Daniel Soares

Daniel Soares
Nosso espaço. Minha história

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Coomigasp realiza curso de Cooperativismo


A Cooperatva de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada realizou neste primeira quizena do mês de fevereiro mais uma edição do Curso de Educação Cooperativista, os candidatos proponentes participaram do curso, a fim de entenderem como funciona o cooperativismo recebendo informações sobre a legislação cooperativista, gestão de cooperativa de trabalho em grupo, além das particularidades como a origem e Destino dos Recursos, e o verdadeiro papel da Cooperativa no contexto regional.
Segundo o diretor secretário da Coomigasp Carlos Jovino, o curso é extremamente fundamental para esclarecer ao cooperado como é a cooperativa da qual ele é sócio, pois muitos desconhecem como uma ela funciona. “O cooperativismos é a melhor saída para boa parte dos problemas, já que a cooperativa é uma empresa formada por várias perssoas. No cooperativismo a empresa é adminis trada de forma coletiva, imperssoal, com principios, valores, ramso e virtude. É a maneira mais democrática de se trabalhar”. Exolica o diretor secretário.
O Curso de Cooperativismo que aconteceu no teatro municipal de Curionópolis entre os dias 12 a 13/02, e teve uma carga horária de 20 horas aulas, foi ministrado pelo Dr. Hernandes Raiol da Silva diretor de Marketing do curso, que afirma que a realização do curso é uma maneira de se evitar mal entendidos aprendendo como funciona uma cooperativa. “O conhecimento abre a mente e atroca de informações permite conhecer outros sistemas que deram certo e para mostrar aos demais como nós trabalhamos”. Comenta Hernades Raiol, que também é um dos coordenadores COOPERJOVEM, “o cooperjovem é um programa de eduação continuada que visa abrir espaços para mudanças de conceito atrávez do despertar nos estudantes de uma conciência sobre cooperação, como forma de organização socioeconômica e da preparação do jovem para o empreedimento coletivo por meio de técnicas especificas”. Conclui Raiol.

Um comentário:

  1. Prezado Daniel,

    Temos muito o que caminhar na busca de um cooperativismo autogestionário e sustentável e uma das formas que visualizo é através da informação e da educação.

    Parabéns pela iniciativa junto aos garimpeiros.

    Aproveito para divulgar a ONG EDUCOOP, instituição mantenedora do Portal da Educação Cooperativista (www.CursosCooperativistas.com.br) e que oferece cursos na área de cooperativismo e para o terceiro setor.

    Saudações Cooperativistas!!!

    Adilson faria

    ResponderExcluir