontrá-lo. Mas isso é apenas uma avaliação não oficial. A que irá valer mesmo é o levantamento que será feito pela empresa Dimensão Contabilidade e Auditoria que comandará os trabalhos de auditagem a partir da próxima semana dentro do cartório da Coomigasp e terá como linha auxiliar a assessoria jurídica da cooperativa.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral informa que os dois operadores do equipamento de escavação passam bem após terem sido atingidos pelo deslocamento de pedaços de rocha do teto do Plano Inclinado em desenvolvimento na mina Nova Serra Pelada.
O imprevisto ocorreu no último domingo (2 de janeiro) e os operadores foram atendidos imediatamente pela equipe de saúde e de segurança do trabalho da companhia e encaminhados ao hospital na cidade de Parauapebas (PA).
Um dos operadores foi atingido por pequenos fragmentos sofrendo apenas escoriações; o outro, em razão de ter saído debaixo da proteção do equipamento “road header” projetada para absorver impactos foi atingido em uma das pernas, prontamente medicado, se encontra bem e já está fazendo exercícios de recuperação.
O equipamento de escavação já foi reparado e retornará aos trabalhos nos próximos dias após a conclusão do relatório do acidente.
A empresa ressalta que suas normas de segurança estão de acordo com a legislação brasileira e que ainda assim reforçará essas medidas porque a meta é não ter acidentes.
A Direção

ASCOM Colossus

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Colossus comenta acidente em Serra Pelada

O imprevisto ocorrido no último domingo, 02, no Projeto Serra Pelada, decorreu do deslocamento de uma pedra do teto da galeria de desenvolvimento, a qual atingiu a barreira de proteção do equipamento “Road Header, projetada para absorção de impactos.

No momento haviam apenas dois operadores no equipamento, dos quais um sofreu pequenas escoriações e o outro foi atingido em uma das pernas, em razão de ter saído debaixo do teto de proteção, destinado ao operador da máquina.

O operador foi prontamente atendido pela equipe de saúde e de segurança do trabalho, sendo encaminhado ao hospital de Parauapebas e passa bem.

Por se tratar do primeiro acidente, as obras foram parcialmente paralisadas para avaliação do ocorrido, afim de evitar novos acidentes e para o aprimoramento das normas de segurança atualmente adotadas no Projeto Serra Pelada.

ASCOM Colossus Geologia e Participações Ltda

VÔOS LOTADOS!

Por falta de vagas em vôos aéreos que lotaram nos três últimos dias do ano para Brasília, em conseqüência da posse da presidente Dilma Rousseff ,ocorrida no primeiro dia do ano, o presidente da Coomic, Raimundo Lopes o presidente da Coomigasp, Gessé Simão além do engenheiro de minas Luiz Carlos Celaro, deixaram de comparecer na posse do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Mas já está marcada para o mês de fevereiro uma audiência que vai reunir diversas lideranças garimpeiras a qual terá cunho reivindicatório. O presidente da Coomigasp acompanhado com os dirigentes da Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, empresa a qual ele integra como um dos diretores, irá oficializar o convite ao ministro Edison Lobão de visitar o canteiro de obras da mina de Serra Pelada numa data a ser marcada no final do mês de março.
Já o presidente da Coomic, Raimundo Lopes vai pedir ao novo ministro que faça com que a Vale possa repassar para a sua cooperativa todos os testemunhos dos furos sondados pela mineradora em sua área da qual detém um alvará de pesquisa outorgado pelo DNPM no final do ano passado.
A Agasp Brasil estará presente a audiência para reforçar esse pedido ao ministro Edison Lobão. “Toda a informação em relação à área da Cutia pertence tão-somente aos garimpeiros da Coomic”, defende o presidente da Associação Nacional, Toni Duarte. Ele argumenta que com essas importantes informações a Coomic comanda por Raimundo Lopes terá condições de fazer uma boa parceria .Os resultados dos furos feitos na área funcionará como um atrativo a mais para que a Coomic feche uma boa parceria com empresas interessadas a realizar as pesquisas geológicas e conseqüentemente a exploração do ouro primário da Cutia.
Fonte: Agasp Brasil

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Coomic mantém cronograma de ação para 2011

O presidente Raimundo Lopes mesmo com os atos inconseqüentes do grupo de diretores afastados que vêm gerando grandes prejuízos para a família garimpeira da Cutia, está trabalhando nos preparativos para realização das pré-assembleias e a grande AGO, que seguem a todo vapor. “O nosso cronograma de trabalho para 2011, será mantido. Estamos examinando as minutas das empresas interessadas em fechar contrato de parceria conosco na exploração da rica área da Cutia já devidamente liberada para pesquisas geológicas pelo DNPM, entre elas, a Colossus, uma das interessadas na exploração do ouro primário”. Explica o presidente que segue no processo de apreciação das minutas juntamente com o corpo jurídico da cooperativa. “Após examinarmos a melhor, ou as melhores propostas levaremos para o conhecimento da sociedade, e eles de forma democrática decidirão a melhor proposta para a Coomic”. Conclui.
Segundo informou Raimundo Lopes, o atraso na realização das pré-assembleias marcadas inicialmente para o dia 26/12/2010 a 14/01/2011, que culminaria com a realização da grande assembleia geral no 23/01/2011, não irá impedir a realização desse tão importante evento, que tratará entre outras coisas da apreciação e votação da proposta de parceria entre as empresas interessadas e a Coomic. “Não vamos permiti que por conta de algumas ações descabidas sem nenhum respaldo jurídico, impetradas por um grupo ex-diretores comandados pelo Sr. Elson Lisboa, que não tem nenhuma identificação com a causa garimpeira, venha atrasar o desenvolvimento da sociedade tão sofrida da Coomic”. Afirma Raimundinho.
ASCOM Coomic